15 curiosidades sobre os EUA que você deve saber antes de viajar!

15 curiosidades sobre os EUA que você deve saber antes de viajar!

Viajar ou morar em outro país é sinônimo de conviver com a diferença. Na verdade, é como um Kinder Ovo: é uma delícia e sempre tem alguma surpresa!

Conforme já falei no podcast, morei nos EUA para estudar na IIT – Illinois Institute of Technology e durante o tempo por lá aprendi muita coisa nova. Vendo um post no Buzzfeed lembrei-me de várias curiosidades interessantes que existem nos hábitos americanos que são diferentes aqui. Por isso resolvi escrever sobre o assunto aqui! Se você já conhece essas curiosidades sobre os EUA, faça aquela mesma cara de satisfeito quando recebe meia de presente no natal e leia até o fim… Para quem não conhece, prepare seu baldinho de frango infarto frito, seu copão de refrigerante, vários marshmallows com bastante açúcar para dar lucro ao dentista pelos próximos cinco anos E VEM COMIGO!

MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA

1. Virar à direita quando o semáforo estiver vermelho

curiosidades sobre os EUA

Isso mesmo. As vias funcionam de maneira bem lógica: se o semáforo está fechado, você sempre poderá virar à direita mesmo assim! A não ser, claro, que exista uma placa “NO TURN ON RED”, caso contrário, se você fica parado, pessoas certamente buzinarão muito. É uma maneira bem fácil que encontraram para deixar o trânsito menos congestionado. Afinal, se você não seguirá a via em sentido reto, virar à direita não atrapalhará ninguém!

2. Todos param para o ônibus escolar

curiosidades sobre os EUA

Todo mundo que já viu algum filme americano já deve ter desejado andar naqueles ônibus escolares amarelinhos. Que eles funcionam apenas para alunos das escolas você provavelmente já sabia. Mas você sabia sobre a parada obrigatória para os ônibus? Nos EUA, quando um school bus para, a fim de uma criança descer, uma plaquinha de STOP abre na lateral do bus e todos os carros são obrigados a parar, inclusive no sentido contrário. Isso garante que a criança possa atravessar a rua com segurança e todos respeitam!

3. Posto de Gasolina sem frentista

Você resolve viajar para as terras do Tio Sam e descobre que alugar carro é mais barato que viajar de ônibus / avião / trem. Aí você manda um beijo para as locadoras de carro brasileiras que cobram valores altíssimos, aluga um Mustang lindo e maravilhoso por 60 obamas e sai pelas highways como se estivesse em um jogo de Need for Speed. Até aí tudo bem, mas uma hora você terá que abastecer o carro.

Então você chega a um posto de gasolina like a boss e fica meia hora esperando o frentista vir te atender, mas ninguém aparece. Depois de reclamar por uns 5 minutos que americano é tudo mal educado, você resolve sair do carro e dizer “se ninguém vem me ajudar nessa bagaça, o jeito sou eu mesmo fazer”. Mas é aí que descobre que, na verdade, em todos os postos de gasolina somos nós mesmos quem abastecemos.

TESTE DE NÍVEL Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
curiosidades sobre os EUA

As celebridades são ‘gentem’ como a ‘gentem’ nessas horas: Liam Hemsworth, Miley Cyrus, Selena Gomez, Gerard Butler abastecendo as carangas. Inclusive o Ben Affleck ainda limpa o para-brisas com a filhota.

Inserimos o cartão de crédito (ou vamos até a loja de conveniência com dinheiro e pagamos para o atendente) na bomba que libera o tanto de gasolina pelo qual você pagou. Todos saem felizes e satisfeitos e sabendo que se nada der certo, você aprendeu uma nova profissão!

4. Contato Físico

curiosidades sobre os EUA

Well, para nós que somos acostumados a abraçar e dar beijinho no rosto quando encontramos, é bem fácil achar que os americanos são frios. Eles normalmente não costumam ter o mesmo contato físico que temos, as pessoas se cumprimentam apertando mãos e quando são mais íntimos (I mean, muito íntimos) se abraçam sem beijinhos. Pelo menos nunca temos aquela dúvida de dar um beijinho ou dois no rosto!

