ZPD: seu professor sabe o que é isso e você também deveria saber

Você já ouviu falar ou leu sobre a ZPD (Zone of Proximal Development), desenvolvimento real e desenvolvimento potencial? Ou sobre o famoso estudioso e pensador Vygotsky?

A menos que você tenha cursado ou esteja cursando Letras ou Pedagogia é provável que a resposta seja não. Pois saiba que ao entender do que se trata você pode facilitar sua jornada como estudante de línguas. Vamos lá?

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

O responsável pelos estudos da Zona de Desenvolvimento Proximal foi o já mencionado Lev Semenovitch Vygotsky, pensador importante em sua área, foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.

Primeiramente vamos diferenciar Desenvolvimento Real, Desenvolvimento Potencial e Zona de Desenvolvimento Proximal:

DR: O desenvolvimento real é aquele que já foi consolidado pelo indivíduo, de forma a torná-lo capaz de resolver situações utilizando seu conhecimento de forma autônoma. O nível de desenvolvimento real é dinâmico, aumenta dialeticamente com os movimentos do processo de aprendizagem.

De forma mais simples, trata-se do conhecimento que o indivíduo já possui, o mesmo pode ser aumentado e aprimorado.

DP: O desenvolvimento potencial é determinado pelas habilidades que o indivíduo já construiu, porém encontram-se em processo. Isto significa que a dialética da aprendizagem que gerou o desenvolvimento real, gerou também habilidades que se encontram em um nível menos elaborado que o já consolidado. Desta forma, o desenvolvimento potencial é aquele que o sujeito poderá construir.

cross-disciplinary learning

Podemos dizer que quando você adquiriu o seu conhecimento real (atual) você também começou a desenvolver outros conhecimentos e habilidades que ainda não se consolidaram em sua mente, ou seja, ainda não fazem parte do seu Desenvolvimento Real. Vamos dizer que são habilidades e conhecimentos que estão em um nível em que se trabalhados podem vir a fazer parte do Desenvolvimento Real.

ZDP: Muitas vezes tomada como um dos níveis de desenvolvimento, porém, trata-se precisamente do campo intermediário do processo. Sendo o desenvolvimento potencial uma incógnita, já que não foi ainda atingido, Vygotsky postula sua identificação através do entendimento da ZDP. Tomando como premissa o desenvolvimento real como aquilo que o sujeito consolidou de forma autônoma, o potencial pode ser inferido com base no que o indivíduo consegue resolver com ajuda. Assim, a zona proximal fornece os indícios do potencial, permitindo que os processos educativos atuem de forma sistemática e individualizada.

Consideremos então a ZDP uma zona intermediária entre Desenvolvimento Real e o Desenvolvimento Potencial.

zdp

Parece meio complicado, não é?

Como funciona na prática

Um bom exemplo de atuação na ZPD é uma mãe ensinando um filho a falar. Ela sempre reage às tentativas da criança, incentivando, corrigindo, fazendo novas perguntas e exigências, em função de sua percepção do que a criança pode ou não fazer. A criança evolui porque sempre está recebendo novas informações e desafios, que exigem que ela vá um pouco além do que já sabe. Aos poucos, o que acontecia na ZPD passa a ser feito pela criança sozinha, e a mãe pode elevar novamente o nível de seus desafios e exigências.

Levando isso para o aprendizado de línguas

Você estudante de Língua Inglesa, antes de escolher materiais para seu aprendizado ou prática deve antes pensar em seu nível atual, ou seja, suas a habilidades já adquiridas, pois isso vai influenciar diretamente na(s) sua(s) escolha(s).

Pense comigo 

Opção 1: Será que vale a pena escolher algo muito fácil onde eu entendo facilmente 100% do que leio ou ouço? Poderei tirar algo de novo desse material?

Opção 2: Bom, e se eu escolhesse algo que está além do meu nível? Algo de difícil compreensão, onde eu conseguisse entender em torno de 50% a 60% , ou menos. Será que eu conseguiria me manter motivado diante da grande dificuldade que me espera e assim obter êxito?

Opção 3: Ou talvez, não seria interessante procurar materiais onde será possível compreender 80% a 90% do conteúdo? Com isso eu não poderia usar grande parte do meu conhecimento para atingir um novo ou aprimorar o já existente com o auxílio de um professor ao até mesmo utilizando a internet?

Lembro que as porcentagens acima são meramente ilustrativas. Pense e escolha o que parece ser mais interessante para o seu aprendizado. Para facilita a sua vida a equipe do EE gravou dois podcasts que poderão te ajudar a escolher o melhor material de estudo, vale a pena ouvir:

Fácil, não?

A questão é: Ao estudar devemos sempre buscar ao desafiador, porém palpável, para que assim possamos avançar gradualmente.

