Quanto tempo é necessário para aprender Inglês?

Segundo o prof. Michael Jacobs, qualquer pessoa pode aprender inglês em 1.200 horas de estudo. Isso não depende de inteligência ou aptidões especiais, apenas uma boa dose de querer.

A conta é simples. Se você estuda 3 horas semanais, normalmente 2 horários de uma hora e meia cada, o que é comum em escolas de idiomas, teremos:

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

1.200 / 3 = 400

Ou seja, 400 semanas de estudos, o que dá no final das contas aproximadamente 8 anos. Eu não quero esperar esse tempo todo para ser fluente em Inglês e você?

A única alternativa então é aumentar as horas de estudo semanais: ouvindo música, rádio, filmes, lendo livros, conversando. Não adianta fazer tudo isso tudo sem prestar atenção, o cérebro não vai armazenar nada se você não se esforçar. Recorro a um provérbio que diz o seguinte “No pain no gain”, algo como “Sem esforço não há recompensa”.

Vamos fazer uma outra conta. Digamos que você estude 2 horas por dia, assim teremos:

1200 / 2 = 600

Neste caso 600 dias, menos de 2 anos. Percebeu? Não há milagre, não acredite em cursos rápidos que prometem fluência sem esforço em pouco tempo. Lembre-se: “No pain no gain”.

That’s all folks!

Best regards,

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

198 comentários

  • 11/07/09  
    Edilaine diz: 1

    Eu aprendi inglês sozinha. Comecei estudando com livros doados por uma amiga, há uns 17 anos atrás, e fui pegando letras de música, desenhos animados da Disney… e realmente aprendi muito.
    Mas depois, como decidi fazer faculdade de secretariado, eu realmente precisava falar e escrever em inglês corretamente.
    Comecei então com professor particular, duas horas semanais ao vivo e muitas horas de estudo em casa… muitas redações, exercícios de gramática e uma IMENSA dose de dedicação.
    Graças a isso, entrei no CNA no penúltimo livro, depois fiz o último livro do SENAC e estudei por último no CELLEP.
    Estudar sozinho é possível, mas exige disciplina e dedicação. Hoje, com a Internet, ainda é melhor estudar.
    Hoje eu sou instrutora de inglês, e os estrangeiros me entendem bem e vice-versa. Mas do que qualquer curso e tempo, O QUE CONTA É A DEDICAÇÃO DO ALUNO!!!!

  • 12/07/09  
    Clóvis diz: 2

    Olá Edilaine, este seu depoimento me motiva ainda mais principalmente por seu sucesso, pois eu ouvi um outro dia desses e aprendi que mais vale um relatório do que um planejamento, um planejamento é muito bom porém um relato é algo que já ocorreu e tem um valor muito maior, pois já ocorreu não é só um plano.
    Muito Obrigado
    Clóvis

  • 16/07/09  
    ALESSANDRA diz: 3

    BOA TARDE
    I AM ALESSANDRA
    POR FAVOR ME DE UMA DICA, ACHO QUE POR EU NÃO GOSTAR DE INGLÊS NÃO ESTOU CONSEGUINDO APRENDER NADA EU SEI QUE TENHO QUE GOSTAR PARA APRENDER JA ESTOU ESFORÇANDO ,COMO POSSO MEMORIZAR MAIS AS PALAVRAS JA ESTOU QUERENDO DESISTIR POR CAUSA DA DIFICULDADE QUE ESTOU TENDO OGRIGADA
    AGUARDO UMA AJUDA PELO AMOR DE DEUS

  • 16/07/09  
    icenauro diz: 4

    Ola minha querida Alessandra , eu suponho que você está no caminho errado . Você não deve se preocupar em aprender o inglês, ele tem que vir de forma tranquila , o que eu sugiro é que você estude sem a obrigação que deva aprender, e procure pessoas para conversar em ingles , se for o caso de falta de vocabulario , procure os chats para teclar , assim voce vai acumular algumas palvras a mais para o seu dicionario particular , depois tente inserir essas palavras numa conversa com colegas , lembre leve tudo com se fosse brincadeira , e como o seu celebro se sentisse menos pressionado a aprender. tudo que fazemos por gosto quando passa a ser obrigaçao vira tédio “boredown” , então pense nisso ,é a minha opniao minha querido. icenauro@hotmail.com

  • 25/07/09  
    Dayra! diz: 5

    Acho Que Demoro Muito Mais De 08 Anos, Para Aprender!
    Rrsrsrsrrsrsrs!. .. .. .

