Por que estudar Inglês?

Mapa MundiOs países, estados e províncias onde o Inglês é o idioma principal são visualizados em azul escuro na imagem, onde o Inglês é idioma oficional mas não o primeiro são visualizados em azul claro.

A partir de hoje vou falar um pouco sobre o processo de aprendizado que eu escolhi seguir e compartilhar com vocês algumas situações onde obtive sucesso e outras que nem tanto. Aprender o idioma global sempre foi um sonho. Primeiro porque eu trabalho com desenvolvimento de software e nesta área tudo está em Inglês. Eu ficava muito frustrado ao acessar um Channel9 da vida. Eu não conseguia entender nada do que os funcionários da Microsoft diziam nas entrevistas sobre novas tecnologias. Segundo, porque é muito melhor assistir os filmes de Hollywood no som original e sem legendas (no subtitles), o Dolby Digital 5.1 é de outro mundo, sem contar que o tempo que se gasta lendo as benditas legendas é utilizado contemplando a imagem e o visual do filme.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Outro ponto que gostaria de enfatizar é o seguinte. O conhecimento global é gerado em Inglês: filmes, artigos científicos, novidades tecnológicas, arte, etc. Se você espera que alguma coisa seja traduzida para aí sim ler, você estará sempre atrasado. Eu te digo uma coisa, no mundo capitalista velocidade é tudo, se você espera as coisas mastigadas você comete dois erros. Primeiro não pega as coisas na íntegra, normalmente os jornais só publicam o que lhes interessam. Segundo, alguém já utilizou aquela informação para pular na frente, para ganhar dinheiro (money). Se imagine na bovespa comprando e vendendo ações de multinacionais?!?

O Inglês pode não ser o idioma mais falado no mundo, perde para o Mandarim. Mas com certeza é o mais difundido (widespread). Leia a frase:

English is the most widespread language in the history of the planet.

Para não ser prolixo, hoje não falarei sobre metodologia, tópico que pretendo abordar ainda nesta semana. Só mais uma informação, nesse no domingo começou o “Daylight Saving”, ou seja, o horário de verão. So, don’t sleep and keep in touch.

Best regards,

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

24 comentários

  • 16/11/06  
    maykon diz: 1

    Cara estou na mesma!! eu sou da area de informática e cheguei a está conclusão, se eu quero ser um bom profissional na area de informática tenho que saber inglês..!!
    Os melhores artigos, livros estão tudo em inglês..! não tem como não saber o inglês…
    Ultimamente tenho me dedicado bastante ao inglês, escuto radios e podcast americanos a maioria das vezez não entendo nada, mas sempre tem uma ou outra palavra que eu entendo, mas esyou ciente q isto e um processo demorado e exigi muita dedicação e esforço.
    Só uma pergunta vc trabalha com desenvolvimento de software ainda?

    Atenciosamente,
    ___________________________
    Maykon Rodrigues dos Santos

  • 16/11/06  
    Alessandro Brandão diz: 2

    Maykon,

    Welcome,

    Obrigado pelo comentário. Eu trabalho sim com desenvolvimento de softwares. Gosto bastante de programação e de Idiomas(Inglês). Por sorte uma habilidade complementa a outra. Para nós de informática não saber Inglês é o mesmo que estar mudo. Uma dica, acessa aí o: channel9.msdn.com.

    Abraço,

    Keep in touch.

  • 17/09/07  
    ANDREIA MOREIRA DA SILVA diz: 3

    EU GOSTO MUITO DE INGLES ,MAS EU SINTO MUITA DIFICUDADE EM MUITAS COISAS.

  • 02/02/08  
    NELSON BATISTA DOS SANTOS diz: 4

    Sou professor de Inglês já há 16 anos me identifico muito com a disciplina e a mensagem que deixo para meus alunos é de confiança. Pois é uma disciplina que requer muita atenção e dedicação e se a pessoa quer ser algo no futuro existem coisas que temn que

  • 18/10/08  
    Fran diz: 5

    Prolixo Rlz!

    hahaha :D

  • 24/02/09  
    Mauricio Mattos diz: 6

    Estou morando na Irlanda estudando inglês, estudo uma boa parte do dia (5 horas) todos dias durante a semana!!! Uma boa dica para quem está começando e ler 2 vezes o livro “Como não aprender inglês” Autor Michael A. Jacobs. Me ajudou muito no ensinamento do inglês e também da dúvidas!!! Abraço a todos e muito bom o site!!! see soon!!!!!!!

  • 17/04/09  
    thais diz: 7

    bom, acho que temos que estudar o ingles porque ele também faz parte de nossas vidas assim como o português. se não estudarmos o ingles talvez não teremos o futuro desejado. bjos…!

  • 24/04/09  
    Thais diz: 8

    Oi gente,estou estudando na wise up,pagando uma nota preta mais nao estou conseguindo aprender nada.Nao por eles mais vejo q tenho muitas dificuldades na materia,fora a correria do dia.Alguem tem um metodo pra maior absorçao?bjao!

