Tabelinha para aprender Inglês apresentada no Jô Soares

Há alguns dias recebi vários emails pedindo a minha opinião sobre uma entrevista exibida no programa do Jô Soares. A entrevista apresenta um método “inovador” de ensino de inglês através de uma tabela elaborada por Dangelo Ciccarini. Antes de mais nada vamos assistir a entrevista:

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

O que mais me chamou a atenção foi o fato da metodologia ter sido adotada pelo estado do Rio de Janeiro para ensino da língua inglesa na rede pública. Isso realmente me preocupou! Como um estudo sem embasamento científico pode ser encarado com tamanha seriedade?

Gostaria de deixar claro que é impossível pronunciar as palavras do inglês baseando-se apenas na escrita, já que nesse idioma há uma desconexão entre escrita e pronúncia. Eu falei várias vezes aqui no EE que a melhor forma de aprender a falar inglês é ouvindo bastante. Há também um recurso muito útil para uma pronúncia perfeita: os símbolos fonéticos. Veja abaixo alguns links onde já abordei o assunto:

Eu poderia citar diversas outras falhas na metodologia apresentada. No entanto um vídeo no YouTube feito pelo prof. Lanzetti fez várias considerações sobre a metodologia. Eu aprendi muito com os vídeos, vale a pena assistir.

Vídeo resposta 1

Vídeo resposta 2

Vídeo resposta 3

Eu não quero entrar em nenhuma discussão sobre metodologias. No entanto gostaria alertar os leitores sobre essas metodologias apresentadas como inovadoras. Elas não funcionam! Se fosse tão fácil assim falar inglês, nós não estaríamos aqui nos dedicando tanto, não é mesmo?

Fica o recado:

Não acredite em milagres quando o assunto é idiomas. Lembre-se da frase, “No Pain No Gain” (Sem esforço não há recompensa).

Por fim agradeço a todos que participaram das discussões a respeito do tema em nosso fórum. Especialmente ao pondedaniel e ao agnoudo.

See you soon!

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

88 comentários

  • 31/08/10  
    Uindau diz: 1

    Extremamente pedante e deslocada a explicação do Lanzetti.

    O tal Ciccarini deixa extremamente claro que ele não pretende ensinar Inglês a ninguém,
    simplesmente propos uma tabelinha com regras práticas para aqueles que não sabem nada de inglês pronunciarem o som minimamente parecido com o correto, (suficiente apenas para ser compreendido).

    É evidente que não é assim que se, realmente, aprende uma língua, entretanto, ridículo mesmo é a tentativa empolada de discutir a validade um método que não se propõe a ser um curso de lingua.
    Não dá pra entender o que ele pretende, nem porque se sentiu tão incomodado com uma tabelinha besta feita para iletrados soarem menos ridículos.

    E agora, soando muito menos ridículo do que esta pseudo aula, que tenta caçar pelo em ovo.

  • 31/08/10  
    Monica diz: 2

    É lamentável que o Governo do Estado do Rio de Janeiro tenha caído no papo de jacaré deste Senhor.

  • 31/08/10  
    Adriano Acioli diz: 3

    Este caso me lembra muito as propagandas que circulavam nos anos 90 (e INCRIVELMENTE ainda passam nos shoptimes da vida) de “aparelhos milagrosos” que te deixam saradão enquanto assiste tv no sofázão huahauahua

    That’s true.
    No pain,no gain.
    Regarding not the physical thing alone ;)

  • 31/08/10  
    Esther diz: 4

    Não entendi nada sobre o método. As piadas sem graça do Jô Soares atrapalharam muito.

  • 31/08/10  
    Gênio Ferreira Araujo diz: 5

    Analisei o video do método e também vi a explicação das Respostas video 1,2 e 3. Apesar, de não entender sobre a origem da lingua e da linguagem e suas influências, falhas e objetivos; pude notar quão grande é a lacuna do conhecimento Dangelo Ciccarini sobre idiomas. Seria e é decepcionante definir a lingua como fórmula matemática.
    Agradeço ao Alessandro (coordenador) por nos presentear com esta informação, foi de muito proveito. Gracias! or Thanks!

  • 31/08/10  
    xrpb diz: 6

    Eu entendi que é um método prático para vendedores ambulantes facilitarem sua comunicação com gringos do Eua

  • 31/08/10  
    Larissa Goulart diz: 7

    É um desparate nos dias de hoje que uma pessoa diga isso na televisão, eu faço Letras – Ingles e essa pessoa não tem a minima noção de linguistica, fonetica e fonologia, depois se um aluno aparece em sala de aula combrando do professor que explique um som como o -th com fonemas do portugues? Ele vai dizer que -th tem som de f?

