Tempos Verbais em inglês

É muito comum ouvir pessoas dizendo que os tempos verbais em inglês são mais fáceis que em português. Mas, como concordar com isso sem saber cada um deles na língua inglesa? Confira neste guia o que você precisa saber para entender o básico dos tempos verbais em inglês e, se desejar aprofundar no assunto, confira o link nos tópicos e estude cada um detalhadamente.

Índice

Simple Present (Presente Simples)

O Presente Simples (Present Simple ou Simple Present) é utilizado para se referir ao estado permanente das coisas ou fatos, que são considerados verdadeiros no tempo presente. É também usado para transmitir verdades universais. Além disso, utilizamos o Presente Simples para falar de coisas em geral, que acontecem o tempo todo ou repetidamente (hábitos e rotinas).

Saiba mais: Simple Present: O Guia Definitivo

Voltar ao índice

Present Continuous (Presente Contínuo)

O Presente Contínuo (Presente Progressivo, Present Continuous) é utilizado para se referir a acontecimentos que estão em progresso ou acontecendo no exato momento da fala. É usado também para descrever ações que são repetitivas, mas temporárias.

Saiba mais: Present Continuous: O Guia Defintivo

Voltar ao índice

Past Simple (Passado Simples)

O Passado Simples (Past Simple ou Simple Past) é um tempo verbal utilizado para se referir a um tempo passado sem qualquer influência ou conexão com o presente. Pode ser usado também para se referir a acontecimentos ou estados isolados e habituais no passado. O Simple Past é um passado definido, portanto podemos precisar quando uma ação ocorreu, seja através de expressões de tempo, seja estando implícito na situação.

Saiba mais: Past Simple: O Guia Definitivo

Voltar ao índice

Past Continuous (Passado Contínuo)

O Passado Contínuo (Passado Progressivo, Past Continuous ou Past Progressive) é um tempo verbal que pode se referir geralmente a eventos em progresso por volta de um determinado momento no passado, enfatizando a natureza temporária da situação. Além disso, pode ser usado para se referir a acontecimentos no tempo passado que estão ocorrendo como plano de fundo (ou sendo contexto para uma história) para outros acontecimentos que os interromperam.

Saiba mais: Past Continuous: O Guia Definitivo

Voltar ao índice

Present Perfect (Presente Perfeito)

O Presente Perfeito (Present Perfect) é um tempo verbal utilizado para se referir a eventos que ocorrem em um período de tempo passado que conecta com o presente, ou seja, é quando o falante considera que um evento ainda é, de alguma forma, relevante ou importante para o momento da fala. Esse tempo verbal não é específico e pode ser indicado explicitamente (através de alguma expressão de tempo) ou implícito na situação.

Saiba mais: Present Perfect: O Guia Definitivo

Voltar ao índice

Present Perfect Continuous (Presente Perfeito Contínuo)

O Presente Perfeito Contínuo (Presente Perfeito Progressivo, Present Perfect Continuous ou Present Perfect Progressive) tem a função de se referir a acontecimentos que foram encerrados recentemente ou que acabaram de parar. Também pode se referir a acontecimentos que se iniciaram no passado e ainda estão acontecendo, exercendo grande poder de ênfase no acontecimento em si, sugerindo esse estado temporário das coisas.

Saiba mais: Present Perfect Continuous: Como utilizar

Voltar ao índice

Past Perfect (Passado Perfeito)

O Passado Perfeito (Past Perfect) é um tempo verbal usado para se referir a eventos que ocorrem em um período de tempo passado que conecta com um outro ponto do passado. Dessa forma, o Passado Simples é o ponto de partida e o Passado Perfeito se refere aos acontecimentos que ocorreram antes desse ponto. Além disso, o Passado Perfeito pode ser usado no Reported Speech e Third Conditional.

Saiba mais: Past Perfect: O Guia Definitivo

Voltar ao índice

Past Perfect Continuous (Passado Perfeito Contínuo)

O Passado Perfeito Contínuo (Passado Perfeito Progressivo, Past Perfect Continuous ou Past Perfect Progressive) tem a função de se referir a eventos em andamento que não se finalizaram antes de outra ação passada acontecer. Possui tabém a função de dar ênfase na duração da ação e, acima de tudo, essa ação nunca ocorre até o momento da fala, portanto, restringe o acontecimento apenas ao passado.

