Save Galvao Birds, tradução: Cala boca Galvão

Quem utiliza o twitter vê nos últimos dias um termo no mínimo inusitado. O “CALA BOCA GALVÃO” está no Trending Topics mundial do twitter desde o dia em que a copa começou.

O termo “Cala boca, Galvão” gerou curiosidade na comunidade internacional após ser digitado pelos usuários do Twitter na abertura da Copa do Mundo. Rapidamente o termo chegou ao posto de tópico mais tuitado e permace em primeiro lugar até hoje.

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

Tudo começou, na quinta-feira (10/06), quando os usuários tuitavam para o locutor Galvão Bueno, da Rede Globo, parar de falar na abertura dos jogos. Depois de alcançar o topo dos Trending Topics, os estrangeiros que não entendem nada de português começaram a perguntar o significado da expressão.

O estopim para a divulgação em massa do termo, foi um vídeo humorístico de 1 minuto (one-minute video), criado pelo produtor Fernando Motolese. O vídeo muito bem produzido conta que “CALA BOCA GALVAO” é uma campanha no twitter para salvar um pássaro raro nativo do Brasil. Conta também que mais de 300.000 pássaros são mortos durante o carnalval e por aí vai. A estória é muito engraçada. O vídeo foi narrado em inglês por um ator britânico a pedido de Motolese.

O mundo todo está tuitando o termo achando que faz realmente parte de uma campanha para salvar o pobre pássaro. Confira abaixo o vídeo:

Se você recebe as dicas por email e não conseguiu visualizar o vídeo acima, clique aqui para assistir.

Dessa forma quem não fala português está crente que:

  • Cala boca = Save
  • Galvao = a brazilian bird

O tema foi parar no New York Times e no El País, que contaram a história real. Por isso que não é bom acreditar em tudo que dizem por aí. Eu não poderia deixar de publicar o relato de uma das traduções mais toscas que eu já vi.

See you folks!

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

40 comentários

  • 17/06/10  
    Bárbara Assenção diz: 1

    .. depois dizem que brasileiro é ignorante .. existe google tradutor para quê? preguiça de pesquisar gera #calabocagalvão no TT ..

  • 17/06/10  
    Flávia Magalhães diz: 2

    Oi CHOREI de rir qdo li “”Galvão é uma ave muito rara no Brasil. Cala boca significa SAVE, os brasileiros estão muito tristes porque muitos Galvaos morrem todos os dias”

    Esse link traz bastante informação sobre o “fenômeno”. É engraçado porque tem gente insistindo em desmentir a mentira :)

  • 17/06/10  
  • 17/06/10  
    Marcos Mendes diz: 4

    Tambem chorei de rir quando vi.
    Inclusive o próprio Galvão disse que tambem é a favor dessa campanha! haahahaha

  • 18/06/10  
    Tiago diz: 5

    É engraçado. Critico. Bem produzido. Pelo que observei no video, o documentario possui um duplo sentido que começa no Titulo e vai ate o ponto final do texto.

    Nao sei, será que este video é uma forma de envolver a opiniao publica ate em escala internacional, como um meio de dar tapas na emissora Globo? Ja pensaram nesta possibilidade? E nós no fim, somos apenas controlados com finalidade financeira.

  • 18/06/10  
    João B. L. Ghizoni diz: 6

    Hey, folks! Do any of you remember some time ago when we discussed the topic of using or not using TO between the verb be and the next verb? There was a sentence in which TO had not been used, and some people said it had to be. Then I said it was okay not to use it.

    Now, reading a report in New York Times (the text about the “Cala Boca Galvão” joke) I came across an example to kind of confirm what I had said, which pleases me, obviously. Here it goes:
    “How exactly a Twitter post would generate 10 cents was not explained, but as Mr. Shanks said on Tuesday, ‘the last thing I wanted to do was insult a bird that held a lot of pride for the Brazilians’.” I hope those involved in the discussion remember it. I enjoyed both Alessandro’s and the NYT text.

    Good luck you all in your English studies.

  • 18/06/10  
    João B. L. Ghizoni diz: 7

    By the way, in the NYT text there is a link to “a message from Hitler” about the same topic. It’s awesome! (There are subtitles in both English and Portuguese.)

  • 18/06/10  
    Tacila diz: 8

    kkkkkkkkkkkkkkk..num dá nem pra acreditar.. eles precisam saber qual o conteudo.. mas não explicaram que Galvão é um narrado de futebol e etc… e tal? kkkkkkkkkkkkkkkkk
    eu ri d+… engraçado sai até a foto dos pássaros! kkkkkkkkk

  • 18/06/10  
    Rafael isquierdo diz: 9

    hauihauiahuai !!!

    Very funny ! hauihauiahi

    Image how Galvão Bueno will feel after seeing this video ! He wants to kill the producers of the video and all people who is applying for the campaign.

  • 18/06/10  
    Gilberto Belinschi diz: 10

    Hehehe, assim como nós a tradução no pé da letra da nisso.Mas… uma passaro raro bom isso eu acho que ele é.

