Primeiro o trabalho, depois a recompensa

Caro leitor! Hoje eu gostaria de compartilhar com você um ensinamento que precisei anos para “digerir”. A ideia que quero apresentar se baseia no seguinte: “Primeiro o trabalho, depois a recompensa”.

Busque na Memória

Qual é a sua postura com relação às tarefas com prazos definidos? Na escola, quando o professor solicita um trabalho você se programa para terminar antes do prazo? Você só toma uma atitude na última hora, quando não dá mais para adiar?

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Confesso que quando eu estava no colegial eu adiava ao máximo a execução das tarefas, eu só fazia as coisas quando elas se tornavam realmente urgentes. Não foram poucas as vezes eu passei a noite de domingo fazendo um trabalho de escola para ser entregue na segunda-feira de manhã. Ah! Lembrando que o professor havia passado a tarefa há algumas semanas e eu havia tido tempo de sobra para fazer pelo menos uns 5 trabalhos iguais ao que eu estava fazendo. Claro que isso nunca aconteceu com você não é mesmo? ;-)

Isso tem até nome científico, se chama “síndrome do estudante”, eu já falei sobre isso no artigo: Como atingir seus objetivos.

Postergar é muito bom

O fato é que é muito bom postergar as coisas chatas, aquelas tarefas enfadonhas que dá preguiça só de pensar em fazer. Imagine só “o parto” que é fazer um trabalho de conclusão de curso (TCC), absolutamente tudo é motivo para adiar essa tarefa. Declarar imposto de renda é outra coisa que não é muito divertida.

Olha só as desculpas mais comuns:

  • Hoje vai ter churrasco na casa do Pedrinho;
  • Hoje é dia de clássico de futebol, não posso perder;
  • O twitter tá bombando olha quem está nos TTs. uhuuu!
  • Deixa eu atualizar meu perfil no Orkut e Facebook;
  • A galera está me chamando aqui no MSN;
  • Este vídeo no youtube é muito engraçado;
  • Depois do filme eu começo;
  • Depois da novela, sem falta;
  • Por fim, hoje eu estou cansado, deixa para amanhã.

Todos merecem descansar e se divertir, o problema é quando descanso e diversão vem antes do trabalho. Desfrutar da recompensa antes de merecê-la é dar um grande passo rumo ao fracasso. Entender isso fez uma grande diferença para mim.

Fazer o que tem que ser feito na hora certa é melhor ainda

Eu consegui resolver o problema da procrastinação quando aprendi a planejar melhor a minha semana. Essa atidude, fez toda diferença na minha vida pessoal e profissional.

Planejamento e disciplina é tudo. Estar em dia com suas obrigações faz bem até para a pele (brincadeira!). Não sei se acontece com você, mas eu não consigo descansar sabendo que estou com diversas tarefas pendentes.

Quem está acostumado a fazer as coisas na última hora vai estranhar completar alguma coisa bem antes do prazo. Dá uma sensação estranha de “e agora? O que eu faço?”. Eu respondo: agora é hora de curtir o merecido descanso.

Aprenda a dizer não

Por melhor que seja o seu planejamento, ninguém suporta uma carga excessiva de obrigações. Aqui entra um ponto muito importante, priorize as coisas e principalmente, aprenda a dizer não.

Minha vida melhorou muito quando eu aprendi a dizer não. Hoje eu só assumo compromissos que se encaixam na minha agenda. Aqui vale o ditado “para cada escolha uma renúncia”.

Don’t eat the marshmallow yet!

Termino o artigo com um vídeo sugerido pelo leitor João Ghizoni.

Se você recebe as dicas por email e não conseguiu visualizar o vídeo acima, clique aqui para assistir.

Espero que tenham gostado. Comentários com críticas e sugestões são sempre muito bem-vindos.

See you!

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

29 comentários

  • 27/03/11  
    Roberto rocha diz: 1

    Esse post veio na hora certo pelo fato de eu estar no 1º período da minha graduação em Comunicação Social – Multimídia.
    Sei que terei que me reeducar no quesito “cumprimento de tarefas no prazo” e sobretudo em disciplina. Fala-se muito nas minhas aulas a palavra “Deadline” que significa prazo.

    Sucesso a todos!

    • 29/03/11  
      Alessandro diz:

      Tio,

      Obrigado pelo comentário. É muito bom saber que você está acompanhando os artigos aqui do blog. Sucesso nos estudos!

