Vamos aprender Espanhol juntos?

Caros leitores! É indiscutível a importância do inglês na nossa vida pessoal e profissional. Para nós brasileiros, com a aproximação Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016, ficou ainda mais importante falar um segundo e até um terceiro idioma.

Por conta da forte influência dos EUA e da Europa em nossa cultura, tendemos a dar mais ênfase ao inglês. No entanto, eu venho sentido a necessidade de também aprender o Espanhol. Confesso que nunca movi uma palha para aprender esse idioma, mas agora quero mudar essa realidade.

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

O Brasil é cercado por países que tem o Espanhol como idioma oficial, no entanto ignoramos isso. É como se o nosso país estivesse de costas para a América Latina. Quem já viajou para Argentina ou foi conhecer Machu Picchu sabe que o Portuñol não basta.

Para que esse bla bla bla todo Alessandro?

É o seguinte, gostaria de convidar todos os leitores do EE para acompanhar o meu aprendizado de espanhol no blog dicasdeespanhol.com.br. Talvez seja interessante mesmo para quem não tem quer aprender esse idioma agora. O fato é que, a metodologia que vou utilizar é baseada nos erros e acertos que tive durante o meu aprendizado de inglês.

Passo a passo vamos evoluindo juntos. Quem quiser poderá utilizar os meus passos no Espanhol para fazer o mesmo com o inglês.

O meu objetivo é claro: quero conseguir ser capaz de me comunicar bem em espanhol até o 31/12/2010. A meta é ousada, mas se não sabemos onde queremos chegar qualquer lugar serve, não é mesmo?

Já comecei:

Passo 1: Acostumar seus ouvidos ao novo idioma

Espero que as dicas lá no Dicas de Espanhol sejam úteis. Você deseja aprender espanhol? Qual a sua meta? Senão, qual a sua meta com relação ao inglês?

¡Hasta luego!

Ps.: Colaborações são muito bem-vindas, saiba como colaborar com o Dicas de Espanhol.

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

52 comentários

  • 04/08/10  
    Flávia Magalhães diz: 1

    Anotado na agenda: cobrar do Alessandro um podcast especial de “Feliz 2011”, 100% en español. ok? ;)

    • 04/08/10  
      Alessandro diz:

      Flávia,

      Fica combinado então.

      Abraço

  • 04/08/10  
    Eduardo Silva diz: 2

    Hi Alessandro!!

    Ótima idéia essa que você teve. Interessante é que você teve a iniciativa de compartilhar a sua meta com todos os leitores do English Experts. Assim como você, nunca tentei aprender, mas estou interessado e achei muito bom saber que poderei ter uma espécie de acompanhamento enquanto aprendo por conta própria. Estou inscrito no Livemocha, mas ainda não tive tempo de acessar…
    No fim, gostaria de deixar uma sugestão: Já que você tem o English Experts, por que não ter o Spanish Experts ou algo assim daqui algum tempo?
    Também tentarei me comunicar o melhor possível até o último dia do ano! Boa sorte!

  • 04/08/10  
    Eduardo Silva diz: 3

    hehehe…

    desculpe-me. Fiquei tão empolgado com sua iniciativa que não vi o link. Você já tem um blog para dicas de espanhol.. hehe Muito bom, Alessandro!

  • 04/08/10  
    Jackson Bagatoli diz: 4

    Faz tempo que estou adiando a hora de aprender um novo idioma de verdade, pegar firme mesmo, além do Inglês (Intermediário), minha descendência é italiana, mas não gosto de Italiano. I’ll give it a try to Spanish, then :)

    Thank you for encouraging us, Alessandro.

  • 04/08/10  
    Leonardo Souza diz: 5

    Ótima notícia!
    Tbm quero aprender espanhol, mas ando sem tempo pra cursos.
    Vou acompanhar o site :D

    Abraço

  • 04/08/10  
    Tiago diz: 6

    RSsrsrsr… sera que vou embarcar nessa tambem?
    Bem, nao tenho nada perder.

    Uma questao basica, o espanhol da pra confundir com as palavras portugues brasileiro, na hora de escrever.

    Se nao virara um portunhóinglish. Que cousa!

    Abraços

  • 04/08/10  
    Tiago diz: 7

    Aprender espanhol e italiano é mais facil. Por ser parecido com nosso idioma.

    Sucesso a todos que desejam aprender espanhol.

    Abraços

  • 04/08/10  
    Karen diz: 8

    Parabéns pela iniciativa, Alessandro!

