10 anos de English Experts

Há dez anos, precisamente em 13 de outubro de 2006, eu tomei uma simples decisão que mudou a minha vida: criei um blog com o objetivo de compartilhar dicas de inglês e as minhas experiências de aprendizado autodidata. Muitas pessoas gostaram da iniciativa e começaram a colaborar com o projeto.

Mais tarde, como uma evolução natural, o blog ganhou uma nova seção, o fórum. Ele deu à comunidade formada em torno do site mais liberdade para a troca de conhecimento sobre o aprendizado de inglês. Depois disso, o English Experts decolou.

Por muitos anos eu me intitulei coordenador. No entanto, com o passar do tempo eu fui percebendo que o meu papel dentro do projeto não era mais importante do que aquele exercido pelos colaboradores: voluntários que doam parte de seu tempo para ensinar outras pessoas. Não foram poucos os casos de estudantes que, por falta de condições de pagar um curso, recorreram à comunidade para obter ajuda durante seus estudos.

Coordenador? Acho que não! Acredito que hoje eu seja um caseiro. Aquela pessoa que deixa a casa sempre arrumada para quem realmente importa. E por falar em caseiro, temos vários (ou várias). É bonito ver o zelo que algumas pessoas tem pelo EE. Um link quebrado, um vídeo que não funciona mais, algum texto que precisa ser atualizado, nada passa despercebido aos olhares atentos dessas pessoas, que muitas vezes não participam ativamente das discussões nos tópicos e comentários, mas fazem essa engrenagem funcionar, há uma década.

Qual é o segredo de manter um site ativo por dez anos? Pois bem, eu acredito que seja reconhecer que nenhum homem é uma ilha, eu nunca estive sozinho ao longo de todos esses anos. Eu sou muito grato por isso. O mérito dessa conquista é da própria comunidade. Muito obrigado a todos vocês.

A nossa jornada não termina por aqui, ainda tem muita coisa a ser feita. Que tal começarmos neste momento a escrever a história dos próximos dez anos do EE?

Participe nos comentários

Onde podemos melhorar e o que você espera do English Experts a partir de agora?

Agradeço antecipadamente pela participação.

Forte abraço,

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 72 comentários