“Trocando em miúdos…”

A melhor forma de adquirir novos conhecimentos seria através do uso do seu conhecimento prévio, assim quando um novo estiver sido completamente assimilado este servirá de degrau para o próximo, e assim sucessivamente. Incrível, não?!

Segue um artigo onde a ZPD é discutida mais profundamente: A zona de desenvolvimento próximo na análise de Vigotski sobre aprendizagem e ensino.

Se você gostou do artigo talvez tenha interesse em ler meu primeiro post para o English Experts: A música e seus efeitos na aprendizagem de língua inglesa.

That’s all, folks! I hope you have enjoyed it.

See you!

Referências

Sobre o Autor: Meu nome é Marcos Paulo Moreira, me graduei em Letras recentemente, sou Professor de Inglês em uma pequena escola de cursos aqui na minha cidade (Anápolis-GO). O Inglês entrou na vida por acaso quando ainda era criança e não saiu mais, hoje vejo que aprender sempre foi algo prazeroso para mim, o simples conhecimento por conhecimento, sendo este um dos motivos de ter me tornado professor.

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

25.jpg

Autor Convidado

Este artigo foi escrito por um Autor Convidado do English Experts. Confira o nome do autor no rodapé do texto acima. Seja um colaborador, clique aqui e saiba como participar.

19 comentários

  • 23/04/14  
    Rosielle diz: 1

    Muito interessante! Parabéns pelo artigo Marcos! =)

    • 24/04/14  
      Marcos diz:

      Thank you, Rosielle!

  • 24/04/14  
    Caio diz: 2

    Very good, Marcos. I couldn’t agree more with this theory.

    Thanks for sharing.

    • 24/04/14  
      Marcos diz:

      I’m glad you liked it, Caio.

  • 24/04/14  
    Matheus diz: 3

    Acompanho o site há anos. Nunca enviei um comentário, até hoje. Este foi talvez o artigo mais importante para o meu aprendizado em qualquer assunto ou disciplina. Muito obrigado e parabéns!

    • 24/04/14  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Matheus,

      Fico feliz pelo seu comentário, espero que seja o primeiro de muitos.

      Sucesso nos estudos!

  • 24/04/14  
    Artful Dodger diz: 4

    Kudos on the article, my fair Marcos! I had never heard of ZPD and I must say it’s always good to find information that might facilitate the learning process of a second language! And congratulations on the polished writing; I can tell you revised it countless times before submitting it to EE. Keep up the excellent work!

    • 25/04/14  
      Marcos diz:

      Thank you, I’m glad you liked it!

  • 25/04/14  
    natàlia prado diz: 5

    Bem isso faz sentido ouvindo musicas me interessei pela lìngua e pela tradução dela,atè acho algumas palavras melhores de escrever por serem mais curtas.Resultado de ouvir musicas prediletas no inglês è que depois de um tempo se decora a letra e as palavras , e sozinho jà sabe a tradução de cada palavra na mùsica .

  • 25/04/14  
    seilla Márcia diz: 6

    Concordo com Matheus,este artigo é importante para entendermos o processo de aprendizagem. Tanto para os alunos quanto para os professores.Muito interessante o artigo parabéns.,

    • 25/04/14  
      Marcos diz:

      Thank you for the comment, Seilla Márcia.

  • 25/04/14  
    Lidia G R diz: 7

    Embora Vygotsky não fosse o meu preferido quando estudei pedagogia, devo dizer
    que ele acertou em cheio em sua teoria ZPD.

    • 27/04/14  
      Marcos diz:

      De fato não podemos negar sua combribuição. Na época de faculdade eu gostei mais do Jean Piaget, rs. Thank you for the comment!

  • 26/04/14  
    Izabella Bruno diz: 8

    Wow! Congratulations teacher! Thanks for sharing your knowledge with us. It was really useful! Regards.

    • 27/04/14  
      Marcos diz:

      Thank you, Iza! ;)

  • 07/05/14  
    Danilo diz: 9

    Falando em professor, achei um no youtube, e ele ensina muito bem a pronúncia além de ser nativo e ser descendente de brasileiros, pois fala bem o português, fica aí a dica e o canal dele no youtube:

    https://www.youtube.com/channel/UCXHb270su2KQ2BgirCaeoYw

  • 08/05/14  
    Aline diz: 10

    Essa parte teórica foi uma das grandes falhas que tive na faculdade, vimos muito pouco. Fico feliz de encontrar artigos como o seu por aqui. Contribuiu muito para meu aprendizado.

    Parabéns!

    • 10/05/14  
      Marcos diz:

      Concordo, infelizmente na faculdade esse tipo de tópico nem sempre é abordado de maneira satisfatória. Fico feliz que tenha gostado do artigo. See ya!

  • 28/05/14  
    Bruno Leoo diz: 11

    Marcos ( Noob), não tinha visto esse texto antes, achei super interessante. Parabéns!