  • 04/08/10  
    Luciana diz: 9

    Oi Alessandro. Importantíssima sua observação!!! Sou química, mas sempre estudei inglês e sou apaixonada pelo idioma…..também nunca me esforcei para aprender espanhol, até que…………….a um ano mudei de emprego e o diretor é argentino, ou seja, obrigatoriamente, tive que acostumar com o espanhol que eu ainda não sei falar.
    Vou acessar seu blog e assim como você, quero muito me comunicar bem em spanish até o final deste ano……… Let’go!!!

  • 04/08/10  
    Rafael Carvalho diz: 10

    Pessoal, é a primeira vez que participo com comentários, apesar de acompanhar o blog há muito tempo!

    Eu estudei inglês a minha vida toda e ano passado fiz uma resolução igual ao Alessandro. Então desde Janeiro venho fazendo aulas e estudando espanhol por conta.

    Posso dizer que o estudo de uma outra língua me ajudou a lembrar muita coisa do inglês, principalmente gramática, pois durante as aulas fico lembrando como seria o mesmo exemplo em inglês.

    Para contribuir, tem um blog que acompanho que é bem bacana. Ele dá dicas de Espanhol em Inglês!! No fim das contas dá pra treinar as duas línguas a mesmo tempo! É só queimar um pouco mais a cachola! rsrsrs

    http://www.es-xchange.com/

    Espero ter contribuído! Abraços

  • 04/08/10  
    marineide borges da costa diz: 11

    Oba! adorei a ideia!
    Converso com amigos virtuais de honduras,Venezuela,Haiti,Espanha entre outros, a maioria fala espanhol,foi atraves desses bate papos que senti a necessidade de saber mais sobre o idioma.
    Sua ideia veio a calhar,enquanto nao posso pagar um curso.

  • 04/08/10  
    Elaine diz: 12

    Isso é otimo…Nunca estudei espanhol na minha vida inteira, no colégio escolhiamos o que queriamos estudar( ingles ou espanhol)…eu sempre escolhi ingles…só que a partir desse semestre vou ter que estudar, nem posso mais escolher,o colégio está passando a dua línguas pq no vestibular serao as 2 tambem…Entao pq nao aproveitar esse embalo, nao é mesmo?!? … Obrigada entao por sua iniciativa!

  • 04/08/10  
    Jumiut diz: 13

    Mas será que estudar as duas línguas não vira uma confusão? Tenho receio de acabar não estudando nenhuma direito, teria que ter disciplina ao dobro, já que por conta própria disciplina é primordial…

  • 04/08/10  
    BrunoCosta diz: 14

    Muito bom aprender idiomas além do inglês!Eu tive desde pequeno o meu primeiro contato com o espanhol,quando comprei com meu pai um curso de espanhol nas bancas,é aquele tipo de curso semanal, muito bacana!Isso foi aos meus doze anos.Hoje,passados quase nove anos eu não avancei muito por descomprometimento,mas sempre é hora!

  • 04/08/10  
    Marcelo Henrique diz: 15

    ¡Hola, Alessandro!

    Me gustó mucho tu iniciativa. Ya sé un poco de español, pero no todo. Ahora estoy aprendiendo inglés, y creo que yo va demorar mucho a aprender inglés.

    Por eso, estaré leyendo algunos de los “posts” del Dicas de Espanhol. Creo que esto va ayudarme mucho a aprender mejor el español.

    Aún, no tengo meta para aprender inglés o español, yo voy aprendiendo cuando puedo.

    Sin embargo, muchas gracias por la iniciativa.

    Espero que tú consigas comunicarse bien en español hasta el fin del año.

    ¡Buena suerte!

  • 04/08/10  
    Adriana diz: 16

    ahhhhhhh!/eeeeeeeeh!
    finalmente alguem resolve agarrar com unhas e dentes essa lingua que de tão parecido com o portugues, achamos que nao vale a pena estudar.
    (eu achava isso!)
    Já me matriculei 3 vezes em cursos de espanhol e nunca cheguei a lugar algum. Depois que adquiri a fluencia em ingles, parece que isso bastou!
    Gostei tanto do que vc escreveu… e da meta!
    Que vou fazer dessa a minha também.
    Vamos aprender juntos!
    Ja curto o EE e agora espero por mais outro sucesso seu!

    boa sorte! Ou melhor: buena suorte( assim mesmo, bem portunhol… pra gente nunca mais escrever assim!)

  • 04/08/10  
    Luci diz: 17

    Olá Alessandro.
    To com vc nessa aventura. Eu nunca fiz curso de espanhol, mas de tanto conversar com nativos do idioma pela net e ler LA PALABRA DEL DIA q recebo por email do http://www.elcastellano.org/palabra.php acabei aprendendo, mas sei q ainda tenho muito a aprender. Vou me inscrever tbm pra receber suas dicas. Boa sorte pra nós! Um forte abraço.

