Você já ouviu falar ou leu sobre a ZPD (Zone of Proximal Development), desenvolvimento real e desenvolvimento potencial? Ou sobre o famoso estudioso e pensador Vygotsky?
A menos que você tenha cursado ou esteja cursando Letras ou Pedagogia é provável que a resposta seja não. Pois saiba que ao entender do que se trata você pode facilitar sua jornada como estudante de línguas. Vamos lá?
O responsável pelos estudos da Zona de Desenvolvimento Proximal foi o já mencionado Lev Semenovitch Vygotsky, pensador importante em sua área, foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.
Primeiramente vamos diferenciar Desenvolvimento Real, Desenvolvimento Potencial e Zona de Desenvolvimento Proximal:
DR: O desenvolvimento real é aquele que já foi consolidado pelo indivíduo, de forma a torná-lo capaz de resolver situações utilizando seu conhecimento de forma autônoma. O nível de desenvolvimento real é dinâmico, aumenta dialeticamente com os movimentos do processo de aprendizagem.
De forma mais simples, trata-se do conhecimento que o indivíduo já possui, o mesmo pode ser aumentado e aprimorado.
DP: O desenvolvimento potencial é determinado pelas habilidades que o indivíduo já construiu, porém encontram-se em processo. Isto significa que a dialética da aprendizagem que gerou o desenvolvimento real, gerou também habilidades que se encontram em um nível menos elaborado que o já consolidado. Desta forma, o desenvolvimento potencial é aquele que o sujeito poderá construir.
Podemos dizer que quando você adquiriu o seu conhecimento real (atual) você também começou a desenvolver outros conhecimentos e habilidades que ainda não se consolidaram em sua mente, ou seja, ainda não fazem parte do seu Desenvolvimento Real. Vamos dizer que são habilidades e conhecimentos que estão em um nível em que se trabalhados podem vir a fazer parte do Desenvolvimento Real.
ZDP: Muitas vezes tomada como um dos níveis de desenvolvimento, porém, trata-se precisamente do campo intermediário do processo. Sendo o desenvolvimento potencial uma incógnita, já que não foi ainda atingido, Vygotsky postula sua identificação através do entendimento da ZDP. Tomando como premissa o desenvolvimento real como aquilo que o sujeito consolidou de forma autônoma, o potencial pode ser inferido com base no que o indivíduo consegue resolver com ajuda. Assim, a zona proximal fornece os indícios do potencial, permitindo que os processos educativos atuem de forma sistemática e individualizada.
Consideremos então a ZDP uma zona intermediária entre Desenvolvimento Real e o Desenvolvimento Potencial.
Parece meio complicado, não é?
Como funciona na prática
Um bom exemplo de atuação na ZPD é uma mãe ensinando um filho a falar. Ela sempre reage às tentativas da criança, incentivando, corrigindo, fazendo novas perguntas e exigências, em função de sua percepção do que a criança pode ou não fazer. A criança evolui porque sempre está recebendo novas informações e desafios, que exigem que ela vá um pouco além do que já sabe. Aos poucos, o que acontecia na ZPD passa a ser feito pela criança sozinha, e a mãe pode elevar novamente o nível de seus desafios e exigências.
Levando isso para o aprendizado de línguas
Você estudante de Língua Inglesa, antes de escolher materiais para seu aprendizado ou prática deve antes pensar em seu nível atual, ou seja, suas a habilidades já adquiridas, pois isso vai influenciar diretamente na(s) sua(s) escolha(s).
Pense comigo
Opção 1: Será que vale a pena escolher algo muito fácil onde eu entendo facilmente 100% do que leio ou ouço? Poderei tirar algo de novo desse material?
Opção 2: Bom, e se eu escolhesse algo que está além do meu nível? Algo de difícil compreensão, onde eu conseguisse entender em torno de 50% a 60% , ou menos. Será que eu conseguiria me manter motivado diante da grande dificuldade que me espera e assim obter êxito?
Opção 3: Ou talvez, não seria interessante procurar materiais onde será possível compreender 80% a 90% do conteúdo? Com isso eu não poderia usar grande parte do meu conhecimento para atingir um novo ou aprimorar o já existente com o auxílio de um professor ao até mesmo utilizando a internet?
Lembro que as porcentagens acima são meramente ilustrativas. Pense e escolha o que parece ser mais interessante para o seu aprendizado. Para facilita a sua vida a equipe do EE gravou dois podcasts que poderão te ajudar a escolher o melhor material de estudo, vale a pena ouvir:
- English Podcast 33: O poder do Listening
- English Podcast 34: O Listening que vai turbinar o seu inglês
Fácil, não?
A questão é: Ao estudar devemos sempre buscar ao desafiador, porém palpável, para que assim possamos avançar gradualmente.
“Trocando em miúdos…”
A melhor forma de adquirir novos conhecimentos seria através do uso do seu conhecimento prévio, assim quando um novo estiver sido completamente assimilado este servirá de degrau para o próximo, e assim sucessivamente. Incrível, não?!
Segue um artigo onde a ZPD é discutida mais profundamente: A zona de desenvolvimento próximo na análise de Vigotski sobre aprendizagem e ensino.
Se você gostou do artigo talvez tenha interesse em ler meu primeiro post para o English Experts: A música e seus efeitos na aprendizagem de língua inglesa.
That’s all, folks! I hope you have enjoyed it.
See you!
Referências
Sobre o Autor: Meu nome é Marcos Paulo Moreira, me graduei em Letras recentemente, sou Professor de Inglês em uma pequena escola de cursos aqui na minha cidade (Anápolis-GO). O Inglês entrou na vida por acaso quando ainda era criança e não saiu mais, hoje vejo que aprender sempre foi algo prazeroso para mim, o simples conhecimento por conhecimento, sendo este um dos motivos de ter me tornado professor.
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