  • 18/06/10  
    Adriel diz: 11

    Rolei de rir ! haha
    Nossa, esse povo tem uma criatividade !

  • 18/06/10  
    Paty diz: 12

    É bem interessante a criatividade e a capacidade de produção das pessoas, principalmente dos brasileiros…mas não fiquei feliz em saber que alguém do meu País usou uma “mania” para ludibriar alguém. Não acredito que isso possa gerar qualquer benfeitoria, apenas a incredulidade naqueles que participariam de uma campanha séria.

  • 18/06/10  
    Regiane diz: 13

    kkkkkkkkkkkkkk da zero pra eles……

    aquele q apareceu era chico xavier??

    meu muito engraçado mas fiquei imaginando sera q eles ja fizeram isso com agente algum dia naum em ingles mas em arabe, chines , japones … kkkk

    arebaba é mulher de barba ….. kkkkk

    bjaum

  • 18/06/10  
    Eliane Zanolla diz: 14

    kkkk, eu ri muito quando eu vi o e-mail. Muito engraçado! :)

  • 18/06/10  
    Allisson Souza diz: 15

    Poor thing!
    So many Galvaos are dying… we have to do something to help him… rsrsrs
    kkkk
    After a while i noticed a thing: they didn’t get the main idea… it’s obvious that this is a joke! Brazilian people never give up learning… we trynna comprehend at all! we are smart, but they…kkkk

  • 18/06/10  
    Allisson Souza diz: 16

    Maybe someday they’ll discover this joke…
    but, in this way, after we save all galvao birds of being killed.
    I don’t know why they think we are stupid… after that i don’t know well if we are the stupid. kkkk
    “‘the last thing I wanted to do was insult a bird that held a lot of pride for the Brazilians’.” kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    the NYT? really? rsrsrs

  • 18/06/10  
    Túlio diz: 17

    Quando eu li “Save Galvão Birds, tradução: Cala boca Galvão ” eu pensei “será que meu inglês está tão ruim assim? ” rsrsrsr é por que estou começando agora a estudar inglês e já dar de cara com um titulo desse até assusta rsrsr más que bom que foi apenas um engano, e é difícil de acreditar que nos dias de hoje as pessoas são enganadas tão facilmente, é até engraçado mesmo essa história ^_^

  • 18/06/10  
    Galvao saver diz: 18

    Ei, galera, vamos ajudar os gringos a conhecer mais sobre o “Galvao bird”…

    Entrem no tradutor do Google e peçam pra traduzir “cala boca Galvao” do português para o inglês. Depois, cliquem em “Sugira uma tradução melhor” e coloquem como sugestão “Save Galvao birds”.

    Acho que o Galvão (o original) vai A-DO-RAR!!! =D

  • 18/06/10  
    Italo Santos diz: 19

    Não duvido que logo logo um ativista loco queira ser o primeiro a fazer uma tatto com os dizeres ‘cala boca galvao’ na intenção de salvar o pobre pássaro.

    Igual a um retardado que passou mais de 20 anos com uma tatoo escrita em chines, onde ele pensava que alí estava tatuado o próprio nome, quando na verdade estava escrito ‘coca – cola’.

  • 18/06/10  
    Tiago GG diz: 20

    Eu não gostei. Achei uma piada sem graça e de mau gosto. Pra gente (que sabe Português e entende a piada) tudo bem, mas e para as pessoas que vêem esse vídeo super bem produzido no Youtube e levam a sério?

    Piadas assim acabam contaminando (e atrapalhando) os verdadeiros movimentos ativistas, no qual a maioria das pessoas (infelizmente) não dão a mínima.

    Além disso o coitado do Galvão Bueno é que vai sair levando a pior devido a repercursão do assunto.

    Senso de humor tem limite.

  • 19/06/10  
    Luiz diz: 21

    espécie SILENTIUM GALVONUS ?!?!??!

    pqp eu ri muito vendo esse vídeo HAEUHuaehuhU

  • 19/06/10  
    neire vanilda alves diz: 22

    kkkk eu achei muito engraçado! e quanta criatividade!depois ainda acham que os brasileiros é que sao burros! é isso aí Brasil mostra nossa capacidade!

  • 19/06/10  
    Sara Carol Lisboa diz: 23

    Very, very funny!!!

    É muita imaginação, que tradução tosca, não tem como não rir disso, principalmente depois de ver o Galvão Bueno dizer que acha legal essas coisas… CALA BOCA GALVÃO!

    kkkkkkkkkk

  • 19/06/10  
    Almir Requião diz: 24

    Quero pegar uma carona ou boléia nesse comentário, prá dizer que detesto Galvão Bueno da Globo, ele não transmite o jogo em questão, mas, durante a transmissão fala de formula 1, de Massa, história de Ronaldo fenômeno que é o maior artilheiro das copas, até parece que ganha prá isso e perde até os lances de perigo em gol. Agente quer ouvir os detalhes do campo que não conseguimos ter na tela em casa. Quanto ao filme ingênuo deve ser mais um eco chato que tenta ajudar nosso planeta a qualquer custo.
    Até com a burrice, muito interessante e louvável.

