10 Dicas para se Tornar um Mestre da Comunicação

10 Dicas para se Tornar um Mestre da Comunicação

Seja qual for o idioma é sempre saber se comunicar bem, não apenas com palavras, mas também com a linguagem corporal. Muitas vezes o jeito de expressar as idéias pode fazer toda a diferença, seja naquela paquera ou em uma entrevista de emprego. Elaborei as 10 dicas abaixo com base no artigo Top 10 Conversation Hacks publicado no blog Lifehacker.

10. Demonstre sinceridade com o contato visual e a repetição: mesmo que a outra pessoa esteja dizendo algo que você não tem interesse algum, tente demonstrar interesse olhando nos olhos. Uma boa tática é repetir o que a outra pessoa está falando e fazer sinal positivo com a cabeça.

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9. Encerre a conversa com a linguagem corporal: quando aquele colega chato está no seu pé e não para de falar, faça o seguinte: fique de pé para indicar que é hora da pessoa ir embora, cruzar os braços também funciona.

8. Faça perguntas delicadas de forma indireta: ao invés de perguntar “Você terminou o namoro?”, pergunte “Terminar um namoro não deve ser nada fácil, não é?”. Outra forma é fazer perguntas colocando a culpa em outras pessoas, exemplo “O pessoal sempre adora ver a gente triste não é?”.

7. Use o silêncio para vencer discussões e dominar a negociação: advogados e pechincheiros sabem o quanto uma pausa na conversa pode dar resultados. Quanto a outra parte oferecer um preço ruim, opte por um período de silêncio, isso indica hesitação, ele vai baixar o preço. Isso já funcionou comigo! Durante uma discussão feia, pare de falar repentinamente, isso fará com que a outra parte fique totalmente frustrada, com isso você vai parecer o vencedor.

6. Faça críticas leves com o método sandwich: comece com um cumprimento caloroso, faça a crítica e por fim diga algo positivo sobre a pessoa. Você vai atingir seu objetivo e não vai magoar o outro.

5. Diga “não” de forma gentil ou “sim, mas…”: dizer não nos momentos certos demonstra amadurecimento. Muitas vezes você está tão atarefado que é impossível fazer aquele “favorzinho” para o seu colega. Acredite! Isso vai evitar muitas dores de cabeça. Diga que você está realmente muito ocupado em algumas atividades urgentes. Se não for possível dizer “não” diga “sim, mas…”, veja um exemplo: Sim Sr. Presidente eu posso priorizar teste relatório, mas a folha de pagamento dos empregados vai atrasar.

4. Aprenda a fazer perguntas: isso depende da pessoa e do meio de comunicação utilizado. Se você vai, por exemplo, enviar uma pergunta em um fórum de suporte técnico, é importante dar o máximo de informações técnicas possíveis, evite ser prolixo.

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3. Decifre o jargão técnico: os termos utilizados dentro das empresas muitas vezes são bem estranhos. Em alguns momentos um termo muito bonito pode significar “se vire, eu estou te pagando para isso” ou “você se ferrou”. Entender isso pode fazer muita diferença na sua vida profissional.

2. Saiba lidar com pessoas iradas: ao invés de manter a calma, demonstre tanta irritação quanto a pessoa com quem você está discutindo, para mostrar que você está sendo enfático. Depois vá baixando o tom da voz até trazer o outro a um nível aceitável.

1. Torne-se um detector de mentiras humano: quando você suspeitar que a outra pessoa está lhe contanto uma mentira, tente observar o que o corpo dessa pessoa diz. Pistas interessantes são: mudanças no tom da voz, o olhar sempre para o lado ( principalmente o lado direito), gagueiras repentinas entre outras. Exercite essa habilidade, mais cedo ou mais tarde você vai precisar dela.

Você tem mais alguma dica? Se sim, compartilhe conosco nos comentários do blog.

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Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro é fundador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

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