Verbo Go com Significado de Estudar ou Frequentar

Eu não sei você, mas acredito que tenho sérios problemas com a internet. O mundo virtual às vezes é como um buraco negro: suga toda minha energia, vontade de sair da cama e, principalmente meu tempo.

Principalmente quando resolvo acessar o Buzzfeed.

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

Acho que não conheço nenhuma pessoa que entrou no Buzzfeed e disse: vou olhar apenas UM post e sair do site tranquilamente.

É impossível.

Quando percebemos, um post levou a outro, que levou a outro, que levou a outro e nisso aqueles prováveis cinco minutos iniciais viraram cinco horas e boa parte das obrigações do seu dia deixou de ser feita.

Mas, às vezes, somente às vezes, o Buzzfeed me é útil e me ajuda a escrever artigos como o de hoje! Dia desses, nesses famosos cinco minutinhos que viraram cinco horas, dei de cara com esse post:

Go

Repara no título, você percebeu algo de diferente / inusitado/ estranho?

Muitos de nós não somos familiarizados com os diferentes usos do verbo go. Então, em um primeiro momento, o título pode gerar um duplo sentido – que na verdade não existe, apenas em nossa concepção ao traduzir para o português:

  • 22 Things Only People Who Went To Harvard Will Understand. [22 Coisas que somente as pessoas que foram a Harvard vão entender.]

Como eu disse anteriormente, se você não está familiarizado com o uso do verbo go, poderá imaginar que o texto está falando de pessoas que já foram a Harvard no sentido de visitar a Universidade. Logo, iria esperar que o post mostrasse 22 situações em que apenas um visitante daquela Universidade irá entender.

Contudo, ao descer a página e ver os 22 tópicos, você percebe que na verdade o post não é sobre visitantes e sim alunos de Harvard. Então, paira a dúvida no ar: Por que o verbo went foi usado no lugar de studied ou attended?

Go

Após muita pesquisa online, percebi que não há muito explicando sobre o uso do verbo go como ideia de frequentar uma instituição de ensino. Assim, recorri ao dicionário e vi que o verbo go é muito versátil, possuindo mais ou menos 84 tipos diferentes de uso! Loucura, não?! Dentre esses usos, há dois que se destacam para o assunto de hoje:

Go – to move or travel in order to do something:

  • [+ to infinitive] She went to Brown. [Ela estudou na Universidade Brown.]

Go – attend a place for a particular purpose:

  • I go to church on Sundays. [Eu vou a igreja aos Domingos.]

Ambos podem bem explicar a razão pela qual há tanta incidência do uso de go para referir-se a estudar em uma escola / universidade.

A primeira definição postula que go pode indicar mudar-se para algum lugar a fim de se fazer algo. E, pensando bem, essa definição tem uma ligação muito próxima à realidade americana: diferentemente do Brasil, onde muitos dos jovens optam por estudar em uma faculdade na mesma cidade em que os pais moram, os americanos geralmente mudam para outra cidade e até mesmo estado para cursar o ensino superior. O que pode justificar a ideia de se mudar para algum lugar a fim de se fazer algo (neste caso, estudar).

Já a segunda definição explica claramente esse uso do verbo go, uma vez que define go como frequentar um lugar com propósito específico. No caso de hoje, esse propósito seria estudar.

As expressões I went to… e I go to… para indicar o lugar onde a pessoa estudou ou está estudando é muito comum:

Go

Assim, não se espante caso ouvir em algum filme / série, internet ou até mesmo na vida real o uso do verbo go com o sentido de frequentar: atualmente, a expressão é mais usada que os verbos study e attend!

Espero que você tenha gostado da minha dica e aprendido um novo vocabulário!

Participe nos Comentários

Agora, responda para mim a pergunta:

  • What school did you go to?

See ya!

Fonte: 22 Things Only People Who Went To Harvard Will Understand
Quora Question
Cambridge Dictionary: Go
Oxford Dictionary: Go

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

37.jpg

Camila Oliveira

Camila gosta de viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, ouvir música, sentir aromas, degustar sabores, saborear a vida, aprender novos idiomas. Não quer criar raízes, pois sabe onde é o seu lugar: o mundo.

4 comentários

  • 04/11/15  
    Sergio Araujo diz: 1

    Eu consigo lidar razoavelmente com a tradução desses trechos pelo fato de meu Anki ser bilingue :), ou seja, ao contrário do que muitos recomendam, eu não evito a tradução. É interessante inclusive notar que no passado o bilinguismo era considerado algo prejudicial pois as crianças bilingues hesitavam algumas vezes antes de dar suas respostas, daí se descobriu que essa atividade cerebral a mais se converte em uma enorme vantagem a longo prazo. Na minha opinião, traduzir gera a princípio um “delay” nas respostas, mas a longo prazo lhe facilita em uma conferência onde você eventualmente tenha que fazer uma tradução simultânea, você terá muito mais desenvoltura, além de um monte de sinapses a mais na caixola.

  • 23/11/15  
    Nancy diz: 2

    I went to National School, in Los Angeles California.

  • 26/11/15  
    jorge Luiz diz: 3

    I appreciated the approach to the verb Go and there is another meaning related to studies as I went into medicine= escolhi medicina; what discipline will you go into?=
    qual matéria vais escolher ?. Faço estudos dos verbos e vocábulos no The free dictionry and thesaurus e encontrei vários outros significados para GO como: I weent hungry=fiquei com fome; I went thirsty=fiquei com sede; The traffic light went red = o semáforo ficou vermelho; how was the exam ? did you go well ? =como foi o exame ? você se saiu bem ?; I have had no time to go over the notes from the class=não tive tempo de revisar as anotações da aula; here goes the link http://www.thefreedictionary.com/go and cheers!

    • 26/11/15  
      Camila Oliveira diz:

      Hey Jorge, what’s up?
      Thank you for your collaboration! =)