7 anos de English Experts

7 anos de English ExpertsJá se passaram sete anos desde o meu primeiro artigo aqui no EE. Nem de longe eu poderia imaginar, naquela tarde de sexta-feira de 13 de outubro de 2006, que o blog que eu havia acabado de criar iria mudar completamente a minha vida.

A propósito, 2006 foi um ano interessante. Eu já havia me formado na faculdade, estava pensando em fazer uma pós, gostava do meu trabalho, mas mesmo assim, estava me sentindo estagnado. A única atividade que realmente me dava prazer, era estudar inglês e eu usava isso como uma válvula de escape.

Na tentativa de mudar essa realidade, em março daquele ano eu iniciaria o protótipo do que seria um site para estudantes de inglês (uma rede social), onde um poderia ajudar o outro. Vale lembrar que na época, a maioria dos sites de idiomas que você conhece hoje simplesmente não existia.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Como tudo começou

Acho que você não sabe disso, eu passei pelo menos 5 anos utilizando os grupos do Yahoo para estudar inglês. As mensagens eram automaticamente direcionadas para todos os membros e a conversa acontecia por email. Foi lá que eu conheci várias pessoas que mais tarde iriam me ajudar no EE. Muitos amigos do Yahoo Groups hoje são grandes colaboradores da comunidade… é pessoal, a história é longa. Dois americanos foram fundamentais para a criação do English Experts: Mary Ziller (minha primeira professora online) e Adam Lorenz, pessoas muito generosas.

Voltando ao projeto criado em março de 2006, lembro de ter passado alguns meses desenvolvendo “na unha” (como dizem os programadores) a rede social para estudantes. Isso tudo aos finais de semana. Até o dia que eu descobri uma “coisa” chamada blog. Sim, os anos de faculdade haviam consumido muita energia e eu havia perdido (ou quase) uma verdadeira revolução. No início dos anos 2000, blog era sinônimo de “diário de adolescente”, fiquei surpreso ao ver que isso tinha mudado completamente e blogs fantásticos tinham surgido.

Isso me vez desistir da rede social e focar no blog. Agora só faltava o nome, já que criar um blog era a coisa mais fácil do mundo. O nome English Experts veio na tarde de sexta-feira, como citei no primeiro parágrafo.

Olha só como foi o primeiro layout do EE:

2006-11-12_21

Como eu já disse em outras ocasiões, o EE foi criado com o objetivo de compartilhar dicas, sites e outros recursos para estudantes de inglês. Mas como vocês puderam perceber, as coisas não aconteceram tão assim ao acaso. Quem me conhece sabe o quando valorizo uma coisa chamada planejamento.

E a rede social?

A questão da rede social foi resolvida com a criação do fórum em 2007. Acho que todos concordam que um fórum é uma rede social: dá pra adicionar amigos, conversar no chat, enviar mensagens privadas, perguntar e ajudar. Hoje você até ganha pontos ao ajudar outros membros.

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba como.

Com o passar dos meses o site começou a ser frequentado por mais e mais estudantes, recebemos as primeiras indicações, saímos na Folha de São Paulo, fomos eleitos o 2º melhor site de idiomas da internet e assim as coisas foram acontecendo. Conheci pessoas incríveis por conta do EE.

Os últimos meses foram cheios de conquistas. Hoje temos o apoio da maior escola de inglês online do mundo, tivemos o primeiro evento para os leitores do site e acabei conhecendo pessoalmente algumas pessoas que admiro muito. Olha só que foto bacana.

a diretoria

A maior comunidade de inglês do Brasil

Se hoje o English Experts é a maior comunidade de inglês do Brasil, eu devo isso a você, querido leitor. O EE não seria absolutamente nada sem a sua indicação, participação e apoio.

Muito obrigado a todos, não dá mais pra citar nomes, provavelmente não caberia num post, a família está bem grande.

Tenho muito orgulho de nossa comunidadea nossa relação de confiança foi cultivada dia após dia durante anos. Toda vez que vou publicar algo aqui eu penso: “Este artigo está de acordo com os valores do EE? É isso que meu leitor espera?” Não sei se acerto todas as vezes, mas sempre tento fazer o melhor.

Muito obrigado a todos e vida longa ao EE!

~ Alessandro Brandão ~

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 83 comentários