      Abração,

  • 27/03/11  
    Gabi diz: 2

    Nuss…acho que vou imprimir e colar na parede do meu quarto, Alessandro.
    Discplina é tudo.
    Você nos passou algumas regras de ouro. Não é fácil entrar no hábito de levar uma vida mais disciplinada e nos desprendermos do nosso jeitinho brasileiro de postergar tudo para o último segundo, mas vale a pena.
    Estou tentando ser assim!
    Obrigada pelo post!

  • 27/03/11  
    Maristella diz: 3

    Olá, Alessandro.
    Muito bom este post. Acho que todos nós temos uma tendência a procrastinar. E o pior é que, enquanto não fazemos o que é preciso, gastamos muita energia pensando: “Preciso fazer aquilo!!!” E não conseguimos descansar realmente. A sensação de realização é muito booooa. Por outro lado, saber esperar pela recompensa (como no vídeo) , ter controle sobre os impulsos e ser racional nas decisões, isso sim é excelente!!! Ótima semana a todos!!! Bjss.

  • 28/03/11  
    Eduardo diz: 4

    Hi Alessandro!

    It’s really difficult to make the things before the time limit and relax after that. I do prefer to postpone the boring things. It’s a big problem! But we have to try to improve this behavior. By the way, Alessandro, you said at latests posts that you’d write more english articles here. Would that be an good hour or we can wait for tomorrow?

    Anyway, thanks a lot for your contribution. I read your blog everyday, and I know that it’s hard to maintain it, but you never let this task for tomorrow. You always shows up with a new post almost everyday and this is very impressive!!

    • 28/03/11  
      Alessandro diz:

      Eduardo,

      Obrigado pelo comentário. Conforme prometido estamos publicando mais artigos em inglês (pelo menos um por semana). Portanto essa tarefa não foi adiada. Veja no link abaixo:

      http://www.englishexperts.com.br/category/in-english/

      Gostaria de esclarecer que não é possível publicar 100% dos artigos em inglês. Lembre-se que o EE é acessado por estudantes de todos os níveis. Eu tento agradar a todos mas nem sempre é possível.

      Abraços,

  • 28/03/11  
    Gesca Venceslau diz: 5

    Infelizmente eu ainda tenho esse péssimo habito, mas espero colocar em prova a sua dica!!
    Eu agora quero dizer não a tv, a assuntos de lazer da internet …
    abraço!

  • 28/03/11  
    Merielen Sabaini diz: 6

    Olá Alessandro,

    Embora seja leitora assídua do EE, nunca comento… Mas hoje eu vou ser obrigada! LOL! Este artigo eu vou imprimir e levar para meu filho ler… Eu já aprendi esta lição, tive que sofrer muito antes, mas aprendi… E ainda bem que aprendi bem antes de começar meu TCC… Thank God! Nunca atrasei uma entrega se quer…

    Olha, por ser uma “ex postergadora” eu posso dizer com certeza, não vale a pena… É muito estresse pra administrar, pois a gente fica estressado sim, se sentindo pressionado e muitas vezes com raiva da gente mesmo por ter deixado para a última hora.

    Super abraço e obrigada por compartilhar! ;-)

  • 28/03/11  
    danieltaus diz: 7

    Eis o décimo primeiro Mandamento:
    – Não procrastineis!

  • 28/03/11  
    Layse de Moura diz: 8

    Parabéns pelo post!!!
    perfeito!
    *=

  • 28/03/11  
    Rene diz: 9

    Muito bom !

  • 28/03/11  
    Marcos Túlio diz: 10

    Muito boa a mensagem e excelente o vídeo. Eles demonstram o quanto estamos preocupados com o hoje e nos esquecemos do amanhã. Planejar é necessário e isso inclui abrir mão de algo em prol de outro.
    Ouvi uma frase no filme do Homem Aranha que me marcou e levo em minha mente pra todo lugar.
    “… Existe um herói em todos nós, que nos mantêm honestos, nos dando forças, que nos enobrece, e no fim permite-nos morrer com orgulho, ainda que as vezes tenhamos que ser firmes e desistir daquilo que mais queremos, até dos nossos sonhos.”

    Abraços e parabéns mais uma vez pelo blog…

  • 28/03/11  
    Eliana diz: 11

    Acho que esse post foi pra mim, sério. Terminei minha pós-graduação no fim de janeiro e tenho até o início de agosto para apresentar a minha monografia. Tive o curso inteiro pra pensar em um tema, e até hoje não tenho nenhum, só idéias.
    Na verdade a monografia é só um exemplo, sempre faço isso, inclusive no meu trabalho. As vezes viro noites para não perder um prazo importante.
    Isso me incomoda muito, mas nunca tive atitude e disciplina suficientes para mudar.
    Esse post foi mais um incentivo para que a minha mudança, que só depende de mim, aconteça já!