Saiba mais: Past Perfect Continuous: Como utilizar

Voltar ao índice

Simple Future (Futuro Simples)

O Futuro Simples (Future, Simple Future ou Future Simple) é um tempo verbal utilizado para falar de ações, intenções, planos, previsões ou decisões futuras. Por não haver uma terminação específica para o futuro, usamos will e going to. O going to indica um maior envolvimento da parte do falante no processo de decisão e é normalmente usado quando há alguma evidência externa do que foi dito. Will indica um futuro mais incerto e é normalmente usado quando a evidência não é tão óbvia ou quando o que foi dito é baseado apenas em julgamentos e opiniões.

Saiba mais: Futuro em inglês explicado detalhadamente

Voltar ao índice

Future Continuous (Futuro Contínuo)

O Futuro Contínuo (Futuro Progressivo, Future Continuous ou Future Progressive) é um tempo verbal que se refere a situações que estarão em progresso em um período de tempo (específico ou implícito) no futuro. Além disso, é usado também para falar de ações completas no futuro.

Saiba mais: Future Continuous: O Guia Definitivo

Voltar ao índice

Future Perfect (Futuro Perfeito)

O Futuro Perfeito (Future Perfect) é usado para se referir a uma ação já estará completa antes de um certo período de tempo no futuro.

Saiba mais: Future Perfect and Future Perfect Continous

Voltar ao índice

Future Perfect Continuous (Futuro Perfeito Contínuo)

O Futuro Perfeito Contínuo (Futuro Perfeito Progressivo, Future Perfect Continuous ou Future Perfect Progressive) indica que um acontecimento estará em progresso em um determinado momento do futuro e, além disso, destaca a duração do acontecimento.

Saiba mais: Future Perfect and Future Perfect Continous

Voltar ao índice

Espero que tenha gostado.
Bons estudos!

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

37.jpg

Camila Oliveira

Camila gosta de viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, ouvir música, sentir aromas, degustar sabores, saborear a vida, aprender novos idiomas. Não quer criar raízes, pois sabe onde é o seu lugar: o mundo.

14 comentários

  • 07/06/16  
    Raphael Pires Filho diz: 1

    Loved it! Thank you!

    • 09/06/16  
      Camila Oliveira diz:

      Hey Raphael, what’s up? Thank you for the comment!

  • 07/06/16  
    Supper diz: 2

    Very good! Tks for it.

  • 08/06/16  
    Taís Nascimento diz: 3

    Thank you! Very good! You could add examples after description. It would be even better!

    • 09/06/16  
      Camila Oliveira diz:

      Hey Thais, thank you for the suggestion, once you click on the links “saiba mais” you can find some examples =P

  • 08/06/16  
    Sila diz: 4

    Thank you! Very good!

    • 20/06/16  
      Camila Oliveira diz:

      Hey Sila, thank you for the comment!

  • 08/06/16  
    Luiz Carlos Ribeiro diz: 5

    This,help us,thankiu.

  • 12/06/16  
    amandio ndloze diz: 6

    Thank you teacher for your help, i am learning too much

    • 20/06/16  
      Camila Oliveira diz:

      Hey you, thanks a bunch!

  • 17/06/16  
    Fabio Lino Brasilei diz: 7

    I’d like to thank you for this article. It’s so important to improve our knowledge all the time.

    • 20/06/16  
      Camila Oliveira diz:

      Hey Fabio, what’s up? Thank you for the comment! =)

  • 26/07/16  
    Everton15 diz: 8

    O inglês que aqui é ensinado, é americano ou britânico?

    • 27/07/16  
      Alessandro Brandão diz:

      Everton,

      Nossas dicas se aplicam ao inglês de forma geral. Quando alguma palavra ou expressão é mais utilizada em determinada região informamos no post.

      Obrigado pelo comentário.

      Bons estudos!