Verbos Auxiliares e Principais: Entenda a diferença

Hello, how are you doing? Existe, na gramática da língua inglesa, algumas nomenclaturas de elementos da oração que não possuem conceito e a gente fica tentando adivinhar o que é. Isso acontece, por exemplo, com os verbos principais e auxiliares.

Verbo auxiliar e principal? O que é isso? Para que serve? É de comer?

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

É o que você descobrirá neste artigo. Então, desperte aquele seu lado detetive e investigue comigo os conceitos de verbos principais e auxiliares.

O que são verbos auxiliares e principais?

sujeito + predicado

Agora, observe o exemplo abaixo:

  • I study every day. [Eu estudo todos os dias.]

O sujeito é o termo da oração em que informamos algo sobre ele, sendo sempre um substantivo (que tem a função de dar nomes aos seres) ou um pronome (palavra que se usa no lugar de um nome). No caso do exemplo acima, o sujeito é I.

O predicado é o termo que possui toda a informação acerca do sujeito. Em português, o predicado é formado por um verbo e toda a informação extra que vier com ele. Teoricamente, no caso do exemplo acima, o predicado seria study every day.

Contudo, é no predicado que o português e o inglês se diferenciam. Na língua inglesa não temos predicado, pois separamos o verbo dessas “informações extras”. Dessa maneira, o verbo passará a ser chamado de verbo principal e as informações extras passarão a ser chamadas de complemento. Estrutura:

sujeito + verbo principal (ou apenas “verbo”) + complemento

Se voltarmos no exemplo lá em cima, o verbo é study e o complemento é every day.

Até aí, tudo bem.

Mas por que chamamos esse verbo de verbo principal? O verbo principal de uma oração é o verbo com o maior sentido, aquele que carrega toda a carga semântica da frase e, na sua ausência, a oração fica desconexa e sem sentido. Observe:

  • Kim is playing the guitar. [Kim está tocando guitarra.]

Há dois verbos nessa oração: is (está) e playing (tocando). Agora analise essas duas linhas abaixo:

Kim is the guitar.
Kim playing the guitar.

Eu sei que ambas as frases estão faltando algo para soar melhor, mas analisemos mesmo assim, ok? Qual das duas frases você consegue entender melhor a mensagem, a primeira ou a segunda? Certamente respondeu que é a da segunda linha, não foi?

Na primeira há um sentido muito generalizado, pois a Kim pode estar fazendo qualquer coisa com a guitarra: tocando, consertando, vendendo, limpando… Já na segunda linha, por mais que falte um verbo, você ainda consegue entender qual ação está acontecendo, que é tocar a guitarra. Então, o verbo playing é o verbo principal, pois está carregando toda a carga de sentido da frase.

Agora você deve estar se perguntando: “Ok, o que tem maior sentido é o verbo principal. E que tipo de verbo é aquele ‘is’ ali na frase?

O is naquela frase é um verbo auxiliar. Como o próprio nome sugere, o verbo auxiliar é um verbo que tem a função de ajudar o verbo principal a formar frases, seja porque o principal precisa do auxiliar para complementar o sentido (como foi no caso da frase acima, para dar a ideia de que a ação está acontecendo no momento da fala), seja para ajudar o verbo a fazer frases interrogativas e negativas. Logo, os auxiliares podem possuir sentido complementar ou não ter nenhum significado e apenas ajudar na estrutura escrita.

O verbo auxiliar possui “força” suficiente para mover de lugar e criar uma frase interrogativa ou receber um not e criar uma frase negativa. Isso não é possível com os verbos principais (com exceção do verbo Be), por isso precisam dessa ajuda dos auxiliares.

Os verbos auxiliares que possuem carga de sentido complementar mais comuns são will, can, would, could. Já os verbos auxiliares mais comuns que não possuem sentido e servem apenas como apoio para a estrutura escrita das orações são os verbos be, do e did.

Agora que você aprendeu os conceitos básicos de verbo principal e auxiliar, que tal aprofundar mais no assunto e avançar seus estudos? Estude os artigos abaixo:

Espero que tenha gostado. =P

See ya!

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

37.jpg

Camila Oliveira

Camila gosta de viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, ouvir música, sentir aromas, degustar sabores, saborear a vida, aprender novos idiomas. Não quer criar raízes, pois sabe onde é o seu lugar: o mundo.