Técnicas de Leitura em Inglês para o Vestibular

Não sei se todos aqui escolhem inglês no vestibular como língua estrangeira. Se você escolhe, você acha difícil entender o texto? E as questões? A dica de hoje serve tanto para vestibulandos quanto para quem quer melhorar a compreensão do inglês escrito.

Durante a prova do vestibular não há muito tempo para resolver as questões, então você não pode gastar todo o seu tempo somente no texto de inglês, porque você vai perder minutos preciosos que poderiam ser gastos em questões mais complicadas. Aqui vão algumas dicas de como interpretar um texto de forma rápida:

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

Compreensão Geral: Se você não sabe o significado de uma palavra, tente descobrir pelo contexto, em uma compreensão geral, ou tente descobrir através de uma dedução. Não gaste seu tempo tentando lembrar o que uma palavra isolada significa.

Cognatos: Os textos normalmente apresentam uma boa dose de cognatos, ou seja, aquelas palavras que são muito parecidas com as do nosso idioma. Os cognatos verdadeiros ajudam na compreensão do texto, mas é bom ficar atento para os Falsos Cognatos, é sempre bom conhecer aqueles mais comuns.

Scanning: Se você tiver tempo pode fazer um scanning, que consiste em ler o texto cuidadosamente, rastreando tudo que você acha que é importante, todo parágrafo ou linha.

Skimming: Se você não tiver com muito tempo, é conveniente só “passar o olho” pelo texto, identificando o tema e as principais palavras.

Palavras Repetidas: Algumas palavras aparecem muitas vezes no texto, se isso acontece é porque provavelmente ela é importante para a compreensão.

Informações Adicionais: Os dados contidos no texto são importantes. Dê atenção para os gráficos, datas, citações e períodos. Todos os elementos visuais e pistas tipográficas são úteis. Títulos, subtítulos, sempre mostram a proposta principal do texto.

Se você usar essas dicas terá mais chances de se dar bem em um vestibular ou na leitura diária. Textos em inglês não são nenhum bicho de sete cabeças, você não tem que entrar em pânico toda vez que encontra um.

Espero ter ajudado, bons estudos e até a próxima!

Sobre a Autora: Fernanda Castro tem 15 anos e ama o idioma inglês, ela acredita que é importante conhecer a língua inglesa para uma boa comunicação. Estuda inglês por conta própria.

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

25.jpg

Autor Convidado

Este artigo foi escrito por um Autor Convidado do English Experts. Confira o nome do autor no rodapé do texto acima. Seja um colaborador, clique aqui e saiba como participar.

18 comentários

  • 14/03/11  
    yasmim gabryelle s. santos diz: 1

    brocou esse site encinou muito para o meu cursinho pre vestibular

    • 14/03/11  
      Alessandro diz:

      Yasmim,

      Obrigado pelo comentário. Se me permite, ensino é com S. Não entendi a primeira palavra do seu comentário também.

      É sempre bom reler o que escreveu antes de enviar. Fica a dica.

      Abraços,

  • 14/03/11  
    Bruna Dutra diz: 2

    Pequena correção: As técnicas de SKIMMING e SCANNING são muito parecidas, e as duas involvem uma leitura rápida, dinâmica. Mais especificamente, SKIMMING: procurar as ideias principais do texto; SCANNING: procurar palavras ou partes de informação relevantes (respostas das perguntas, por exemplo).
    Parabéns pelo artigo, Fernanda.

    • 14/03/11  
      Fernanda diz:

      Bruna Dutra,

      Talvez coloquei o conceito de forma confusa, mas tentei expressar que o SCANNING é uma forma mais minuciosa que o SKIMMING.

      Obrigada pela contribuição.

  • 14/03/11  
    João B. L. Ghizoni diz: 3

    Estudei muito sobre leitura no meu mestrado e trabalhei com Inglês Instrumental por alguns anos. Tenho que parabenizar a Fernanda pelo post. Você vai longe, menina! Parabéns ao blogue também!

    • 14/03/11  
      Fernanda diz:

      João B. L. Ghizoni,

      Muito obrigada. Acho que não é a primeira vez que você me elogia, e é muito gratificante ler isso, me incentiva a estudar e melhorar a cada vez mais!

  • 14/03/11  
    Simone diz: 4

    Gostei mto desse texto!
    Estou estudando nos USA e nos exercicios de leitura sempre tem no anuncio “scan” ou “skim” o texto abaixo…eu nao sabia a diferenca e sempre lia o texto cuidadosamente…na aula passada a professora explicou a diferenca e hj recebi as divcas. :)
    Thanks English experts

    • 15/03/11  
      maria do CEU diz:

      As dicas sobre scan e skim são ótimas mas não encontro textos para interpretar na internet. Vc pode enviar alguns para mim?

    • 15/03/11  
      Alessandro diz:

      Maria,

      Basta você acessar páginas de notícias. Confira algumas:

      http://www.nytimes.com/
      http://www.cnn.com/

      Bons estudos!

  • 14/03/11  
    Marcio Rodrigues diz: 5

    Dica muito boa pra mim, pois estou aprendendo a ler e cada dia leio um pequeno texto que recebo por email. Parabens Fernanda!!!!

    • 16/03/11  
      Fernanda diz:

      Marcio Rodrigues,

      Obrigada, espero que a dica te ajude! Se hoje você está praticando com textos pequenos, não tenha medo ao fazer a transição para um texto grande. Dica: site de notícias são ótimos para treinar leitura.

  • 15/03/11  
    Eryck diz: 6

    Vc só tem 15 anos.
    E escreve muito bem.
    Parabéns.
    Muito boa a dica.
    Pra quem procura algo pra ler.
    Sugiro um site da BBC.
    No qual eles selecionam algumas notícias.
    E explicam algumas expressões.
    http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/language/wordsinthenews/

  • 15/03/11  
    Gênio diz: 7

    Parabéns Fernanda,
    gostaria de pedir alguns contatos, caso tenham principalmente conta no facebook, msn. Acredito eu que, esta é uma forma de aprender o idioma, por meio de conversas on-line. (Eu sei do chat do blog, mas espero o contato mais firme e conciso).

  • 19/03/11  
    zaira mirlene diz: 8

    Obrigada pelas dicas. Costumo falar sobre textos em Inglês e como compreendê-los , com meus alunos. E percebi que não estou muito fora do contexto, pois o que comentaste é o que, na sua maioria, falo também. Parabéns, também comecei a me interessar pelo Inglês mais ou menos nesta idade e as músicas dos Beatles foram fundamentais. Sucesso.

  • 19/03/11  
    angela camargo diz: 9

    Garota, fiquei admirada com sua desenvoltura.
    Tenho sobrinhas com sua idade e passarei a elas este contato. Parabéns.

  • 27/05/11  
    Inglês para Vestibular diz: 10

    […] Site English Experts: Técnicas de Leitura em Inglês para o Vestibular. […]