  • 31/07/09  
    Junior diz: 6

    Alguem conhece algum professor(a) em SBC com disponibilidade para lecionar aulas de ingles particulares a partir das sete da noite(intensivo-minimo uma hora por dia).

  • 03/08/09  
    keitlen lara diz: 7

    Olá!!!

    Gostaria de uma ajuda para estar escolhendo uma escola para estudar inglês,já estou com 18 anos já tentem fazer inglês quanto mais nova,mas como fazia pre-vestibular e estuda não deu…
    Gostaria muito que pudesse me ajudar a escolher uma boa escola ,no qual fosse divertido aprender inglês,de forma menos categorica possivel.

    Obrigado!!! Desde já…bjs

  • 13/08/09  
    gianni diz: 8

    hi! gostaria de saber se em um ano,um ano e meio consiguiria aprender inglês,pois tenho um emprego para o meio do ano q vem e ainda nao estou preperada(acabo de entrar no fisk)fiz um curso no cna(frequentei apenas 2 meses),mas naõ me lembro de muita coisa…presiso ao menos do basico p ter esse emprego…alguem pode me ajudar??? uma dica please???

  • 14/08/09  
    Claudio diz: 9

    Fastlane no Cultura inglesa. Iniciando agora, com certeza, pegando um intensivo de férias, lá pra maio você está bem e com boa gramática.
    Claro, a carga horária é pesada, o valor é alto e exige um estudo paralelo, boa prática e leitura constante. Avançaria além do básico aspirado pro você.

  • 17/08/09  
    Luisa Gabriela diz: 10

    gostaria de aprender inglês o mais rápido possivel! Daqui a mais ou menos um mês eu vou pra Disney com meus pais e meus dois irmãos, e não sei muita coisa de inglês!

    obriigaduu! bjook’s.

  • 28/08/09  
    Luana diz: 11

    Olá, não conhecia esse blog, mas estou adorando e vejo como você ajuda uma galera. Criticas tbm são bem vindas, mas acho que se nao gosta do site, vai procurar outra coisa pra fazer. Faço cursinho de inglês e acredto que este bloger tem me ajudado no complemento dos estudos, tirando pequenas duvidas que me ocorrem e me ensinando muita coisa. Temos muito o que aprender em ingles e isto as vezes desmotiva a estudar. Parabéns pelo blog e pela sua dedicação!

  • 31/08/09  
    GEL LOVE diz: 12

    EU SOU RADIALISTA E ESTUDO INGLÊS A UM BOM TEMPO. JA TENTEI C/ ESCOLA PARTICULAR E NAO CONSEGUI MUITO, AGORA TO TENTANDO SOZINHO C/ LIVROS CDs, DVDs E DICIONÁRIOS. SERÁ QUI TEREI SUCESSO GOSTARIA DE DICAS DOS AMIGOS QUE ESTUDAM ESSE IDIOMA.

  • 01/09/09  
    Renan diz: 13

    The funny thing is that people who claimed in their posts that it`s pretty possible to learn English within a couple of months with complete fluency are coincidentally the ones that made more mistakes. Even if you work hard and everyday, learning a foreign language requires time. IF you work hard, everyday and for a reasonable time (meaning: not fast) then you COULD learn. No pain, no gain.