  • 31/08/10  
    Danilo diz: 8

    Uindau, você é parente do charlatão. O que o Lanzetti fez e o fez muito bem, foi desmacarar um expertalhão que está apenas pensando em ganhar dinheiro e fama com isso, não está nem um pouco preocupado com o ensino da língua inglesa. Como na própria entrevista que ele fez no programa do Jô, “produziu” um livro para “conquistar” clientes. O seu inglês deve ser maravilhoso, porque você achar que esta tabelinha “ajuda” alguma coisa, você está muito enganado….

  • 31/08/10  
    ICENAURO diz: 9

    hello my dear friends, actually , it is very difficult to learn english only listen to another people speaking, because we have to take the learnt (learned) new vocabulary and put in our conversassion to memorize, as my friend, the alessandro told us, no pain no gain, so my dear, i think that every ways it is very good, but remember only listening without speaking is very impossible to speak, we may only understand but how is it the convesassion?

    my msn is icenauro@hotmail.com and my skype icenaurorossini , and my orkut is naurorossini lets rejoice speaking together

  • 31/08/10  
    Ana Lúcia de Jesus Lopes diz: 10

    Acho que ele está fazendo como o livro que ele disse ter escrito e que na verdade enrolou muita gente. Resumindo a ópera “ENROLEICHAN”.

  • 31/08/10  
    Amanda Magalhães diz: 11

    biu-sai-nes
    Man, senti uma tremenda vergonha alheia pelo Dangelo…E coitada da educação brasileira, que no RJ adota esse tipo de método sem mínima comprovação científica, e que pode ser tão facilmente refutado por qualquer um que saiba falar inglês. Até mesmo por quem não sabe, na verdade: só ir em um dicionário online como o mostrado no vídeo e escutar a pronúncia correta.
    Que vergonha.

  • 31/08/10  
    ICENAURO diz: 12

    olha! sou professor de lingua inglesa, e trabalho sempre textos em ingles e faço algumas brincadeiras com musica e tambem lanço desafios tipo elaborar comandos em ingles para que os alunos executem, mas ainda sei que tenho que melhorar muito, embora eu ensine gramática, tento enfatizar conversação. mas seria muito complicado adotar um método deste, acredito que o ESTADO DO RIO terá um grande problema pela frente, pois no decorrer do tempo , este aluno prejudicado terá uma grande dificuldade para “desaprender o que aprendeu de forma errada” para começar novamente. acredito que a única explicação do estado adotar este método deva ser a copa do mundo e as olimpiadas que se aproximam” meu DEUS, esta é a educação que eles querem dar para os nossos filhos, e ainda baseados em trabalhos de pessoas que não tem know how.

  • 01/09/10  
    Jeane diz: 13

    Quanto ao “produto” que o Sr. Ciccarini está vendendo, não há nem o que discutir.: é puro lixo! Como já disse um dos participantes neste fórum, num primeiro momento me perguntei como o Jô perderia tempo entrevistando um charlatão, mas “as a second thought” eu acredito que o propósito do programa tenha sido trazer à tona uma questão grave na educação pública: que não há pessoas competentes e bem intencionadas nas políticas educacionais ao “negociar” com aquele senhor. Alguém conseguiu confirmar se é verdadeira a informação da compra daquele produto pela Secretaria de Educação do Estado do RJ? Eu estou tentando, mas sem sucesso. O que tenho percebido são muitas manifestações na Internet depois da entrevista daquele senhor no programa do Jô. Aproveito para agradecer ao EE por publicar a entrevista a os comentários do Prof. Lanzetti. Foi através do EE que fiquei a par dessa indecência e expus o caso na UFSC, onde sou graduanda em Letras Inglês.

  • 01/09/10  
    Junior diz: 14

    Esse cara é um mercenário, ele mesmo diz que não sabe se tirou os outros do sufoco mas ele saiu. Nada garante que o método dele nao seja mais um pra ganhar dinheiro. Muito provavelmente o é.

  • 01/09/10  
    Rafael Barasuol Rohden diz: 15

    Olá !!

    Gostei muito do video do Jô e na sequência as respostas ao video.

    Achei ridículo a proposta desse senhor entrevistado pelo Jô. Tanto que ninguém entende e nem presta atenção ao seu método.
    Fico surpreso pelo estado do Rio ter adotado este método.

    A única maneira de aprender é estudando.

  • 01/09/10  
    Anderson Ferreira diz: 16

    Como diversão foi legal….