  • 19/06/10  
    vana diz: 25

    Achei uma piada de péssimo gosto. A começar pelo fato do apelo ambiental ser falso , por denegrir a imagem de alguém mundialmente,independente de qual seja a língua usada, por uso indevido da imagem do ator em questão representando nosso querido Chico Xavier e por fim pela falta de respeito a tantas pessoas sérias que lutam por ideais nobres ao redor do mundo.Com certeza não devemos fazer aos outros o que não gostamos que façam conosco. O mundo precisa de atitudes nobres e não de mais e mais sacanagem . CHEGAAAAAAAAAAAAAA!

  • 20/06/10  
    nádia diz: 26

    Não vi graça nenhuma. Não defendendo o Galvão, até porque nao simpatizo com ele devido a sua arrogância, mas penso que fazer as pessoas de bobas não é algo de que se possa ter orgulho. Achei de muito mal gosto. Nacionaliades à parte somos todos humanaos e moradores do mesmo planeta, por isso seria bom que nos respeitássemos.

  • 20/06/10  
    Concursos abertos diz: 27

    A Internet é um lugar para estudar. Os publicitários vivem observando como criar campanhas publicitárias através dessa nova mídia. Uma das mais bem sucedidas foi a da cantora Susan Boyle e esta do Cala a Boca Galvão é outra, apesar de não intencional. Na internet, mais vale a criatividade que a técnica aprendida nas faculdades.

  • 20/06/10  
    daniel nitzke diz: 28

    Muito engraçado SIM…Enquanto a Rede Globo o Império do Mal manipula a informação e através das imagens coloca só que lhe convêm , levaram tiro no pé com GALVÃO CALA A BOCA.. o maior arrogante…comentarista de tudo..o sabe tudo da tv..não deixa os comentaristas e especialistas em arbitragem falar, só ele sabe , se acha o bom…sandálias da humildade para este “sabe tudo”quando lhe convêm apoia…elogia..quando vai matar acaba com a carreira dos jogadores…bem eu assisto os jogos qdo ele narra no MUTE …não dá p aguentar…http://www.youtube.com/watch?v=KxNvCsVVnYM

  • 21/06/10  
    Dourado diz: 29

    Muito bom e engraçado mesmo…

  • 21/06/10  
    Flávia Magalhães diz: 30

    E não é que virou até capa da Veja?
    http://veja.abril.com.br/

  • 21/06/10  
    Stephanie Casa diz: 31

    cara!! o q q o Frey Galvão tem a ver com isso ?

    racheei o bico =x
    muito bom mesmo! mol nada a ve
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • 21/06/10  
    karla brito diz: 32

    sou professora de ingles e tanto uso como indico o EE aos meus alunos adolescentes. Gostaria de ver no EE dicas de expressões e abreviaçoes de expressões usadas na internet. obrigada

  • 21/06/10  
    Gabriel diz: 33

    Alessandro, há alguma forma que eu possa falar com você particularmente? Tenho coisas a falar a respeito da estrutura do site. Obrigado.

    PS: Mande um E-Mail de preferência.

  • 21/06/10  
    JOSEPH diz: 34

    O melhor é se isso for para os SIMPSONS… aí sim… vai ficar mais divertido… a criatividade brasileira ainda supera a todos… rs… O importante é que tudo é brincadeira… e isso não é nada demais… já que até o Casseta e Planeta já brincaram com ele…

  • 21/06/10  
    Flávia Magalhães diz: 35

    @ João Ghizoni

    Yes, there’s someone who does remember about this particular use of “to” and all that cleft stuff ;)

  • 22/06/10  
    Deivis diz: 36

    Quando eu ví esse video no yahoo eu quase morri de ri.

    Esse com certeza entrou pra minha lista dos melhores de todos os tempos. O cara q teve a idéia genial de criar esse video deveria ganhar uma espécie de premio.

    Simply brilliant.

  • 22/06/10  
    João B. L. Ghizoni diz: 37

    Hey, Flávia, nice to see your reply to me. I confess I don’t remember exactly how the whole thing ended up, but a sentence in the NYT kind of closes the deal, doesn’t it?
    All the best.
    João

  • 23/06/10  
    Moises Z diz: 38

    A Piada foi boa mesmo a fins de descontração, o meu receio é caso um dia, a gente necessite da mesma genialidade, para uma campanha seria, provavelmente os responsáveis não terão o mesmo empenho, e se tiverem também não teremos mais credibilidade!

  • 01/07/10  
    Susana Barki diz: 39

    Hi everybody! I laughed a lot! Galvão deserves every single word… he speaks more than a drunk parrot! Maybe this time he gets the lesson: if you have anything interesting to say… shut up!