Só aprende inglês quem é sem vergonha!

O objetivo do título é causar impacto mesmo, mas antes de explicar, gostaria de relatar algo que vem acontecendo com freqüência.

Vários leitores têm enviado e-mails com perguntas sobre diversos temas do Inglês. Eu sempre explico que é impossível responder individualmente, porque isso iria consumir praticamente todo o meu tempo. De forma geral eu peço que a pergunta seja enviada no nosso fórum, para que os colaboradores e leitores possam ajudar a sanar a dúvida. Quase nunca isso acontece.

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

Veja só a desculpa para não enviar as perguntas no fórum:

“Eu tenho vergonha de perguntar no site”

O medo de se expor é tão grande que as pessoas ficam bloqueadas e por conta disso não aprendem. O aprendizado de um idioma envolve principalmente erros e correções, ou seja, se você não erra, também não aprende. É por isso que as crianças aprendem mais rápido, elas não estão “nem aí” se estão falando certo ou errado, o importante é a comunicação. Será que não é hora de perder a vergonha? Ser um autêntico “sem vergonha” (shameless)?

Existe uma frase em inglês que eu sempre uso: “we learn by making mistakes“, algo como, nós aprendemos ao cometer erros. Enquanto você fica aí se protegendo do ridículo, o seu colega “sem vergonha” aí do lado pode estar galgando passos importantes para aquela promoção que você sempre sonhou.

Pense nisso!

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

31 comentários

  • 01/04/08  
    Luiza diz: 1

    Yes!!! I agree totaly with you !
    xx

  • 01/04/08  
    cassiano diz: 2

    Wow… FEARLESS yourself :)
    try to talk with chinese people in english, then u will see how hard is to understand a “bad” english.

    cyao

  • 01/04/08  
    Gisele diz: 3

    Obrigada pela indicação!
    Como uma ex-teacher e eterna apaixonada por línguas, gostei muito!

  • 27/09/08  
    Carla diz: 4

    Realmente, às vezes eu sei responder o que o professor (de Inglês) pergunta, mas a vergonha de errar é maior. Obrigado pela dica!

  • 04/11/08  
    Gyullyanno Roberson diz: 5

    Olá, caros amigos….

    Gostaria que alguém pudesse me fornercer algumas dicas, pois recentemente passei acessar salas de chat em inglês para melhorar na escrita e na compreensão. Para a minha maior surpresa, me deparei com abreviações e girias e maninhas assim como as nossas aqui no Brasi.

    Please!!!!

    See you

  • 15/12/08  
    Rita Martins diz: 6

    Vivi uma experiência com dois amigos (Giba e Zé) em NYC que ilustra bem essa questão. Fomos juntos a um pub no Village e sentamos perto do bartender. Enquanto o Zé (virginiano analista exato) ficava observando de lado, só escutando e tímido com medo de errar, o Giba emendou uma longa conversa com o americano John e, entre brincadeiras e risos os dois ficaram tagarelando que era uma delícia, se tornaram amigos. Um aprendeu, divertiu-se muito com os erros e acertos, o outro ficou chupando o dedo com medo de se expor.

  • 17/12/08  
    Renato ALves diz: 7

    I agree witm you.

  • 23/01/09  
    Rosangela diz: 8

    I really agree with you, but aren’t only students that get too shy making mistakes, teachers too. In my opinion teachers are eternit learners, yes or not?……………..

  • 24/01/09  
    anne diz: 9

    eh verdade !!! já vii algumas experências de conversar com nativos e deixar a vergonha de lado e o resultado foi incrivél !!! vc se sente bem free

  • 12/07/09  
    Luciana diz: 10

    Gyullyanno,
    assim como em português, em inglês também são usadas muitas abreviações na internet ou em outras situações em que haja pressa para se escrever. Lembro de algumas que são razoavelmente comuns e que podem te ajudar um pouquinho:
    asap = as soon as possible (o quanto antes, o mais rápido possível)
    lol = laughing out loud (rindo muito)
    byob (usado em convites) = bring your own booze (leve sua bebida)
    rsvp (também usado em convites) = por favor, confirmar presença (vem do francês “respondez s’il vous plait”, ou algo assim)
    ruok = are you ok? (tudo bem? beleza?)
    cu(l8r) = see you (later) (até mais, tchau)
    Espero ter ajudado um pouquinho.
    See you.

  • 13/07/09  
    Carolina diz: 11

    Gostei deste post….exatamente porque tenho uma vergonha incrivel em falar inglês com quem não conheço, por esse motivo só falo inglês durante minhas aulas(e tbm não é sempre) ou com pessoas conhecidas(que me deixem muito a vontade, isso deve ser em torno de 2 pessoas no máximo)….É uma grande dica…vou tentar seguir!
    Obrigada…

  • 13/07/09  
    Carolina diz: 12

    Olá,

    Adorei estas dicas, mas esta em especial…o unico problema é que tenho muita vergonha(apesar de concordar com você), dai acabo só falando inglês na sala de aula(e nem sempre, por ter medo de errar)…e com mais 1 pessoa que me deixa a vontade…sei que é errando que se aprende, mas a vergonha as vezes me trava de uma forma!
    Mas mesmo assim vou me dedicar mais, e tentar treinar com mais intesidade….

    Obrigada!