  • 15/09/09  
    Cláudio diz: 14

    Pô Rennan, assim você desanima os aspirantes …rs. Galera, a todos, nunca curti muito os TRADUTORES, nenhum deles. Mas ultimamente tenho utilizado o do Google e ele tem satisfeito bem as minhas necessidades. Queira ou não, com a base que tenho, acabo resolvendo algumas dúvidas que me perseguem. Mas em um ponto onde o Rennan está certo, e que já se falou muito por aqui, NÃO HÁ MÁGICA. Inglês em duas semanas, só se você estudar 12h/dia, durante 15 dias corridos …rs. Senhor RADIALISTA, mudando o foco. Entre vmaos trocar umas mensgens “off topic” (e literalmente fora do´fórum …rs). Quero ser LOCUTOR …rs.

    Abraço a todos !!!

    Bons estudos.

    Obs.: Fico curioso cum uma coisa, será que alguém aqui, que acompanha o fórum, desenvolveu o seu inglês neste período em que temos trocado mensagens ???
    Se sim, por favor, divulgue aqui como foi, como fez, pelo que optou, etc.

  • 15/09/09  
    Cláudio diz: 15

    Só complementando, um bom tradutor, pode ser um ponto de, digamos, apoio. O Google traduziu alguns termos que me surpreenderam e que não ensinam nos cursos, como DUDE e BUDDY (detalhe, sai de um cara da Índia, em um papo pelo Orkut …rs).
    É isso. além dos filmes com suas legendas originais (filmes em inglês com legenda em inglês) … Bom, pra quem tem tempo e pouca preocupação, queimando um tempo com um bom curso (a minha dica foi o Cultura Inglesa e continua sendo, intensivo, Fastlane) e mais algumas horas com exercícios alternativos, o resultado aparece rapidamente. Uma coisa que gostaria de compartilhar com toda a galera, CUIDADO COM TESTES DE NIVELAMENTO QUE OS CURSOS FAZEM PRA TE AVANÇAR ALGUM NÍVEL. A sensação de vitória em passar pelo nivelamente pode se tornar um ponto pra te desmotivar la na frente. Se for o caso, prefira revisar um nível mais básico.

  • 15/09/09  
    MARCUS VINICIUS NUNES TENORIO diz: 16

    Já faz algum tempo que tenho visitado o site e lido constantemente as dicas oferecidas pelo englishexpert, e com toda certeza é um dos melhores sites para nós que estudamos e estamos em constante aprendizado da língua inglesa. Como contribuição, eu posso dizer que para aprender inglês você precisa ter muita persistência, se dedicar realmente aos estudos da língua, hoje em dia acho que com a gama de ferramentas que temos disponíveis, como internet e tv a cabo, a prática da língua se tornou um pouco mais acessível e divertida. Eu continuo na minha luta diária para melhorar ao máximo o meu inglês, já fiz WiseuUp e agora faço o CCAA online estou gostando muito, porém tem que haver disciplina, sem isso, não rola…

    • 16/09/09  
      Alessandro diz:

      Marcus,

      Obrigado pelo comentário e por complementar a idéia do post.

      Abraço,

  • 17/09/09  
    Fernando diz: 17

    Ola, gostei mt dos seu blog, pois onde posso tirar minhas duvidas.Estou presti a entrar em uma escola aqui no interior de sao paulo chamada ( The Way) nao sei caso vc ouviu falar dessa escola, ela é boa, fui na escola ma dona da franquia de rio preto
    disse que faz 40 anos que esta no mercado.
    Saberia me dizer qual o melhor jeito pra falar o ingles. Obrigado
    Me mande um e-mail estou aguardando
    fernando_hector_5@hotmail.com

  • 20/10/09  
    William de Macedo diz: 18

    Otimo site, bom aprender inglês requer mesmo muito esforço, eu que o diga estou tentando sozinho, mas acho isso bom, pego uns sites aqui uns livros ali, e vídeo aulas que se acha no youtube também, meu inglês melhorou bem depois que me animei a tentar sozinho. Devagar e sempre mas não quero esperar oito anos rs abraços a todos.