  • 04/08/10  
    Conceição Silva diz: 18

    Excelente ideia!
    Há algum tempo também tenho me dedicado ao estudo do espanhol. Já tenho conversado por escrito com alguns nativos; já consigo isso com certa familiaridade. No entanto, ao tentar falar ao telefone ou mesmo em uma chamada de vídeo pelo msn, a coisa fica difícil, por que os nossos ouvidos ainda não estão acostumados à modalidade falada da língua. Algumas palavras são bem mais simples de identificar, outras não.
    Mas isso significa que à medida que treinarmos mais nossos ouvidos isso vai se tornando cada vez mais familiar.
    Um grande abraço a todos.

  • 04/08/10  
    João B. L. Ghizoni diz: 19

    I taught myself both English and Spanish (then I took courses to improve my knowledge of both languages), and I hope to be able to to drop by your site frequently. Good luck everyone!

  • 04/08/10  
    Marco Brainiac diz: 20

    Olá Alessandro,

    Já tinha ouvido vc comentando em algum podcast. eu imaginava que faria algo parecido com o EE.

    O Espanhol é mais simples que o Inglês, creio que em pouco tempo conseguirá com todo seu empenho.

    Pretendo voltar a estudar o espanhol no fim do ano quando alcançar um nivel melhor no Inglês.

    Existe uma coleção legal de cds que vinham no jornal Folha de SP, caso queira conversar só me passar um email.

    Tenho certeza do seu sucesso,

    Abraço

  • 04/08/10  
    VANDERLEI D.VIEIRA diz: 21

    Oi Alessandro, gostei da idéia, chega de falar portunhol, estou pronto para receber teus ensinamentos, pois moro no sul do pais, próximo ao Uruguai, e no entanto só falo portunhol. Gostaria de aprender a técnica. Abraço.

  • 04/08/10  
    Maria luiza Esteves Moreira diz: 22

    Acho a idéia excelente pois inscrevi “mi hijo” p/aprender espanhol. Mas como ele já estudava ingles e p/não perder $$$$, resoolvi aprender o idioma e gostei muito mas a gramática não é tão fácil assim. É bom p/relembrar. Maria Luiza

  • 04/08/10  
    Grace Pimpim diz: 23

    Dou-te a maior força. Vou com vc nessa.
    Até lá.

  • 04/08/10  
    Leandro diz: 24

    Hola, Alessandro !
    Mañana tendremos un resultado
    brillante.
    Ok vamos nessa !!!
    Obrigado

  • 04/08/10  
    Ludmila Cabreira diz: 25

    Oi Alessandro..
    Muito boa sua iniciativa, também quero aprender.

    Abraços

  • 05/08/10  
    ANGELA diz: 26

    Mui buena su iniciativa, me gusta !
    Tenho conhecimentos de español e vou adorar perfeiçoar . Estarei seguindo suas dicas. Vou impor uma meta como vc , até o final do ano. Tanto do español como do ingles. Abs

  • 05/08/10  
    José Joaquim Alves diz: 27

    Mirad, mia experiencia con español, fuera algunos años atras. Pero yo tuvo conocimiento mas com personas chilenas. Entoces las veces yo tengo alguna dificultad, en la pronuncia. Mas siempre que puedo, yo leo muchas mensajes de sites o bogs, en español. Por lo tanto, esto tiene ayudame mucho.
    Gracias,
    Jose Joaquim.

  • 05/08/10  
    Israel Anderson diz: 28

    Quando eu comecei a aprender Espanhol (na época, apenas para passar na escola), comecei ouvindo música.
    A cultura hispanica é muito rica em músicas que agradam a todos os gostos e que ensinam o verdadeiro espanhol, o que é falado por todos e não o que as gramáticas ensinam.
    Mas, pra ajudar mais, sempre via séries ou programas de televisão em espanhol e por um tempo passei a ver a TVE na tv a cabo, com 24h de espanhol.
    Para gramáticas e dicionários, os melhores são os que usam o Instituto Cervantes e os da Real Academia Española. Aliás, o Instituto Cervantes é o melhor quando se fala em cultura espanhola. Eles oferecem cursos, mostras, eventos de arte e cultura que acrescentam muito a quem quer aprender espanhol.
    Usei muito essas ferramentas. E não esqueci o espanhol até hoje. Mesmo levando um tempão sem praticar, apenas ouvindo na tv a cabo…

  • 05/08/10  
    Andressa Ventura diz: 29

    Olá, Alessandro, tudo bem?
    Primeiro, devo te dar os parabéns pelo post. Grande iniciativa!! Muitas pessoas, (como eu, por exemplo) pelo motivo de estar estudando o inglês, esquece da importância de se aprender o espanhol, não é mesmo? Atualmente, estou no nível intermediário de inglês, estudando numa escola de idiomas, e tenho uma dúvida: não seria complicado tentar aprender duas línguas ao mesmo tempo?
    Qual a ordem de estudo que você sugere baseado no material que o site oferece?

