Resenha: As Palavras Mais Comuns da Língua Inglesa

Livro: As Palavras Mais Comuns da Língua Inglesa (2ª edição)
Autor: Rubens Queiroz de Almeida
Editora: Novatec
Páginas: 312
Preço médio: R$ 48,00
Livro Nacional
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AMPLIANDO O VOCABULÁRIO Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA

A exigência pelo domínio do idioma inglês vem crescendo muito. O que se discute não é mais se o profissional deseja ou não se diferenciar, o que está em jogo agora é a sobrevivência profissional. Aqueles que dominam o inglês têm à sua disposição uma variedade muito maior de fontes de pesquisa. Apenas como exemplo, estima-se que mais de 80% conteúdo da internet esteja em inglês. Obviamente as empresas buscam o profissional que consegue utilizar toda essa informação.

A maioria das pessoas, pressionadas, acabam se matriculando em uma escola de inglês. Lá o aluno vai aprender o idioma em sua totalidade, ou seja, vai desenvolver as quatro habilidades: leitura, escrita, fala e compreensão. Na teoria um estudante matriculado em um curso regular levaria de 4 a 8 anos para ter um domínio razoável do idioma. Imagine só o desespero de um programador, um médico ou um jornalista que precisa dominar o inglês “para ontem” para exercer de forma plena a sua profissão?

Rubens Queiroz, no livro As Palavras mais Comuns da Língua Inglesa, propõe que ao invés de aprender as 4 habilidades, o aluno desenvolva inicialmente apenas uma: a leitura. Ele justifica dizendo que no Brasil até mesmo quem é fluente em inglês, o utiliza apenas em situações especiais. Outro ponto é que no ambiente de trabalho a maior parte do contato com a língua inglesa se dá através de documentação técnica, correspondência etc.

A principal crítica com relação a se aprender apenas a leitura é que isso pode gerar alguns vícios que depois serão dificilmente corrigidos, especialmente na pronúncia. Mesmo assim acredito que vale a pena focar na leitura no começo, pelo menos foi isso que fiz. Dominar a leitura do inglês coloca o aluno em um outro patamar de aprendizado. Ele passa a ter a capacidade de aprender inglês em inglês, isso faz uma grande diferença.

Os capítulos iniciais do livro são motivadores. O autor apresenta uma estatística interessante. Qualquer texto em inglês é composto de:

  • 20 a 25% de cognatos (palavras com grafia e significado semelhante)
  • 60% são condensados em 250 palavras mais utilizadas
  • 20% de palavras que pode ser deduzidas a partir das outras
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Após os capítulos introdutórios o autor apresenta as 700 palavras mais comuns da língua inglesa, não da forma tradicional com significados, mas sim de através de frases com exemplos.

A metodologia apresentada por Rubens Queiroz funcionou para mim, especialmente nos primeiros anos de estudo. É bom deixar claro que o autor apresenta o domínio da leitura como o começo. Se você precisa dominar a leitura eu recomendo.

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Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro é fundador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

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