  • 27/11/09  
    joao diz: 19

    the English language is a very popular and everyone wants to talk, I started to learn English to more than 2 years and still learning, I learn to become fluent, this website the opportunity to be interested more and more to this language and then in big dream to speak this language considered by many for me and also a world language, a language that gives us the opportunity to become ever more glad we’re doing a great dream my biggest dream.

  • 28/11/09  
    gudmar diz: 20

    Bom eu li bastante as colunas os comentarios e ahcei poucas opniões plausiveis realmente aprender ingles não é tão fácil diante de tantos golpes mais posso provar pois sou prova viva de que Ingles Lexical não existe pois essa historia de equivalencia risos tradução faz com que o cerebro fique lento e fique toda hora traduzindo o que nativos falam e passando o que vc quer falar para o ingles quanto mais rapido maior a fluencia diferente dos livros de Cambridge onde os alunos pensam sem equivalencia e vão pouco a pouco se adaptando com o novo idioma assistir filmes ao contrario foi a melhor coisa pra mim ter o audio dos dvds em portugues com as legendas em ingles pois fica mais facil assimilar alem de se adquirir vocabulario maior mais apos 04 livros New Interchange posso garantir as futuras dificuldades serão poucas se a pessoa realmente aprender com esse método que na real veio antes dos metodos Fisk CNA CCAA entre outros que estao baseados e englobados no mesmo contexto do Interchange

  • 17/12/09  
    lis diz: 21

    oi aqui na minha cidade há muitas escolas de înglês: a cultura inglesa, Yagizi, ccaa, ccbeu , FISK aslan gostaria de saber qual delas
    é a melhor escola?, eu já estudo em casa mas preciso ir p/ uma escola de idiomas para ter um certficado já que em casa posso sim aprender bastante, mas no mercado de trabalho o que vale é provar que realmente estudou inglês
    agredeço se poder me esclarecer esta dúvida

  • 26/01/10  
    Roberto diz: 22

    Pessoal,

    Sou analista de suporte em informática e tenho que fazer daqui uns 4 meses uma prova toda em inglês técnico e não sei nada desta lingua. Fui efetivado na empresa onde trabalho e agora estão exigindo tirar certificações que são aplicadas através de provas com idioma este idioma. Alguém teria uma dica para eu conseguir aprender o idioma técnico e atingir este objetivo?? Muito obrigado!!

  • 30/01/10  
    França Carvalho diz: 23

    Olá! Sou formada em letra e tenho especialização em língua portuguesa, gostaria de melhora o meu inglês, ainda não consegui a fluência e o vabulário que gostaria. um abraço.

  • 31/01/10  
    Rodivaldo diz: 24

    Olá Alessandro e demais participantes do Fórum.

    Quando estudando Inglês, sempre uso o idioma o tempo todo para que a fluência (não o domínio total) sempre seja melhorada com a prática.

    Sei que alguns querem adquirir fluência, conversando e escrevendo da forma mais naturam possível, assim como fazemos na nossa língua natal.

    Para ajudar a quebrar algumas barreiras, tabús ou mesmo preconceitos, criei uma série de 9 vídeo-apresentações que procuram clarificar o que é necessário para aprender com afinco não apenas o Inglês, mas qualquer outro idioma ou qualquer outra coisa que você esteja querendo aprender e melhorar diariamente.

    Sugiro que assistam meus vídeos localizados em

    http://rodivaldo.4shared.com

    São totalmente gratuítos e também são uma compilação de várias informações que coletei de várias fontes Internet a fora, além de ter minha opinião pessoal sobre como conseguí aprender Inglês por conta própria e, como creio que deve ser, sempre praticando diariamente a qualquer intervalo no trabalho ou mesmo em casa, de modo a mantê-lo sempre afiado para o momento em que eu precisar usá-lo.

    Independente de ficar semanas ou meses sem usar o idioma (o que é bastante raro no meu ramo profissional, a T.I.), sempre mantenho-me praticando através de leitura, MSN, Skype, etc.
    Espero que minha contribuição seja útil para todos aqueles que queiram aprender e se aprofundar no idioma Inglês.