  • 20/06/09  
    joao neto diz: 9

    vc e muito enteligente cara ate q deu para tirar algumas coisa ai de especifico q mi ajudou ni um trabalho escolar obrigado e ate a proxima

  • 28/07/09  
    rhayssa diz: 10

    bom vc e muito enteligente continue asim bjos
    rhayssa;**

  • 02/09/09  
    maria elvira diz: 11

    devemos estudar o ingles pq ele e muito importante para nos no futuro

  • 11/09/09  
    elizandro diz: 12

    bom texto mas comprido para um leitor igual a mim

  • 23/10/09  
    leticia diz: 13

    sabe eu achei legal mas o que eu queria mesmo éra aprender o espanhou mas sóm que minha mae nao vai querer me colocar em um curso de espanhou éla vai querer me colocar em um curso de ingles iqual a miunha irma kamila mas só que eu nao quero eu sou uma criança ainda e só tenho 10 anos eu acho que vou ter que conversar com éla eu sei que éla vai me entender éla é uma mulher muito boa e saudavel mas nao sei o curso de ingles é o sonho déla e nao o mel eu quero viajar conhecer o mundo todo aprender o espanhou eo frances é as minhas linglas preferidas obrigada thau!!!

  • 28/10/09  
    luana diz: 14

    oii eu quero estuda inglés eu gosto muito importante eu não saber mas eu vou forte inglés eu gosto ti mais professor ensina lá aprender como fazer futuro eu vou tentar abril eu gosto muito inglés vc eu sou ama ingés mais importante é verdade é umm mim dar um bjsss xau…

  • 19/12/09  
    Punk Rock diz: 15

    Greetings for everyone!

    Ay first time I’d say that I have a friend from Mexico and he said it isn’t necessary study Portuguese there.

    Despite Malvina’s War, in Argentina the students, in Elementary School, study English too.

    Brazilian students think it isn’t necessary study English in Brazil ’cause they think they never go to the U.S.A., for example.

    I think it is a ignorance. Because there is Engish language in almost all eletronic sets.

    It is an only example.

  • 26/01/10  
    thassia diz: 16

    estou aprendendo muito com tudo isso..ainda bem que a internet tem alguma coisa que preste..pq nos ultimos tempos era so orkut msn..masi agora estou gostando desse curso e alias e gratis….quero sempre ntrar nesse saite e que cada dia esteja algumas coisas deferente..bjosss

  • 04/02/10  
    Nadilene de Souza diz: 17

    Alessandro, parabéns pela iniciativa de deixar registrado aqui sua experiência e sucesso com a língua inglesa. Descobri seu texto por acaso enquanto procurava material para enriquecer minhas aulas. Sou prof de inglês e estou trabalhando seu texto como “arma” motivadora para meus alunos. Muito Obrigada.
    OBS.: Deixo claro para os alunos a minha fonte : você e esse site. Mais uma vez, muito obrigada.

    • 04/02/10  
      Alessandro diz:

      Nadilene,

      Obrigado pela confiança e por ajudar na divulgação de nosso trabalho.

      Abraços,

  • 10/02/10  
    Beti diz: 18

    Esse comentário vai para internautas como a Thais que postou que “está pagando uma nota preta” para estudar ingles em uma determinada escola de idiomas e “não está aprendendo nada”….Acho que o caso é o fato da mesma estar estudando em um curso/escola de idiomas cuja metodologia não se encaixa à forma como a mesma aprende.

    Pensa nisso, Thais!

  • 10/02/10  
    Beti diz: 19

    E por falar em “moderação”, o “porque” que está sendo usado no título do site deveria ser “por que” separado, pois indica “por qual razão, por qual motivo”.

  • 10/02/10  
    Beti diz: 20

    Desculpe-me, Alessandro, mas minha crítica tem um único intuito: corrigir eventuais “equívocos” que possam ser postados na internet e, por causa da grande popularidade da mesma, possam ser repetidos e tidos como verdades absolutas.

    De qualquer forma, seu site merece toda a consideração do mundo! ;)

    • 10/02/10  
      Alessandro diz:

      Beti,

      Você está certíssima, essa passou sem ninguém perceber. Obrigado pelo aviso. O título já foi corrigido.

      Com relação à palavra “moderação”, o que ocorre é que um comentário para aparecer para outros leitores deve ser aprovado pelos editores do site. Com tanto spammer por aí todo cuidado é pouco. Não é mesmo?

      Abraços,

  • 14/02/10  
    Daiana Merladete diz: 21

    Hey, there!
    English is really necessary! If you want to be a successful person nowadays then you should learn English, I mean , you MUST be fluent in this language.
    English is fun, it’s not difficult and it’s an open window to wonderful oportunities.
    Teacher Daiana

  • 16/03/10  
    tatiana diz: 22

    gosto muito de inglês, mas tenho muita vontade de aprender. E gostaria demais de entender e é claro aprender