    Um abraço e… muchas gracias!! As dicas do EE têm ajudado muito nos meus estudos!

    • 05/08/10  
      Alessandro diz:

      Andressa,

      Vou publicando os passos lá no site de Espanhol. A idéia é que todos sigam a sequencia comigo. Cada passo terá um artigo especifico.

      Abraço,

  • 05/08/10  
    Victor Malof diz: 30

    Oi,
    Já estive na Argentina e Chile e sei como faz muita falta o Espanhol para nós brasileiros. O pior momento que me recordo, foi tentar pedir uma colher na Argentina.
    Já estou tentando o Francês e vamos juntos no Espanhol também.
    Victor.

  • 05/08/10  
    Júlio César diz: 31

    Que bacana galera essa iniciativa de apredermos juntos essa língua que nos cerca, já que a maioria dos países com os quais fazemos fronteira tem a língua espanhola com oficial. Bom aprendizado a todos e nos veremos no dicasdeespanhol.com.br

    ¡AGUANTE EL ESPAÑOL!

  • 05/08/10  
    Adriano Carvalhaes diz: 32

    Olá. Alessandro,parabéns pela sua inciativa, gosto muito do English Experts, tem me ajudado muitíssimo nos meus estudos e agora esta sua idéia do idioma Espanhol, achei o máximo,já fiquei motivado a estudar também este idioma que além de tudo tem uma sonoridade fantástica é muito bonito.
    Abraço e obrigado

  • 05/08/10  
    Anderson Lopes diz: 33

    Vai ser ótimo!! Visitei a Argentina recentemente e tive vergonha por ter um espanhol paupérrimo, o portunhol realmente não resolve. Estou estudando o Espanhol Básico pelo livro “Gente” e conversando com amigos nativos tb. Ficarei feliz em acompanhar e se puder ajudar tb.

  • 05/08/10  
    Celeste diz: 34

    Que bom,Alessandro. Eu já tento por conta própria , com vc então…

    Vou aguardar!

    Abraço.

  • 06/08/10  
    Pamella Dias diz: 35

    ¡Hola! ¿Que tal?

    Muito bacana essa sua iniciativa. Já fiz o curso de Espanhol há algum tempo atrás e voltei a estudar para melhorar ainda mais. Vai ser legal essa troca de dicas também em Espanhol.

    ¡Hasta pronto!

  • 06/08/10  
    Logan18 diz: 36

    ¡Hola qué tal!? Me parece muy rica esta idea de empezar a estudiar un nuevo y belo idioma como el Español, ya se ha pasado bastante tiempo desde que empecé a hacerlo pero todavia no tuve tiempo para ponerlo en practica como me gustaria y hoy estoy muy contento !

  • 07/08/10  
    Vitor Ferreira diz: 37

    Eu só vou começar a aprender espanhol em 2012, ou seja, quando eu já tiver terminado o Ensino Médio, porque eu não tenho muito tempo livre. Eu já fiz um curso básico de espanhol. Por enquanto, só estou aprendendo inglês e focando no vestibular. É isso aí.

  • 07/08/10  
    thales melleto diz: 38

    otima ideia,pois estou fazendo espanhol e não encontro pessoas fora da aula para aumentar o aprendizado.espero que se comunique sempre comigo.ah! estou no segundo modulo do ingles e sinto muitas dificuldades não quero desistir me ajudem por favor quero dicas e ensino para iniciantes

  • 08/08/10  
    Carlos diz: 39

    God, i hate spanish. Espanhol é tão irritante, dá dor de cabeça ouvir alguém falando

  • 08/08/10  
    Oneide diz: 40

    ok. vamos nessa. aprender outro idioma é sempre bom, um dia vamos precisar dele !!!!!!!!!!!

  • 09/08/10  
    Genildo Schuina diz: 41

    Olá pessoal,

    para colaborar com o primeiro tópico que é acostumar os ouvidos com o idioma espanhol, quero lembrar que no site http://www.audiotreasure.com que eu descobri através do EE tem uma Bíblia em espanhol para baixar gratuitamente. Você poderá ouvir todo o Novo Testamento além dos Salmos e Provérbios.
    Eu já baixei mas não ouvir quase nada ainda, porque o meu foco é inglês.
    Mas pretendo também praticar espanhol.