  • 01/09/10  
    LUCIANO diz: 17

    Assiti a entrevista e confesso que fiquei bastante irritado com o Jô por não deixar o rapaz explicar, mas acredito que o jô viu que ele não passava de um charlatão e por isso ficou fazendo piada da entrevista! Achei que tinha tido dificuldade de aprender este método mais não! é que é impossivel mesmo.
    Agradeço a vocês vou repassar o video para outros !

  • 02/09/10  
    Edgar Santos diz: 18

    Todos as pessoas que sao seguidores do programa do Jo sabe que ele so tira chacota quando o assunto do entrevistado é de pouca relevancia como no caso dessa porcaria de programa. E logico que o Jo viu que isso é de uma ignorancia tremenda tanto que ele mesmo pergunta para o senhor Dangelo, com tom sarcastico: “Voce fala ingles?”
    E tem pessoas aqui que ainda defendem esse sistema de ingles totalmente frajuto. Mas eu digo para todos aqueles que seguirem esse programa vao aprender o ingles todo errado e nenhum nativo da lingua inglesa vai entende-los

  • 02/09/10  
    Adriano Acioli diz: 19

    acho que o Edgar tem uma certa razão,o gordo não tira tanto sarro com quem é sério de verdade.
    Não lembram da entrevista com o INRI CRISTO????? :P

  • 02/09/10  
    João de Jesus diz: 20

    Eu sou professor de Inglês do Ensino Médio e também pratico conversação com um amigo que já esteve inclusive nos Estados Unidos, quero parabenizar o brilhante trabalho do Fórum english expert e sobretudo as dúvidas que vocês nos esclarecem, parabens também a você Alessandro que tem sido espetacular.

  • 02/09/10  
    João de Jesus diz: 21

    Gostei do artigo e acredito ser muito importante os esclarecimentos e alertas dado por vocês. Parabens, fico feliz em ler os comentários que tem enriquecido-me enquanto professor e preocupado em aprender cada vez mais o universo da Lingua Inglesa.

  • 03/09/10  
    pedro vitor diz: 22

    eu concordo com a observação do doutor em linguística, ele está certo, senão em português, não saberíamos diferenciar, açai, assaí, ah! saí, assa aí, não existe uma fórmula existe sim a contextualização dentro de uma mensagem

  • 04/09/10  
    Renatho Souza diz: 23

    EE sempre pensando nos estudantes, e muito bom os avisos e demonstração desse metodo, fica ai para cada um tirar suas proprias conclusões, valeu Alessandro e a toda a equipe do EE, Alessandro so uma ideia , aparece em um video com Expert junior hehe.

    Abraços a todos.

    O que veio primeiro as regras ou a fala(lingua)?
    Regras gramaticais apenas seguem os hábitos dos falantes nativos.

    • 04/09/10  
      Alessandro diz:

      Renatho,

      Obrigado pelo comentário. Sobre o vídeo com o Experts Júnior, quem sabe no futuro. Ele ainda tá muito novinho!

      Abraços,

  • 06/09/10  
    edu diz: 24

    Observo tudo e retenho o que é bom

  • 06/09/10  
    Ana Carolina diz: 25

    Tenho que dizer uma coisa: como o Jô Soares é mal educado e sem graça ¬¬

  • 06/09/10  
    Marcos Gazzana diz: 26

    The interview was hilarious!!! The methodology is pathetic in my opinion.

  • 08/09/10  
    Luciano B. da Silva diz: 27

    Sou um estudante de informática e procuro como muitos o estudo da ligua inglesa para maiores chances no mercado e também estive pesquisando sobre o assunto tratado aqui.
    Há vários pontos para serem analisados nesta questão:
    1º O Jo Soares foi bastante infeliz na forma como conduziu a entrevista, o seu perfil sempre humorístico faz o diferencial em seu programa; houve um excesso, que acredito ele mesmo deve ter visto posteriormente.
    2º O Sr. Rafael Lanzetti assim como outros especialista parecem ter falado com bastante propriedade sobre o assunto (não sei com que nível de correção),embora com certo exagero em algumas colocações.
    3º Não sei se o método do Sr. Dangelo funciona, mas no mínimo merece estudo, pois de todas as palavras colocadas nos vídeos do seu site apenas a palavra LAW não teve uma pronuncia aceitável de acordo com a referência utilizada pelo Sr. Rafael (http://www.merriam-webster.com/dictionary/), que vejo ser a melhor.
    Como não consegui tirar uma conclusão definitiva sobre o assunto, estarei tentando nos próximos dias que algum programa de TV voltado a educação ou que ao mesmo que tenha interesse neste assunto possa convidar além dos Srs. Dangelo e Rafael outros especialistas no assunto; pois sem dúvidas é uma discussão que deve ser realizada, pois estamos diante de um método que pode ser utilizado ou totalmente evitado.
    Temos que começar a tratar o questão educação como sendo um direito do cidadão e não como uma questão comercial.