5. Pontualidade

curiosidades sobre os EUA

Se você achava que aquela pontualidade impecável era apenas entre os britânicos, pode adiantar seu relógio uns 10 minutinhos antes pra nunca se atrasar! Americanos são super pontuais, perder tempo é perder dinheiro, perder tempo é falta de educação! Então se você é do #teamchegaporultimonafesta (sou dessas), tá na hora de rever os conceitos nos EUA, porque aqueles 30min a 1hr de atraso considerado chic no Brasil é feio aos olhos dos americanos.

6. Convites (para tudo tem convite e tudo com hora marcada)

curiosidades sobre os EUA

Era de se esperar, tendo em vista a pontualidade britânica. Para tudo (ou quase) tudo que se faz entre amigos, negócios, família e afins, há um convite. Desde um jantarzinho entre amigos a um evento mais formal, as pessoas utilizam de ferramentas online – ou cartões de verdade – para enviar os convites, geralmente via e-mail e com hora marcada para começar, então não se atrase! Se você falar o famoso “eu apareço por lá”, o seu amigo americano vai realmente esperar você para a ocasião que foi convidado.  Ou se dizer “me liga, vamos marcar algo depois”, o seu amigo americano vai esperar pela ligação e vai esperar pelo convite… Ai de você não ligar ou não aparecer, viu!

7. Gorjetas

curiosidades sobre os EUA

TESTE DE NÍVEL Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE

O que são as gorjetas? Onde elas vivem? Como se reproduzem? Aqui nas terras tupiniquins, as gorjetas são opcionais, paga quem quer (e quem tem dinheiro), inclusive aquele famoso 10% do garçom camarada. Porém, nos EUA é diferente, para tudo há uma gorjeta, principalmente para os simpáticos waiters dos restaurantes e diners.

Enquanto aqui no Brasil um garçom recebe o salário e teoricamente os 10%, nos EUA os mesmos recebem módicos seis obamas por hora de serviço. Logo, a gorjeta é o verdadeiro salário deles e dificilmente você encontra um garçom que atenda mal, afinal, depende dele para você dar o mínimo – que varia entre 10 a 20% em grupos menores de pessoas e 15 a 30% em grupos maiores – ou surpreendê-los com uma tip mais gordinha que a comida que acabou de comer!

curiosidades sobre os EUA

É de bom tom sempre dar um pouco a mais que o mínimo exigido, embora a maioria espera receber a menor taxa. Aí cabe a você fazer a felicidade do garçom que te atendeu tão bem e decidir se ele merece mais que o previsto.

Para outras profissões não há porcentagem mínima estabelecida, então a média é de 1 (level avarento), 5 (level legalzinho) ou 10 (level sou uma pessoa que preza muito por um serviço bem feito e sei reconhecer isso!) obamas para aquele carregador de mala simpático do hotel, ou o motorista do estacionamento!

8. Impostos

curiosidades sobre os EUA

Você sabe quanto paga de imposto por um saco de arroz no Brasil? E por um sabonete? Na terrinha do Tio Sam os impostos não são embutidos nos preços dos produtos, como aqui no Brasil. Tudo que se compra, de roupas a itens de supermercado, possui o valor bruto na prateleira e apenas no caixa o valor do imposto será cobrado, variando entre 7 a 11%, dependendo do Estado. O mais interessante é que o consumidor sempre sabe o valor real do produto e quanto ele paga de imposto por ele, tornando todo mundo mais consciente para cobrar investimentos do governo, uma vez que sabemos quanto realmente vai para o estado.