    Bons Estudos,

    Genildo Schuina

  • 09/08/10  
    Tânia Lombardi diz: 42

    Excelente iniciativa!!!

    Estou com vocês!!!

  • 09/08/10  
    Ester diz: 43

    Olá Alessandro!

    Estou passando por mal pedaços, estou terminando um doutorado e preciso passar na prova de proficiência em espanhol que é obrigatório, então, já fui reprovada na 1ª prova e agora só tenho uma semana para estudar mais um pouco, estava estudando sozinha. Pois é, a vida toda virei as costas para o espanhol e agora vejo o quanto é importante.
    obrigada pelo incentivo.

    • 09/08/10  
      Alessandro diz:

      Ester,

      Obrigado pelo seu depoimento. Acredito que serve de motivação para que todos levem o idioma Espanhol a sério.

      ¡Nos vemos!

  • 09/08/10  
    mikaela diz: 44

    hola que tal??
    bueno, etudio en un colegio español en sp entoces si quieras pudo ayudarte!!
    como no se nada en ingles podemos hacer un cambio que tal?
    un beso y creo que acercaras más y más al español ok!!

  • 14/08/10  
    Kleber diz: 45

    Parabéns Alessandro, pela iniciativa!

    Também estou dando inicio aos meus estudos de espanhol, por conta das exigências do mercado de trabalho.

    Atualmente trabalho em uma multinacional que se instalou a pouco mais de um ano em SP para cuidar dos negócios da américa Latina… E taí o mega desafio que tenho, pois todo o contato com nossos vizinhos são em espanhol (eles tampouco falam inglês), então para ser efetivado o quanto antes devo aprender esse idioma, e com certeza esse novo blog vai ser uma ajuda e tanto para meu desenvolvimento, porém minha meta é um pouco maior… até dezembro de 2011 pretendo ficar fluente na linha de nossos hermanos…

  • 15/08/10  
    stefany montoya diz: 46

    ¡Hola, Alessandro!
    Me gustó mucho leer sobre tu iniciativa. Soy una puertorriqueña a la que le encantan los idiomas, la música y la internet. He vivido y trabajado en casi todos los países de América del Sur. Desde hace años enseño español. Como soy profesora no puedo dejar de ayudar a quien quiere comunicarse mejor en mi idioma. En el comentario número 16 Marcelo Henrique cometió un pequeño desliz en la frase: “y creo que yo va demorar mucho a aprender inglés.”
    Debería ser: y creo que voy a demorarme mucho en aprender inglès.
    En el comentario número 28 José Joaquim Alves escribió: “Mirad, mia experiencia con español, fuera algunos años atras. Pero yo tuvo conocimiento mas com personas chilenas. Entoces las veces yo tengo alguna dificultad, en la pronuncia.”
    Mirad (o miren) mi experiencia con español fue hace algunos años. Pero yo conocí chilenos. Entonces, a veces tengo algo de diicultad en la pronunciación.
    Bueno, te cuento que tengo un blog en el que publico algunas sugerencias siempre que puedo.
    https://stefanymontoya.wordpress.com/
    También estoy encargada del sitio del CNA Rio das Ostras CNA NEWS y a veces publico artículos en español, inglés y portugués que también se publican en el sitio de CNA Macaé y CNA Araruama. Estoy preparando mi propio portal de enseñanza por la internet para impartir clases online de inglés, español, portugués y alemán a cualquier persona. Mi novio me está ayudando a hacer esto, pues él es alemán y experto en infórmatica. Cuando esté listo me encantaria que lo visites.
    Tengo también un sitio con videos que te puede ayudar.
    http://www.dailymotion.com/Stefanymontoya
    Estoy a tus órdenes y dispuesta a ayudar a todos los que desean comunicarse en mi idioma.
    Saludos,
    Stefany Montoya.

  • 16/08/10  
    Diego_Schuh diz: 47

    Na minha escola o espanhol é matéria obrigatória, estou no primeiro ano do Ensino Médio e será de grande ajuda.

    ¡Estoy con ustedes y buena suerte a todos nosotros! ^^

  • 18/08/10  
    Marcelo Henrique diz: 48

    Stefany Montoya (del comentario 50),

    Gracias por corregir mi comentario.
    Tus comentarios serán de gran utilidad en el “Dicas de Espanhol”.
    También he mirado tu blog, y me gustó mucho tu trabajo. Tu blog puede ser una gran ayuda a las personas que desean aprender español.

    ¡Gracias!
    ¡Un saludo!