Braz-TESOL: Convenção Nacional no Rio de Janeiro

Hi, there! Este ano vou participar pela primeira vez da Braz-TESOL no Rio de Janeiro, em julho. Vou contar como funciona essa organização.

A Braz-TESOL é a maior associação de professores de inglês para falantes de outras línguas do Brasil e foi fundada em 1986. É uma organização sem fins lucrativos com mais de 2.000 associados e é afiliada da TESOL International (EUA), IATEFL (Reino Unido) e membro do TESOL do Cone Sul (Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai).

A Braz-TESOL tem como objetivo:

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

  • amparar e apoiar a pesquisa no ensino da língua inglesa;
  • incentivar programas de desenvolvimento de professores em todos os tipos de instituições de ensino no Brasil;
  • promover estudos em áreas do ensino de inglês como linguística aplicada, sociolinguística, uso da tecnologia e aquisição de língua;
  • organizar convenções nacionais e regionais, reuniões e seminários com tópicos relacionados ao ensino de inglês no Brasil.

A Braz-TESOL tem os capítulos regionais (Regional Chapters), que são grupos de professores voluntários que se reúnem (geralmente nas dependências das escolas onde trabalham, ou em espaços neutros) para organizar eventos locais visando aumentar o número de membros da associação nacional. Ficam localizados nas seguintes cidades e estados: Amazonas, Bahia, Belo Horizonte, Curitiba, Ceará, Distrito Federal, Goiânia, Pará, Londrina, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo.

Os SIGs (Special Interest Groups) são grupos que juntam pessoas com áreas de interesse em comum tais como pronúncia, tradução, cultura, tecnologia no ensino de idiomas e que querem trocar ideias, promover desenvolvimento profissional, organizar eventos e fazer as coisas acontecerem. Atualmente há quatro SIGs: Bilingualism, Culture and Critical Literacy, Edutech e Pronunciation. Em breve terá também os SIGs para Young Learners and Teens e Teaching one-to-one.

E olha só! Este ano vou ser minder na Braz-TESOL! Um minder é um voluntário que ajuda os participantes a se localizarem, ajuda os palestrantes no que precisarem durante os talks e também ajuda a organizar os bastidores da convenção.

Fellow teachers! Conheçam mais sobre a Braz-TESOL pois este ano a convenção vem com nomes de peso em ELT (English Language Teaching) como Ben Goldstein, Jeremy Harmer, Lindsay Clanfield, Jim Scrivener e Jack Richards, entre outros.

Take care and see you next time!

Adir

Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há 22 anos. É responsável pelo blog de língua espanhola da empresa americana Transparent. Trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.

Mostrar 16 comentários