9. Beber: +21 / Dirigir: +16

Quem nunca viu um adolescente em filme que pode dirigir, mas bebe escondido da polícia? E quem nunca ficou meio confuso com a situação? Isso acontece porque nos EUA os jovens podem ter sua habilitação para carros a partir dos 16 anos de idade – em alguns estados, pode-se obter uma permissão para dirigir dos 14 aos 16 acompanhados de um adulto e após essa idade, ter sua carteira definitiva –, entretanto, na maioria dos estados, a maioridade é aos 21 anos, quando podem entrar em bares e consumirem bebidas alcoólicas.

curiosidades sobre os EUA

Então, não se surpreenda quando visitar algum estado americano e sentar para tomar aquela cervejinha em um bar e o bartender do balcão pedir sua identidade – que adoro, pois sempre acho que estou sendo elogiada por parecer mais nova que sou –, essa atitude é obrigatória e a venda de bebidas para menores de 21 dá cadeia! As leis para o consumo e venda de bebidas são bem rígidas: aqueles jovens dos filmes que dão festas em casa quando os pais viajam e são pegos pela polícia respondem processo e o adulto que vendeu e/ou comprou as bebidas para a festa pode ser preso!

curiosidades sobre os EUA

Minha amiga americana, quando veio fazer intercâmbio no Brasil tinha 17 anos. Para se despedir dos amigos nos EUA, resolveu dar uma festa. Resultado: um amigo maior de idade que comprou bebida alcoólica para a festa foi preso e ela também! Só foi permitida de vir para o Brasil na condição de, ao voltar, frequentar os AA durante um ano, como pena.

10. Host/Hostess no Restaurante

curiosidades sobre os EUA

Agora vamos falar de coisa boa? Vamos falar de comida! Nos EUA é indelicado chegar a um restaurante e ir sentando-se à mesa que quiser. Na-na-ni-na-não meus amigos, para isso temos os hosts ou as hostess!

curiosidades sobre os EUA

Sempre que chegar a um restaurante, aguarde na entrada que uma pessoa irá direcioná-lo para a melhor mesa disponível, de acordo com o número de pessoas e suas preferências. Mesmo se o lugar estiver vazio, não se esqueça de pedir mesa para os host/hostess!

11. Café-da-manhã calórico?

IMAGINA! Migos, breakfast calórico não é todo dia não! Geralmente os americanos comem apenas torradas com manteiga de amendoim e suco de laranja ou café. No máximo um cereal matinal.

curiosidades sobre os EUA

O café da manhã super calórico que estamos acostumados a ver é chamado de brunch, a junção de breakfast + lunch. Geralmente faz-se o brunch por volta das 10 – 11 am e é composto por panquecas com maple syrup (xarope de bordo, uma maravilha dos deuses, feito da resina de carvalho silvestre), torradas, ovos mexidos, batatas amassadas, linguiças e bacon.

curiosidades sobre os EUA

Minha última refeição nos EUA antes de voltar para o Brasil ='(

Gordinho sim, delicioso com certeza! O brunch costuma ser feito aos domingos, quando a família pretende fazer um longo passeio e não terá tempo para almoçar, ou em feriados. Quando comemos o brunch, temos energia suficiente para um dia inteiro, então a fome só vem mesmo na hora do jantar e speaking of the devil

12. Jantar: a principal refeição

Cada país tem seus costumes, cada um tem sua maneira de valorizar mais certa refeição do dia. Aqui no Brasil, a refeição favorita entre a maioria dos brasileiros e a mais importante – no quesito, riqueza de alimentos e reunião da família – é o almoço. Já nos EUA o jantar exerce esse mesmo papel.

O horário escolar é geralmente das 8am-3pm e o de trabalho é de 9am-5pm. Assim, pais e filhos geralmente não tomam café da manhã juntos, uma vez que enquanto uns estão acordando, outros já estão saindo de casa. Os jovens almoçam nas escolas – já viram os jovens nos refeitórios com as bandejinhas pra pegar a comida? – e os adultos… Bem, os adultos comem o que dá, pois não possuem um horário de almoço fixo, nem restaurante nas empresas. Dessa forma, a maioria come ou um leftover da noite anterior que levaram para o trabalho ou um fast-food – que, na verdade, foi intensamente disseminado na cultura americana em função dessa (falta de) rotina de almoço.

curiosidades sobre os EUA

Assim, a família se reúne para fazer uma refeição mais substancial no fim do dia, no jantar. Normalmente o jantar é as seis e normalmente come-se pizza ou alguma comida gostosinha! Minha hostmom não gostava muito de cozinhar (preguiçosa mode on), mas enquanto morei com ela e seu marido, o casal preparavam jantares divinos! Todo dia havia algo diferente: frango na cerveja, hot dog, pizza, strogonoff (meu hostdad é sueco e sabe fazer um strogonoff delicioso).

