Super Bowl: o maior evento esportivo dos EUA

Uma coisa é certa, os estadunidenses sabem como produzir mega shows. Apesar de pouco divulgado no Brasil um dos eventos mais importantes dos EUA é o Super Bowl, uma super partida de futebol americano (football).

Só para dar uma noção, o domingo do Super Bowl não é considerado um dia comum nos EUA; é um feriado nacional. O Super Bowl é o jogo do campeonato da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL). É o evento esportivo anual mais assistido do mundo, com um público global estimado em mais de um bilhão de pessoas.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Outro dado curioso é que o dia do evento tem o segundo maior consumo de comida nos Estados Unidos, só atrás do Dia de ação de graças.

Algumas empresas preparam comerciais de TV com orçamentos milionários só para o intervalo do evento. Isso rendeu comerciais que ficaram para a história, um bom exemplo disso é o premiado comercial de lançamento Macintosh da Apple em 1984. O comercial é baseado no livro de George Orwells onde a sociedade é controlada pelo Big Brother, parece que as coisas não mudaram muito de lá pra cá ;-)

Assista ao comercial:

See you guys!

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

14 comentários

  • 05/02/11  
    Tiago diz: 1

    Legal Alessandro. A dica do dia é interessante. Este blog alem de ter dicas de ingles, tambem mostra a cultura do idioma.

    E sobre o big brother, lembrei do filme matrix. O filme tem informaçoes sobre libertar a mente, ou em outras palavras, nao ser controlado. Bom, o filme matrix é complexo.

    Mas existe o livro, Admiravel Mundo Novo de Aldous Huxley e A Primeira e Ultima Liberdade de Krishnamurti . Ambos os livros tem uma abordagem sobre ser controlado, ser influenciado e que voce acha que está vivendo e está livre, mas na verdade está vivendo num contexto ja criado pelo homem. Que nao significa ser algo positivo.

  • 06/02/11  
    Flávia Magalhães diz: 2

    Interessante a informação sobre o Super Bowl, mas não curto futebol americano, então gostei mesmo foi desse comercial aí da Apple… excelente propaganda, ainda mais considerando o ano em que foi veiculada.

    Ah! Sobre o Super Bowl: eu fiquei pensando o que é que uma tigela (bowl) tem a ver com futebol americano. Um colega me disse que é por causa do formato dos estádios – faz sentido, né? Fica aí a título de curiosidade.

  • 06/02/11  
    Raphael Augusto diz: 3

    Legal.

    Ontem um amigo lah de USA tava me falando que ia pra essa festa, mas eu nao tinha a menor idéia de que era A festa…rsrs

    Mt legal tb o comercial da Apple, jah tinha assistido ele no filme “Piratas do Vale do Silício”, mas não conhecia o contexto.

    • 06/02/11  
      Alessandro diz:

      Raphael,

      Fico feliz que o post tenha sido útil.

      Bons estudos buddy!

  • 06/02/11  
    Sinval Felisberto diz: 4

    Cool!!!
    I’d like to watch the Super Bowl, but the USA televisions do not let the Brazilian TV relay in there!! :´(

    So, thank so much!

    Sinval Felisberto

  • 07/02/11  
    Barbara diz: 5

    Comentário de uma brasileira que está morando no estado do time vencedor PACKERS: o SuperBowl é uma experiência incrível, e é um super desafio tentar acompanhar o que os narradores e jogadores falam!! hahaha ótima dica!

  • 07/02/11  
    Ronaldo Cozim diz: 6

    O evento foi ótimo mas eles nos copiaram, colocaram alguém cantando o hino de forma errada…dá lhe Vanusa americana.

  • 07/02/11  
    Flavio Peres diz: 7

    Muito bom! Dia desses eu assisti um desses programas de quiz e perguntaram o que é o super bowl.
    Entendo que tão importante quanto aprender a lingua, é aprender a cultura também.
    Por falar nisso, esse comercial da apple está antigo, vejam este novo da motorola sobre o super bowl:
    http://www.youtube.com/watch?v=bUj7hKIJsu4

  • 07/02/11  
    Rondinelli Desteffani diz: 8

    Olá!

