7 anos de English Experts

Já se passaram sete anos desde o meu primeiro artigo aqui no EE. Nem de longe eu poderia imaginar, naquela tarde de sexta-feira de 13 de outubro de 2006, que o blog que eu havia acabado de criar iria mudar completamente a minha vida.

A propósito, 2006 foi um ano interessante. Eu já havia me formado na faculdade, estava pensando em fazer uma pós, gostava do meu trabalho, mas mesmo assim, estava me sentindo estagnado. A única atividade que realmente me dava prazer, era estudar inglês e eu usava isso como uma válvula de escape.

O Que Saber Antes de Morar Fora do País. Baixe o novo guia grátis da English Live. Nele, você vai conhecer mais detalhes sobre alguns países que falam inglês, quais as possibilidades você encontra nesses países, quais documentos são necessários e dicas para deixar a mudança mais fácil. Clique aqui e saiba como baixar!

Na tentativa de mudar essa realidade, em março daquele ano eu iniciaria o protótipo do que seria um site para estudantes de inglês (uma rede social), onde um poderia ajudar o outro. Vale lembrar que na época, a maioria dos sites de idiomas que você conhece hoje simplesmente não existia.

Como tudo começou

Acho que você não sabe disso, eu passei pelo menos 5 anos utilizando os grupos do Yahoo para estudar inglês. As mensagens eram automaticamente direcionadas para todos os membros e a conversa acontecia por email. Foi lá que eu conheci várias pessoas que mais tarde iriam me ajudar no EE. Muitos amigos do Yahoo Groups hoje são grandes colaboradores da comunidade… é pessoal, a história é longa. Dois americanos foram fundamentais para a criação do English Experts: Mary Ziller (minha primeira professora online) e Adam Lorenz, pessoas muito generosas.

Voltando ao projeto criado em março de 2006, lembro de ter passado alguns meses desenvolvendo “na unha” (como dizem os programadores) a rede social para estudantes. Isso tudo aos finais de semana. Até o dia que eu descobri uma “coisa” chamada blog. Sim, os anos de faculdade haviam consumido muita energia e eu havia perdido (ou quase) uma verdadeira revolução. No início dos anos 2000, blog era sinônimo de “diário de adolescente”, fiquei surpreso ao ver que isso tinha mudado completamente e blogs fantásticos tinham surgido.

Isso me vez desistir da rede social e focar no blog. Agora só faltava o nome, já que criar um blog era a coisa mais fácil do mundo. O nome English Experts veio na tarde de sexta-feira, como citei no primeiro parágrafo.

Olha só como foi o primeiro layout do EE:

2006-11-12_21

Como eu já disse em outras ocasiões, o EE foi criado com o objetivo de compartilhar dicas, sites e outros recursos para estudantes de inglês. Mas como vocês puderam perceber, as coisas não aconteceram tão assim ao acaso. Quem me conhece sabe o quando valorizo uma coisa chamada planejamento.

E a rede social?

A questão da rede social foi resolvida com a criação do fórum em 2007. Acho que todos concordam que um fórum é uma rede social: dá pra adicionar amigos, conversar no chat, enviar mensagens privadas, perguntar e ajudar. Hoje você até ganha pontos ao ajudar outros membros.

Com o passar dos meses o site começou a ser frequentado por mais e mais estudantes, recebemos as primeiras indicações, saímos na Folha de São Paulo, fomos eleitos o 2º melhor site de idiomas da internet e assim as coisas foram acontecendo. Conheci pessoas incríveis por conta do EE.

Os últimos meses foram cheios de conquistas. Hoje temos o apoio da maior escola de inglês online do mundo, tivemos o primeiro evento para os leitores do site e acabei conhecendo pessoalmente algumas pessoas que admiro muito. Olha só que foto bacana.

a diretoria

A maior comunidade de inglês do Brasil

Se hoje o English Experts é a maior comunidade de inglês do Brasil, eu devo isso a você, querido leitor. O EE não seria absolutamente nada sem a sua indicação, participação e apoio.

Muito obrigado a todos, não dá mais pra citar nomes, provavelmente não caberia num post, a família está bem grande.

Tenho muito orgulho de nossa comunidadea nossa relação de confiança foi cultivada dia após dia durante anos. Toda vez que vou publicar algo aqui eu penso: “Este artigo está de acordo com os valores do EE? É isso que meu leitor espera?” Não sei se acerto todas as vezes, mas sempre tento fazer o melhor.

Muito obrigado a todos e vida longa ao EE!

~ Alessandro Brandão ~

English Experts Recomenda

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 83 comentários