Eles se reuniam à mesa exatamente as 6pm, eu saia da faculdade as 5pm e tinha uma hora para chegar em casa, caso contrário não esperariam por mim. Inclusive ficavam chateados se não jantava com eles, pois prezavam muito pela reunião em família, para cada um contar como foi o dia.

13. Free Refill / Dollar Menu

Essa maravilha dos deuses eu descobri de duas formas:

1 – Às vezes, quando estava muito frio (muito frio = -17°C), dava preguiça de ir pra aula. Aí, nessas vezes, eu saía com minha hostmom pra almoçar no Chipotle, uma franchise maravilhosa de comida mexicana, que inclusive queria uma aqui no Brasil para eu ser mais feliz.

curiosidades sobre os EUA

Na primeira vez que almoçamos lá, havia três tipos de copo para tomar o refri: o pequeno, médio e grande (que acredito ser tipo 1L). Como a diferença de preço era mínima, fui logo ao copo maior porque meu espírito de esfomeada logo falou mais alto e pensou que valeria mais a pena, enquanto minha mommy modesta pegou o menor e ficou rindo de mim com meu espírito de pessoa que havia acabado de tomar café da manhã, mas que agia como se passasse fome há mais de um mês. O que não havia percebido até o momento é que a maioria dos restaurantes (quase todos mesmo!) possuem refil de refrigerante, suco, chá de graça, você pode repetir quantas vezes quiser!

curiosidades sobre os EUA

Essa sou eu quando descobri que o refil de refrigerante era de graça…

2 – Um dia eu estava na faculdade com muita fome e havia esquecido de levar dinheiro, então eu estava tentando me alimentar com um purê de maçã que tinha de graça na copa ao lado da minha sala, mas o godzilla que habita meu estomago gritava por mais comida e já dava até umas porradas em mim para eu entender que a fome tava braba.

Nesse dia a Mandy, minha colega iraniana que fazia mil comidinhas árabes deliciosas e levava pra mim dia sim e dia também, tinha esquecido nossa quentinha em casa! Foi aí que ela me contou que em muitas cadeias de restaurantes e fast-food existe o dollar menu: uma das comidas do cardápio por apenas um dólar no dia! Ai meu santo McDonalds! Comi um maravilhoso Angus Deluxe ao lado de um senhor simpático que me contou que quando era pobre como eu (oi?!) vivia de comidinhas de um dólar também.

curiosidades sobre os EUA

Então, se a fome apertar e a grana estiver curta, nos EUA você tem refil free sem limite de tempo e comidas do cardápio de fast-food por apenas um obama!!! Como não ter engordado 10kg desse jeito?

14. Lugar de papel é na privada!

curiosidades sobre os EUA

Esse assunto é mais polêmico que discutir sobre política e divide mais opiniões que pessoas que torcem por times de futebol adversários. Aqui no Brasil, normalmente jogamos nosso papel higiênico usado em uma lixeirinha, que fica ao lado da privada. Sempre achei nojentinho, mas isso é um hábito comum entre nós. Aí você chega aos EUA, usa o banheiro e percebe que não tem a lixeira no banheiro, bate aquele misto de desespero de não saber onde jogar o papel sujinho com o medo de jogar dentro da privada, entupir e você se encontrar inundado em um Rio Tietê. Mas eis que você descobre que na verdade, os encanamentos americanos são próprios para receber nosso papelzinho e vai tudo literalmente por água abaixo mesmo!

banheiro

O engraçado é que quando contamos para os americanos sobre o funcionamento do nosso banheiro no Brasil, alguns ficam realmente surpresos, pois acham que na maioria dos países é como nos EUA. Boa parte deles não sabe lidar mesmo com essa nossa vibe de ter uma caixinha cheia cocôzinhos no papel higiênico no banheiro. Pensando assim, é bem disgusting, tanto que me acostumei com esse jeito meio americano de ser, na minha casa só vai pra lixeira coisas meio complicadas de serem mandadas água abaixo – mas sabemos que nem todas as casas podem fazer isso aqui, em função das fossas, caixa de água e afins.