  • 06/08/09  
    Meg diz: 13

    As dicas foram ótimas mas, o mais bacana mesmo, foi o compartilhar.
    Obrigada!!!!!!!!

  • 09/08/09  
    Diego diz: 14

    Bom estou começando inglês agora,estou tento algumas dificuldades…como que faço pra superar isso?

    • 09/08/09  
      Alessandro diz:

      Diego,

      Que tipo de dificuldade você tem? Explique melhor, para que a gente possa te ajudar.

      Abraço,

  • 16/09/09  
    ANa Clara diz: 15

    Eu sou a rainha da vergonha, então falo ingles comigo mesmo, e as vezes pergunto para algumas amigas!

  • 01/10/09  
    Gabriel diz: 16

    o melhor a se fazer quando se tem um problema destes em um forum eh simplismente fazer um fake para q ninguem saiba qm eh vc eu particularmente faria isso se tivesse essa vergonha

  • 02/12/09  
    susan diz: 17

    It’s not a good idea to call somebody “shameless”. The person would probably be offended because it means showing a lack of respect. “Shameless” would be better translated as desavergonhado, cínico, descarado. Use “unashamed” or “unabashed” instead.

    • 02/12/09  
      Alessandro diz:

      Susan,

      “Sem Vergonha” was just a joke. Thank you for understanding…

      See you!

  • 08/01/10  
    Alexandre diz: 18

    Se você tiver um amigo que também fala inglês e que tem um conhecimento maior que o seu, peça-o para que fale com você apenas em inglês, mesmo que não entenda muita coisa. Vá tirando as dúvidas à medida que elas aparecerem. Arrisque soltar tudo que você aprendeu durante a semana, assim, as palavras e frases se tornam corriqueiras e com o passar do tempo saem com naturalidade. TRY TO DO IT!Um abraço a todos os amantes deste idioma.

  • 11/02/10  
    Dicas de Inglês - 400 palavras em inglês num minuto diz: 19

    […] tais exceções só servem precisamente para confirmar as regras e, segundo que é bem preferível, errar numa ou noutra ocasião e aprender 400 palavras em inglês num minuto, do que ficar preocupado com a rara exceção… […]

  • 06/03/10  
    Jéssica diz: 20

    Oi,
    Sou nova aqui ainda então gostaria de saber aonde os leitores podem postar suas duvidas ou tem que criar 1 tópico no fórum pra cada pergunta que eu tiver?
    O site está incrivel cada vez me motivando mais há aprender inglês,parabens pelo belo trabalho que vcs estão fazendo aqui!
    Grata pela atenção.

    • 07/03/10  
      Alessandro diz:

      Jéssica,

      Seja muito bem vinda ao English Experts. Sugiro que você utilize o fórum para enviar perguntas, aqui no blog só eu respondo, no fórum são milhares de colaboradores.

      Bons estudos!

      Abraços,

  • 09/03/10  
    Juan Silva do Nascimento diz: 21

    Hoje é o 1º dia em que estou aqui visitando o site e tenho que parabeniza-los, voces estão fazendo um ótimo trabalho ajudando as pessoas…!
    Parabéns a todos do FORUM!

    Minha duvida…

    Estou no (B2- basico 2 ) do meu curso de ingles e o meu professor passou essa semana duas materias que eu não peguei direito…

    Prepositions of time( On, In or At) e
    Ordinal numbers (datas).

    OBS: nas datas eu sei escrever algumas, mas outras eu não sei e em todas eu me enrolo na pronuncia!!!

    Antes da prova daqui a uns dois meses ele vai passar revisão, mas eu queria fazer a revisão um pouco mais seguro, ou seja, sabendo disso!

    Obrigado desde já!
    Abraços…

    As dicas pra aprender ingles também estão muito boas(ver e memorizar musicas,ver filems legendados…etc)!
    Eu faço isso!

  • 21/03/10  
    ives diz: 22

    ouvi uma expressão em inglês em um livro muito antigo.
    don´t beat around the bush.
    que queria dizer mais ou menos assim …hey não fique enrolando vá direto ao assunto gostaria de saber se é hoje comum essa frase pois achei a divertidíssima, me ajudem os mais viajados please. ?

    • 21/03/10  
      Alessandro diz:

      Ives,

      Por favor envie esta pergunta em nosso fórum.

      Abraço,

  • 30/03/10  
    Bia (USA) diz: 23

    Congratulations to web site!!!
    You have a lot of interesting topics.
    It is my first time here,and I really
    liked your advice about be more shameless.
    Thank a lot and have a good week.

  • 02/04/10  
    Regina Mara diz: 24

    Olá, eu amei este site e tudo que voce escreveu, eu sou superrrrr envergonhada fico bloqueada na hora de falar algo em ingles e frances, vou procurar melhorar e ser sem vergonha.

  • 28/04/10  
    Aline Posser diz: 25

    Gyullyanno Roberson:

    I have some abbreviatons too:

    CUL see you later
    TNX thanks
    FYI for your information
    2DAY today
    BTW by the way

  • 30/04/10  
    Gi Sandes diz: 26

    It’s so inspiring…I was so sad ’cause I didn’t able to learn or memorize anything in English.
    I’m studying in a school, but a fact don’t have anyone for talk with me is disturbing my learning.
    I hope to learn and can help you to learn too.
    Tnks a lot for help us!