    Não esperem ver ou ouvir em meus vídeos o que querem ver ou ouvir, mas sim a minha experiência no aprendizado e como proceder para que aprendam e melhorem sempre. Dalí mostro o caminho o qual vocês podem trilhar e, provavelmente, melhorar o que eu fiz ainda mais.

    Abraços,

    Rodivaldo (Rod for short).

  • 03/02/10  
    Luca diz: 25

    Tava demorando para encontrar um blog descente!!!

    Me ajudou muito, pois aqui, ha opiniao de quem intende do assunto e, mais do que isso, quer compartilhar essas informacoes!
    Obrigado!

  • 04/02/10  
    Carla diz: 26

    Olá pessoal!

    Esse blog é muito bom mesmo. Eu faço curso de Inglês na Fisk há quase 1 ano e, desse tempo pra cá consegui aprender muita coisa. Gostaria que me indicam alguns livros que ajudam na leitura e na escrita em Inglês.

    Beeeeeijos *——*

  • 05/02/10  
    Eliane diz: 27

    Olá galera
    eu acabei de fazer a mt no cna ja é a quarta vez que tento fazer inglês e desisto fiz no fisk fiz particular e n consigo sair do básico pq desisto
    espero que agora eu tome vegonha e termine kkkk

  • 20/02/10  
    Angélica Dayane diz: 28

    amo esse saite ele me fez etender melhor o ingles e a gosta muito espero que continue a dar essas dicas maravilhosas ok adoro esse saite ♥

  • 03/03/10  
    Osvaldo Junior diz: 29

    Rapaz… acho que você não vai ter tempo de falar comigo. Ainda não uso muito o seu site porque comecei com outros. Mas o seu está entre os meus favoritos e em breve acho que vou enfiar acara aqui. Estou sofrendo com inglês hoje. Podia ter aprendido na infância mas a grande vontade só começou aos 20 anos. Eu estudo em média 2 horas por dia. Às veze mais, atés 5. Também estou numa escola de inglês (método Cambridge – nível 1B) pra fazer uma experiência durante 6 meses no máximo. Ainda não sei se vou chegar a fluência e estou apanhando pacas. But I don’t give up! I need to keep trying… (?!) Eu estou achando que ainda NÃO SEI PENSAR EM INGLÊS DIREITO, pois não consigo assistir, por exemplo, filmes sem legenda. Tentei isso com “Iron Man” ultimamente. Foi uma droga. Acho que o máximo que faço até agora é usar livemocha.com para teclar com alguns nativos. Falow! Se possível me escreva.

  • 04/03/10  
    José Augusto diz: 30

    Good night Alessandro.

    I am liking of the your hints about english, i think very interesting. I need solve a doubt, what is mean of this sentence “That’s all folks”. Await your anwser.

    best regards.

  • 08/03/10  
    eugenio langa diz: 31

    estou aprependendo ingles mas ainda esta custar perceber gostaria que me desse dicas para perceber mais palavras

  • 09/03/10  
    Adriana diz: 32

    Realmente para obter a fluência do Inglês tem que ter comprometimento e dedicação todos os dias principalmente o ouvir!!! Fui para Disney só de ouvir você acaba falando naturalmente!!!

  • 10/03/10  
    Ricardo diz: 33

    José Augusto:
    “That’s all folks” = “Esso e tudo, gente”

  • 19/03/10  
    Natasha diz: 34

    Olá comecei a fazer um curso de inglês na Fisk, mais estou optando em estudar em casa pela internet, com o basico que aprendi por enquanto eu até consigo compreender algumas coisas mais tenho muita dificuldade para responder, o que posso fazer para melhorar isso?

