Reading, Speaking, Writing and Listening: Qual é a habilidade mais importante?

Aprender inglês de verdade exige muito esforço e perseverança, caso contrário todo mundo estaria hoje falando esse idioma. Não é nenhuma novidade dizer que a proficiência em qualquer idioma exige o domínio de 4 áreas: leitura (reading), escrita (writing), fala (speaking) e compreensão (listening). Com o inglês não é diferente, algumas pessoas passam a vida toda tentando dominar as 4 áreas descritas anteriormente e muitas desistem no meio do caminho, frustradas.

Que tal escolher apenas uma habilidade e focar nela? A resposta parece óbvia, todo mundo vai escolher a fala. Mas pare para pensar um pouco, qual é a habilidade mais importante para você? Qual a sua realidade com relação ao inglês? Você realmente precisa falar em inglês?

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

Eu fiz esse exercício e cheguei a seguinte conclusão. Eu escolheria primeiramente a Leitura, depois a Escrita, seguida da Compreensão e por último a Fala. Trabalho com tecnologia, passo boa parte do dia lendo documentos técnicos. Preciso “teclar” com muitas pessoas em inglês, daí a necessidade da escrita. A compreensão, utilizo quando assisto a palestras e entrevistas. A fala nunca foi realmente necessária, sempre morei no Brasil, porém passo algum tempo praticando com alguns amigos e principalmente com os colaboradores do blog, via Skype.

Dominar um idioma por completo pode demorar muito tempo – 8 anos para a maioria das pessoas, dominar apenas uma habilidade é muito mais fácil. Quando eu comecei os meus estudos por conta própria escolhi o domínio da leitura como prioridade. Consegui obter avanços significativos em apenas 6 meses. Quer saber como? Confira o link abaixo:

É isso pessoal.

I hope that helps,

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

14 comentários

  • 03/01/08  
    Joao Maria H. Fonseca diz: 1

    Hi Folks,

    Just to drop a few words, all newsletters are just an outstandingly amazing, nowadays nobady has excuse for learning English. Thank you ever so much for your nice tips.

  • 03/01/08  
    Alessandro diz: 2

    João,

    Thank you for your comment.

    cya

  • 14/01/08  
    Maysa diz: 3

    Writing já me seria maravilhoso… devido ao meu trabalho (Internet)

    Adoro seu blog :D
    Recebo por email.

    Maysa

  • 14/01/08  
    Alessandro diz: 4

    Maysa,

    Obrigado pelo apoio. Descobri hoje que você também é de Montes Claros.

    Abração

  • 27/03/08  
    Diego Aires diz: 5

    Claro que o listening é o mais importante.

  • 15/04/08  
    Dicas de Inglês :: As Palavras Mais Comuns da Língua Inglesa, com download diz: 6

    […] post de ontem eu disse que quando comecei a estudar Inglês defini como prioridade o domínio da leitura. Na […]

  • 30/04/08  
    Ronaldo Luis diz: 7

    muito bom…. isso ai, sempre ajudando….. thanks a lot – Ronaldo Luis – São Bernardo do Campo

  • 08/07/08  
    Wallace diz: 8

    Essa lista é simplesmente fantástica.Depois que entrei me enchi de esperança porque percebi que o aprendizado só depende do nosso esforço.

    Obrigado pela iniciativa de vocês!

  • 24/10/08  
    Neide Maria da Costa diz: 9

    Estou dominando bem a leitura a escrita e também a fala, minha dificuldade é a compreensão.Estou fazendo exercícios de compreensão, mas ás vezes chego a pensar, se conseguirei superar essa dificuldade. Gostaria de receber orientação a respeito, quem sabe do prof.Adir?
    grata
    Neide

  • 24/08/09  
    Schaiane diz: 10

    Adoro esse blog, entro sempre! faço curso e estudo por conta própria pra ajudar no aprendizado, mas as vezes também penso: ‘será que vou mesmo conseguir?’ daí bate aquele desânimo; mas o amor pelo inglês é maior e sempre tento focar que quanto maior meu esforço mais rápido e com mais eficiência conseguirei! beijos

  • 25/08/09  
    SIMONE MARTINS diz: 11

    Alessandro, cada vez mais que leio seus artigos mais empolgada fico. Até as minhas esperanças crescem em um dia ter a fluência que gostaria. Ontem tentei falar com a profª e minhas frases são curtas quase não lembro dos verbos, tem hora que penso em desistir mas leio seus artigos e acho que é possível. Não sei bem o que devo fazer para falar um pouco melhor!!!! Me ajude!!!! Abraços Simone

  • 25/03/10  
    Antonio Vito diz: 12

    “Consegui obter avanços significativos em apenas 6 meses. Quer saber como? Essa vai ser a dica de amanhã.”

    Sim, eu quero saber como. :-)
    Mas não consegui achar o link da “dica de amanhã”. Onde está?

    Obrigado