Turbinando seu inglês com a técnica “Shadowing”

Antes de tudo eu agradeço pelo feedback no meu último artigo. Para aqueles que ainda não leram, aqui está o link: ZPD: seu professor sabe o que é isso e você também deveria saber.

Hoje vou apresentar uma técnica chamada shadowing.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Que nome estranho é esse?

Como já deu para notar shadowing vem da palavra shadow que, em português, é equivalente à “sombra”. Essa técnica (considerada ainda experimental) vai ajudar você a trabalhar e desenvolver sua pronúncia, ritmo e entonação, que são, por sua vez, três importantíssimos componentes para aqueles que buscam a tão sonhada fluência, ou seja, vai contribuir para que você soe mais natural ao falar Inglês.

Vamos entender, de fato, do que se trata o shadowing.

Shadowing é uma técnica onde você pratica repetindo/seguindo o locutor (speaker) praticamente ao mesmo tempo, ou seja, como uma sombra, daí o nome shadowing. Trata-se de algo diferente da técnica comum de repetição (onde você escuta e depois repete), pois você deve esperar até o fim da frase para então repeti-la; com o shadowing você deve repetir “simultaneamente” ao locutor.

Essa técnica funciona com qualquer conteúdo em inglês, basta você escolher um fragmento de vídeo ou áudio de sua preferência como uma cena de um filme ou série (por exemplo o filme The Matrix), pois há vários diálogos interessantes. Recomendo o uso de transcript para acompanhar nas primeiras tentativas. Se você é iniciante recomendo diálogos mais simples e de fácil compreensão.

Matrix pilula azul e vermelha

Onde posso achar conteúdo para praticar? Confira algumas recomendações abaixo:

O Youtube também é um excelente recurso para encontrar conteúdo para a prática do Shadowing, corra atrás!

Não se preocupe se você não conseguir nas primeiras tentativas (as minhas foram frustrantes, mas depois de muita insistência eu consegui). Seja persistente até que, também, consiga “pegar o jeito da coisa”. Os resultados podem ser bastante compensadores.

Seguem dois links com mais informações sobre o assunto (está em inglês):

Agora um vídeo explicativo onde é mostrada a técnica sendo executada (também em inglês, mas ele fala bem devagar). Para ir direto à dica pule para o minuto seis.

Se você recebeu esta dica por email e não conseguiu ver o vídeo acima clique aqui para assistir.

That’s it folks, I hope you enjoy the tip!
See you!

Sobre o Autor: Meu nome é Marcos Paulo Moreira, me graduei em Letras recentemente, sou Professor de Inglês em uma pequena escola de cursos aqui na minha cidade (Anápolis-GO). O Inglês entrou na vida por acaso quando ainda era criança e não saiu mais, hoje vejo que aprender sempre foi algo prazeroso para mim, o simples conhecimento por conhecimento, sendo este um dos motivos de ter me tornado professor.

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

25.jpg

Autor Convidado

Este artigo foi escrito por um Autor Convidado do English Experts. Confira o nome do autor no rodapé do texto acima. Seja um colaborador, clique aqui e saiba como participar.

21 comentários

  • 28/05/14  
    Dionatan diz: 1

    It seems to be interesting, i’m going to try it!

    Thanks for the tip!

  • 28/05/14  
    lordtux diz: 2

    Eu recomendo esse site
    http://www.elllo.org/

    Ja venho fazendo isso a um tempo junto com outras tecnicas e ajuda a melhorar muito o listening, o bom desse site é que da para ter audios de determinadas nacionalidades então dá para cobrir uma gama enorme de sotaques.
    E tudo gratuito.

  • 28/05/14  
    Fabio diz: 3

    Eu ja praticava o shadowing sem saber que de fato era uma técnica conhecida. Tenho alguns audio books e revistas speak up que faço isso. Eu gravo minha voz fazendo shadowing pra depois ouvi-la com o texto novamente.

  • 28/05/14  
    Jonata fontela diz: 4

    Que legal,as vezes eu faço isso e nem sabia que era uma tecnica tao boa..rsrsrs e que eu costumo escutar os mesmos podcasts varias vezes entao eu acabo decorando e tento falar ao mesmo tempo,so que e muito dificil!!!mas vou me esforcar pra melhorar!

  • 28/05/14  
    Bruno Leoo diz: 5

    This is Good, I do this every time i watch Daenerys speak in GOT.
    “Keep the good work “.

  • 28/05/14  
    antonio Raul diz: 6

    thanks, i think it’s good to be in.

  • 28/05/14  
    Tawane diz: 7

    Very interesting!

  • 28/05/14  
    Rose diz: 8

    Good idea! I will try!
    Thanks a lot

  • 28/05/14  
    Ivan diz: 9

    Cool to know, because I do it with the learning guide of the eslpodcast.com.

  • 29/05/14  
    lary diz: 10

    i can only find the best english tips here <3

  • 29/05/14  
    Gabriela Carvalho diz: 11

    Muito obrigada pela dica valiosa.Vou pratica-la!

  • 29/05/14  
    Marco Polo diz: 12

    Marcos, fantástico o seu trabalho. Parabéns! Vou praticar muito. Abs. Marco Polo

  • 29/05/14  
    Maria de Fátima Paiva diz: 13

    Interessante!!! Gostei!

  • 29/05/14  
    Caio diz: 14

    Marcos, excelente tópico. Quem gosta de cantar junto com a música meio que faz isso e trazer essa prática para os estudos é muito interessante e certamente compensadora. Obrigado por compartilhar.

  • 30/05/14  
    Teresa diz: 15

    Dica excelente, eu já fazia isto sem saber sequer que era uma técnica e, principalmente que tinha um nome. Thank you a lot!

  • 02/06/14  
    Mauricio diz: 16

    Depois que eu descobri o english experts minha relação com o inglês melhorou muito, agora ficou mais fácil aprender inglês, coisa que odiava.

    Sou muito grato pelas dicas dadas por vocês.

  • 03/06/14  
    Terezinha de Jesus Coelho Carmo diz: 17

    Gostaria muito de ingressar no inglês .Sou habilitada em letras e meu conhecimento é muito pouco mais gramatica, quero ser fluente….

  • 03/06/14  
    Jander diz: 18

    Olá, muito obrigado pelas dicas.
    Parabéns pelo trabalho!

  • 07/06/14  
    Stan diz: 19

    AS MÚSICAS/LETRAS DOS INSUPERÁVEIS “BEATLES” SERIAM UMA ÓTIMA MANEIRA DE POR EM PRÁTICA A PRONÚNCIA DA L.INGLESA….ALÉM SE SEREM SIMPLES, SÃO LINDAS…
    GOOD LUCK EVERYONE!!!

  • 15/07/16  
    Alexandre Nery diz: 20

    Muito legal, Mr. Moreira! Nunca tentei esta técnica, a não ser com músicas, e é bastante divertida. Eu assisto várias séries, e agora pretendo praticar o Shadowing para aprimorar meu Speaking e Reading. Thank you for the tip!

  • 21/08/16  
    Iza224 diz: 21

    Que legal, eu já fazia. Comecei a praticar essa técnica depois de ler o Kit de estudo de inglês, que é ótimo e turbina o seu inglês. Vou começar sem o script, é mais difícil realmente. Sinto dificuldade fazer o link das palavras, porque tem palavras que se omitem ou mudam, normalmente quando um nativo fala. Pratico essa parte com a Rachel’s English, mas alguém tem alguma dica pra essa parte?