  • 19/03/10  
    Felipe diz: 35

    é exatamente por isso q eu não gasto mais dinheiro com escolas de idiomas, você gasta demais pra estudar no máximo 3 horas semanais na escola, é muito mais eficaz e barato estudar por conta própria com o auxílio de bons livros, podcast, fimes, etc …

  • 28/03/10  
    Teacher Robert diz: 36

    A opinião do prof. Michael Jacobs, de que qualquer pessoa pode aprender inglês em 1.200 horas de estudo, não leva em conta as variáveis próprias dos seres humanos. Provavelmente ele se baseia na dificuldade dos americanos e dos ingleses para aprender outros idiomas. Em minha experiência como professor de inglês um aluno decidido alcança a comunicabilidade em 90 horas de aulas produtivas. Isso confere com a proposta pedagógica de Charles Ogden. Mais recentemente temos na India o sr. Jacob Nettikkadan, que garante conduzir o estudante ao nível de comunicabilidade em 10 dias…nove horas por dia…totalizando 90 horas! Dê uma “gugada” e veja por si mesmo! Há outros dois níveis, além da comunicabilidade. Para esses é necessário mais horas de estudo. Afinal, “no pain, no gain.”

  • 30/03/10  
    Augean diz: 37

    I liked to much desse blog. Congratulations!!! Alesssandro.

  • 31/03/10  
    Raquel diz: 38

    Taí gostei das dicas oferecidas por vocês, achei super inteligente o metódo de estudos !
    Aliás fala sério, brasileiro é inteligente viu !

  • 03/04/10  
    gelton diz: 39

    Óla meu nome e gelton eu gostaria de tirar uma duvida eu tenho uma duvida sobre (will have) eu gostaria de saber como e exatamento a traducão quado eu falo(i ill have hot dog and soda) esse will have esta martelando a minha cabeca! seria a mesma coisa de( i’m going to want a hot dog and soda)? desde ja agradesso, gelton

  • 06/04/10  
    Marcio diz: 40

    Olá pessoal
    Bom, estou muito motivado em iníciar meus estudos na língua inglêsa, depois que finalmente achei esse site por dias e dias pesquisando, porem decidir começar pela estaca zero, gostaria muito do auxílio dos demais e dos colaboradores, me dando dicas de como dar o ponta pé inicial em meus estudos, por favor se poderem me ajudar por onde começar.
    E o site está de parabéns, muita informação nem ao menos sei por onde começar rsrs
    obrigado

  • 28/04/10  
    nelinho mesquita brandão diz: 41

    gostaria de aprender a falar inglÊs vcs me daria uma sugestão de comoposso tar me encaminhando abraços

  • 20/05/10  
    Mariane diz: 42

    A maioria dos cursos no exterior não levam mais que um ano para serem concluídos. 8 anos de estudo? Muita coisa… Com dedicação você levará menos tempo que isso..Afinal, no pain no gain!

  • 24/05/10  
    Daniela diz: 43

    Estranho… eu levei cerca de 2 anos com 2 horas semanais pra aprender (com cerca de 1 ano e meio já falava bem). Fiz um curso que trabalhava vocabulário, gramática e tradução nas lições ímpares e leitura de textos e conversação nas pares – cada lição tomava 1 hora. Ainda tinha tarefas extras como entendimento de músicas e trechos de filmes/séries e produção de textos quando sobrava um tempinho. Em casa, eu me preparava para as aulas em cerca de 1 hora, o que resulta em 3 hora semanais.

    Agora que terminei esse curso, comecei a dar aulas de inglês para crianças num curso com o sistema da Cambridge. E estudo no mesmo curso, no nível avançado de adultos.

    Acho que a facilidade no aprendizado se deu pela minha idade (tenho 17 anos) e por praticar assistindo muita série e conversando na internet em inglês. Além disso, não tenho medo de falar, então adoro a parte de conversação.

  • 04/06/16  
    Helena Mhula diz: 44

    Eu não acho que seja preciso tanto tempo assim
    No pain no gain. Sou acima de 55 anos, empenhei-me para participar numa conferencia internacional em inglês, durante 4 meses cerca de 3 horas semanais (tinha bases do ensino geral sem dúvida), todavia contei um Storytelling, e participei um painel e não fui mal segundo a minha auto avaliacão e dos falantes de ingles que me perceberam muito bem
    Sou de opiniao que o esforço e a motivação sâo a chave do aprendizado.

1 2 3 4