  • 28/03/11  
    Amália diz: 12

    Olá Alessandro!! Parabéns pelo post!! Eu achei muitooo bom!!!

  • 28/03/11  
    Vanessa diz: 13

    Adorei o artigo! Excelente! Bem vida real mesmo! rs Gde abraço!

  • 28/03/11  
    Dee diz: 14

    Um dos post mais legais que já li no EE.

    Eu sempre deixo tudo pra fazer na última hora e, como comentou alguém aqui em cima, isso estressa mesmo. E nunca sai do jeito que a gente queria, de fato.

    Quanto ao vídeo, eu MORRI com a menininha! Achei que ela fosse aspirar o doce a qualquer momento, hahahaha!

  • 28/03/11  
    Wilderson diz: 15

    Como diria nosso caro Renato Russo: “Disciplina é liberdade”. Meus parabéns pelo post.

    AbraÇO!

  • 28/03/11  
    Tainá Muniz diz: 16

    Nossa muito bom esse post! Era exatamente o que eu precisava ler pra começar a fazer minhas coisas!

  • 29/03/11  
    Lucia Pereira diz: 17

    oh Alessandro eu estava precisando muito ver esse texto e vídeo. Obrigada. Obrigada mesmo!

  • 29/03/11  
    João B. L. Ghizoni diz: 18

    Alessandro, thanks for accepting my suggestion. And congratulations on the text. It’s superb!

    • 29/03/11  
      Alessandro diz:

      I thank you!

  • 29/03/11  
    Robson Pereira diz: 19

    Poxa alessandro por incrivel que pareça estou em um momento ,preguiçoso desistimulado, cheguei em um ponto que não progrido mais tenho essa sensação, obrigado esse post veio na hora!

  • 29/03/11  
    Larissa diz: 20

    Alessandro,
    Obrigada pelas dicas .
    Thanks!

  • 29/03/11  
    Laerte diz: 21

    Legal a dica do RTM, mas ainda não entendi tudo sobre o site. É fundamental o planejamento, faço isso – so-so – com as dicas do livro do William Douglas, vou tentar usar o RTM. Minha dúvida é sobre a conclusão das tarefas: quando eu fizer algo, tenho que ir lá no site? Se sim, o que devo fazer pra colocar que concluí tal tarefa? Abraço, Alessandro. Leio sempre suas dicas, legal ajudar quem n sabe tanto(como eu).

    • 30/03/11  
      Alessandro diz:

      Laerte,

      Isso você tem que ver no tutorial do próprio RTM. Mas tem como você colocar as tarefas como concluídas. Eu uso o RTM tanto via navegador quando via aplicativo do iPhone. Recomendadíssimo!

      Abraços,

  • 30/03/11  
    Maria Teresa diz: 22

    Eu simplesmente AMEI esse post! Td o que vc disse foi pra mim; o vídeo então, que ótimo!
    Há pouco tempo descobri, me dei conta que sofro de procrastinação e venho tentando mudar minha conduta.
    Alessandro, só vc mesmo pra dar um tchu-tchu no meu cérebro e fazer eu acordar de uma maneira tão interessante, para aquilo que outros já haviam me falado, mas só através desse artigo eu me senti motivação pra “agir”. Valeu!!! continue assim! E envie posts dessa forma: ora em português , ora em inglês; tá muito bom!!!

    • 30/03/11  
      Alessandro diz:

      Maria Teresa,

      Se eu conseguir fazer com que uma pessoa mude de atitude o artigo já terá valido a pena.

      Sucesso sempre!

  • 01/04/11  
    Pedro diz: 23

    Deixar pra depois… hum, eu sou faixa preta nessa arte. Eu tento, mas nem sempre consigo, seguir a seguinte filosofia:

    “Do what you HAVE to as quick as you can so you can do what you WANT to for as long you can.” Jim Rohn

    Uma recompensa depois de um trabalho duro é sempre gratificante e regenera as energias.

    Quando eu faço alguma coisa grande que eu realmente não estava afim de começar (mas tive que) eu me dou uma recompensa.

    abraços.

  • 02/04/11  
    Sábado de Links #5 diz: 24

    […] Artigo: Primeiro o trabalho, depois a recompensa […]