Schwa: Um comentário de alto nível

Camisa sem comentáriosO comentário do Alipio Augusto no artigo sobre schwa ficou tão bom que merece até um post. Isso mostra o alto nível dos leitores/colaboradores do English Experts. Valeu Alípio.

Apenas para complementar: Quando você pronuncia uma sentença em inglês, o tempo que você leva depende da quantidade de sílabas tônicas nessa sentença e não da quantidade total de sílabas, outro exemplo:

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

Will you SELL my CAR because I’ve GONE to FRANCE.

O ritmo da frase acima é marcado pelas palavras em maiúsculo. São essas palavras que recebem mais ênfase no momento da pronuncia e o tempo entre elas é sempre o mesmo. Então, você deve pronunciar “my” (1 sílaba) um pouco mais devagar e “because I’ve” (3 silabas) um pouco mais rápido pra manter o ritmo correto. Mas aonde entra o schwa? No caso das silabas sem tonicidade, o som da vogal normalmente acaba sendo pronunciado como schwa (som fraco). Por isso algumas palavras são pronunciadas tão rápido que parece que foram “comidas”, são justamente aquelas que possuem esse som fraco, o tal schwa, e acabam quase desaparecendo algumas vezes. As palavras cujo som é mais forte são os verbos principais, substantivos, adjetivos e advérbios. As demais (preposições, pronomes etc) possuem um som mais fraco. Existem algumas situações onde isso muda, mas no geral é isso. Percebam que estou me referindo aos sons das palavras dentro de uma sentença, o som de “to” isolado é diferente do som dentro de uma sentença, onde o ritmo e a entonação entram em cena.

Leitura adicional sobre ritmo e entonação:

Espero ter ajudado.

[]s

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

3 comentários

  • 15/01/07  
    Alipio Augusto diz: 1

    Puxa, que bacana!

    Não precisava disso Alessandro, foi um comentário simples. O blog sim é uma ótima iniciativa…

    Valeu
    AA

  • 10/07/09  
    Luciana diz: 2

    Uma dica (pelo menos uso em sala de aula e acho que ajuda) é marchar, ou bater palmas, marcar o rítmo de alguma forma para que a cara pisada no chão, ou a cada estalar de dedos, uma paavra que deve ser “stressed” seja pronunciada.

  • 25/02/10  
    Dicas de Inglês - EE Podcast 05: Especial sobre Entonação e Pronúncia diz: 3

    […] Schwa: Um comentário de alto nível […]