15. As pessoas se vestem despretensiosamente

Não sei se isso é uma curiosidade sobre os EUA, um choque cultural ou se é só comigo, por isso resolvi deixar este por último. Vivemos em um país que valoriza a beleza e é muito comum ver pessoas se arrumarem muito para ir apenas ao supermercado.

Eu, na condição de professora, sempre estou mais ou menos arrumadinha, porque vivo em uma cidade de médio porte e sempre dou de cara com alunos e seus pais na padaria, supermercado, shopping e fico com vergonhazinha de ser flagrada com aquela camisetinha velha e furada que amo usar.

Nos EUA, a lei do conforto fala mais alto, portanto não se surpreenda se ver pessoas vestindo aquela roupinha bem surrada de ficar dentro de casa para ir ao supermercado, bar, parques e o que você mais pensar.

curiosidades sobre os EUA

Look at all these celebrities saindo de casa do jeito mais à vontade possível. Helena Bonham Carter, Teresa Giudice, Katie Holmes, Iggy nada fancy Azalea e a família Honey Boo Boo.  Meu #lookdodia da faculdade era algo meio Teresa Giudice feat. Helena Bonham Carter

No fim das contas, entendo e até gosto disso. Cada um deve se vestir da maneira que acha mais agradável, sem se preocupar com a opinião dos outros, afinal somos nós quem devemos estar sempre em primeiro lugar.

No começo foi um pouco estranho largar meus hábitos 100% vaidosos – minha hostmom ficava impressionada com o fato de eu sempre ir para a aula com blush, rímel e por perder vários minutos tentando decidir que roupa vestir – e ser um pouco mais desencanada no visual. No fim, eu perdi as contas de quantas vezes fui para a faculdade com a calça e camiseta do pijama sem jamais receber um olhar de reprovação ou deboche (e era muuuito gostoso ficar de pijaminha no frio na sala de aula, vendo a neve cair lá fora). De uma maneira mais cômica e até mesmo bizarra, o site People of Walmart mostra como alguns americanos levam a ideia de sair à vontade ao pé da letra. Se estamos nos EUA, não precisamos preocupar tanto em estar 100% impecáveis o tempo todo, só faça isso se for para você mesmo, porque os outros não estarão te julgando porque você saiu de casa o mais confortável possível!

A diferença cultural faz com que existam muitos hábitos e atitudes exclusivas dos EUA que possam parecer estranhas para nós. Compartilhar algumas delas aqui é útil para que possamos abrir nossa mente e adaptar mais facilmente a essas diferenças. Vale lembrar também que todas essas curiosidades sobre os EUA são de senso comum, de acordo com a minha vivência e de muitos outros brasileiros, portanto, claro, não são atitudes e hábitos unânimes! Até porque nem todo americano é assim, ou nem todo brasileiro é assado! De qualquer modo, espero ter ajudado e que você se divirta aprendendo um pouco mais sobre a cultura americana!

Participe nos Comentários

Você já conhecia todas essas curiosidades? Conte aqui nos comentários se já vivenciou algo parecido! Se tiver alguma outra interessante curiosidade sobre os EUA, compartilha aqui pra gente!

Ainda precisa de ajuda?

Configura algumas opções:

  1. Envie sua questão em nossa comunidade;
  2. Assine o English Plus e tenha acesso ilimitado a respostas verificadas por especialistas.
Camila

Camila Oliveira

Camila gosta de viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, ouvir música, sentir aromas, degustar sabores, saborear a vida, aprender novos idiomas. Não quer criar raízes, pois sabe onde é o seu lugar: o mundo.

Mostrar 79 comentários