  • 08/09/10  
    Alexandre Fernandes diz: 28

    This english learning technique is just a pile of bullshit. To much bullshit.
    Unbelievable.

    Alexandre

    P.s. Guess we are learning better english right here in Rondonia than Rio de Janeiro.

  • 09/09/10  
    Pedro diz: 29

    É como dizem, a emenda sai pior do que o soneto.

    O método usado nas escolas já é ruim. Foca apenas na leitura e interpretação de texto e em decorar a estrutura das regras de gramática.

    A maioria dos alunos mal aprende o significado das palavras. Que dirá, a pronúncia.

    Aí o cara chega falando:
    – Pior que tá não fica, testa o meu método.

    No mais, é como o Alessandro falou, escute bastante o inglês.

    Abraço.

  • 10/09/10  
    Julia diz: 30

    O Sr. Lanzetti está tão preocupado em apontar os defeitos do metódo mais que furado do Ciccarini, os erros cometidos por ele e a falta de conhecimentos demonstrada, que o próprio Lanzetti não percebeu que deu uma informação absurdamente equivocada! Ele quis citar como exemplo (no vídeo resposta 1 9:15) a palavra francesa “eau” que significa água, mas soletrou da seguinte forma: e-a-u-X !!! de onde esse homem tirou esse X pelamordedeus??? Não se deu ao trabalho sequer de olhar o dicionário!

  • 12/09/10  
    Rodrigo diz: 31

    Parafraseando o Treco, narrador do Mundo Canibal: “Jesuuuuus!”

    Vc vê a entrevista conduzida pelo Jô e não percebe o tamanho da gravidade. Aí alguém resolve desmistificar o negócio e percebe o quão desastroso é o tal trabalho desse vendedor.
    Charlatão ou um ignorante por completo. Das duas, uma. E tratando-se de um vendedor…

    Não me surpreendo pelo fato de um governo desse país ter adotado bizarrices desse tipo. Não foi a primeira e não será a última vez que isso acontecerá.

    Isso fez me lembrar de uma piada:
    Lula chega na Suíça e começa a conversar com o presidente suíço. Papo vai, papo vem, ele pergunta ao presidente:
    – Mas rapaz, até hj não entendo uma coisa: pq existe Marinha em seu país se nem mar vcs possuem?
    E o suíço:
    – Pelo msm modo que vcs possuem Ministério da Educação!

    Eeeta Brasiiil!

    PS: É da minha cabeça ou o Jô tá cada dia mais insuportável? Deus me livre, aff…

  • 16/09/10  
    Christiane Alberta diz: 32

    Pelo amor de Deus!!!!
    Vai estudar fonética e fonologia e linguística!!!!
    Quanta abobrinha!!!! abriram a porta do inferno!

  • 16/09/10  
    Christiane Alberta diz: 33

    Uma coisa dessas é nada mais do que ultrajante!!
    Professor não é mais respeitado nesse país…

  • 24/09/10  
    Dicas de Inglês - Mitos e Verdades no Aprendizado de Inglês – Parte 3 de 3 diz: 34

    […] a linguistic mess”, pois é repleta de exceções e inconsistências fonéticas. Compilar, hoje, uma tabela que proponha uma fórmula para a pronúncia de qualquer palavra em inglês e que parta do…. Para aprender a pronúncia de uma língua como o inglês, a maneira mais prática é ouvir a […]

  • 26/09/10  
    Fatima Fontenelle diz: 35

    aahhhaah que cara de pau, eu ainda nao tinha visto esse video, dei muta risada, mas eh claro que eh uma vergonha tudo isso.
    Gente eu vivo aqui em Los Angeles ha 2 anos e ainda nao sei falar ingles. Nao aprendi so falando com nativos pq tem inumeras maneira de falar, nem so pela internet, resultado entrei num curso pra falar corretamente pq nao basta pronunciar as palavras. mamma santa que horror. abracos a todos

  • 26/09/10  
    Fatima Fontenelle diz: 36

    Essa piada ai com o Lula eh muito boa ahaahhahh,
    preciso vir neste site mais vezes.
    Nao entendi uma coisa, o professor se da ao trabalho de esclarecer os erros do cara de pau e ainda encontra pessoas para critica-lo porque ele nao soletrou correto a palavra em frances ahaahahah esse povo que mentalidade.

1 2