    Uma dica: post poderia ter comentado também sobre o funcionamento do evento. Acho que não ficou claro para os leitores se esse evento de um dia se prolonga em outras datas. Quantos times participam? Jogam todos no mesmo dia? Quantos jogos? E mencionar também fatos culturais que justificam a venda de comida, tipo… o “tail gate”, a reunião de pessoas como se fosse copa do mundo e o comportamento falado dos torcedores nesse período. “Go Jets!” , “Go Packers!” e outros mais. Acho importante detalhamento quando se comenta algo sobre a cultura de um outro país, principalmente se ele for o #1 no ranking de destinos de estudantes de segunda lingua.

    Espero ter ajudado.

    Rondinelli

    • 07/02/11  
      Alessandro diz:

      Rondinelli,

      O meu objetivo com o post foi mais atiçar a curiosidade do pessoal, do que explicar o evento de forma detalhada. Por isso coloquei os links para a Wikipedia e para o site oficial do evento.

      De qualquer forma obrigado pela sugestão, só que nem sempre é possível fazer posts tão completos.

      Bons estudos!

  • 07/02/11  
    Marcus Vinicius N Tenorio diz: 9

    Hello Guys! Estou aqui no Canada, em Toronto, realizando um curso de ingles na ILAC, e ontem (6/2), apos chegarmos de Niagara Falls, fomos assistir a final da NFL num restaurante na Bloor Street, e realmente o Super Bowl faz o maior sucesso, nao so nos EUA, mas tambem aqui no Canada. Um abraco a todos e peco desculpas pela falta de acento, o teclado do curso esta desconfigurado.

    See you…

  • 07/02/11  
    Maurilio diz: 10

    É muito legal o Super Bowl, o que os americanos conseguem fazer em um jogo é fantástico, pra quem não assistiu, o grupo The Black Eyed Peas cantou no intervalo e foi uma superprodução, com cenário e palco montado em cerca de 15 minutos (e não um simples palco) , vale a pena ver no Youtube.

    E muita gente no Brasil não gosta por dizer que é um esporte violento, mas não é. Tem o contato como a maioria dos esportes mas tudo com proteção e é um jogo muito tático e emocionante. Agora já acabou mas no segundo semestre começa a proxima temporada e pra quem não conhece, recomendo a ver uma partida na ESPN ou BandSports que sempre tem uma boa explicação para “iniciantes”.

    Para finalizar, parabéns pelo post!

  • 07/02/11  
    Ilma Oliveira diz: 11

    Galera, estou aqui nos EUA e ontem assisiti ao Super Bowl num barzinho com uns amigos, e cara… O NEGÓCIO É FERA… O país simplesmente PÁRA pra assistir, meu amigo trabalha na FIFA e disse que cada propaganda custa 2.5milhões de dolares, a cada 10 minutos tem uma propaganda, uma mais fera que a outra (detalhe: a Coca-Cola passou apresentou 3 propagandas diferentes).
    PONTOS TRISTES: O Povo realmente AMA isso, mas NADA se compara a nossa paixão e animação com futebol… eles são muito “polites” para isso…rs
    Torci para o Yellow Blue, mas eles perderam :-(
    PONTOS MEGA: O Black Eyed Peas + Usher + Slash fizeram O MELHOR SHOW Q EU JÁ VI (e olha que sou fã do U2, então de show eu entendo…rs) foi realmente a coisa mais MEGA q eu já vi num estádio. VEJA ISSO CARA: http://www.youtube.com/watch?v=–hvtD7PC30

  • 07/02/11  
    Alessandro diz: 12

    @todos

    Muito obrigado pelos comentários. A experiência de vocês complementou muito bem o texto. Show de bola!

    Abraços,