Esqueça o does no início de perguntas que envolvam o verbo to be

Uma dúvida que eu tinha quando eu comecei a estudar Inglês era sobre a utilização correta do DOES. Eu sempre confundia a utilização dessa partícula no momento de fazer perguntas, frequentemente (often) saia um “Does is she pretty?”, utilização equivocada. A ficha só caiu (the penny dropped) quando um amigo estrangeiro me disse “esqueça o does no início de perguntas que envolvam o verbo to be”. Não sei se isso é uma regra, só que depois da explicação eu nunca mais errei.Veja alguns exemplos:

  • Is he an English teacher?
  • Is she blond?
  • Does he like it?
  • Is it there?

Maria Brasileira me mostrou uma exceção a esta regra: “Do you love to be a woman?”. Tudo bem, todas as regras têm suas exceções. ;-)

“If you talk to a man in a language he understands, that goes to his head. If you talk to him in his language, that goes to his heart.” Nelson Mandela

Intensivão de Julho: Aproveite o mês de julho para acelerar seu inglês. Na English Live você estuda, quanto, quando e onde quiser por planos promocionais a partir de R$4,99/dia!
Clique aqui e aproveite o Plano Promocional!

So, did you like it?

Sincerely.

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

17 comentários

  • 14/12/06  
    Adam diz: 1

    I noticed you said this-
    Maria Brasileira me mostrou uma exceção a esta regra: “Do you love to be a woman?”. Tudo bem, todas as regras têm suas exceções. ;-)

    This is not an exception because the active verb is to love, not to be.

  • 06/06/07  
    Cezar Martins Fiorio diz: 2

    Alessandro na verdade é muito simples se entendermos o seguinte, existe uma diferença no Do como verbo auxiliar (modal) e no verbo Do (fazer).
    Do you work every day?
    (Voce trabalha todos os dias?)
    Yes, I do my work every day
    (Sim, Eu faço meu trabalho todos os dias)

    v.aux.
    Used with the infinitive without to in questions, negative statements, and inverted phrases: Do you understand? I did not sleep well. Little did we know what was in store for us.
    Used as a means of emphasis: I do want to be sure.

    Fiquem com Deus!!

  • 24/10/07  
    thaisa diz: 3

    I learned as Cezar, nós usamos o verbo auxiliar to do quando não tiver verbo de ação na frase, ou seja, se ñ for o famoso verbo “to be”, sendo obrigatório em sentenças negativa e interrogativas .Espero ter ajudado.

  • 07/02/08  
    valter diz: 4

    Eu nao entendi “Do you love to be a woman?”

    Onde está a excessao ai?

    O verbo to be não é tipo. “is, m, are etc’?

  • 04/04/08  
    Rodolfo Felipe diz: 5

    Do e Does são apenas auxiliares para os chamados verbos fracos e verbo to be não é um desses verbos fracos ele é considerado um verbo forte por isso não se usa auxiliar, assim também como os may ,can, must entre outros.

  • 22/04/08  
    Igor diz: 6

    You’re lame.
    Muito lame.

  • 18/09/08  
    Patricia diz: 7

    Não entendi a exceção. “Do you love to be a woman?”. Esta não é uma pergunta para a qual devemos utilizar o “be”. Simplesmente porque o “be” na frase não é o verbo de interrogação, ela apenas expressa o estado para o qual a pergunta é direcionada, no caso “ser uma mulher”. O foco não é o estado e sim se você ama ser uma mulher. Se eu estiver enganada, por favor alguém me esclareça, ficarei muito grata.

  • 20/09/08  
    Nancy diz: 8

    Eu entendo que o vebro to be deve ser usado nas seguintes condicoes:
    Lugar de Origem – I’m from Mexico,
    Age (idade) – He ‘s 25 years old,
    Weather: it’ s hot,
    Time It’s 6:00 o’clock
    Descricao they are tall
    Preco It is $ 25,00
    Localizacao We are in class
    Ocupacao You are a teacher

    Entendo que o verbo to be eh para ser usado nessas situacoes, me corrijam se estiver equivocada.

    Nancy

  • 27/06/09  
    Eline diz: 9

    Eu aprendi que o DO e o DOES são usados no presente simples, e para fazer perguntas. Sendo que o DOES é usado para a 3ª pessoa do singular (He, She, It) e o DO para todas as outras (I, You, We, You, They). Logo, esta frase: “Do you love to be a woman?” não é exceção… o DO está empregado corretamente. O verbo To Be é outra história…
    Espero ter ajudado, mas me corrijam se eu estiver errada. =)

  • 28/07/09  
    Gilberto Albino diz: 10

    Bom, e como ficaria a frase:

    Do you know what a bad time is?

  • 13/08/09  
    Camila diz: 11

    Olá…
    Gostaria de saber alguns VERBOS (sem ser o “to do” e o “to be” ) que eu poderia usar para formular perguntas…. Pois costumo sempre usar o “to do”, já que eu não sei quais os outros verbos que eu poderia estar usando no inicio das perguntas.

    :) mila

  • 05/10/09  
    Vera Maria Lima Hatherly diz: 12

    Gostaria se possível, que voces fornecessem mais exemplos, pois faço o segundo período no CCAA e sinto muita dificuldade em formar fra-ses. principalmente com Do e Does. Seus exemplos são muito valiosos. Desde já agradeço. Vera

  • 18/01/10  
    Mirian diz: 13

    Nossa amei o post!Eu sempre me perguntava quando eu deveria usar o does ou do, até cheguei a perguntar o professor de ingles na escola, mas como eu sempre pergunto no horario de aula e as vezes ele nao está explicando algo relacionado com isso ele fala q vai me responder depois.Agora com a EE aprendi de forma rapida e pratica o uso desse auxiliar!Muito obrigado!!!!

  • 18/01/10  
    Flavia Laira diz: 14

    Existem o Do e Does como auxiliar p/ perguntas indicando o presente: Do you play guitar? (V toca violão?) / Do they take the books? (Eles levam os livros?) / Do we make the cake? ( Nós preparamos/ fazemos o bolo? ), Does he play guitar? ( ele toca violão?), Does she take the books? (ela leva os livros?), Does it matter? ( Isso importa?).
    Agora o Do e Does como verbo: You do your work very well! (Você faz seu trabalho muito bem) / they do a good housework! (Elas fazem um boa faxina! / He does my hair (Ele faz meu cabelo) / she does a beautiful hairdo (ela faz um lindo penteado! It does my homework (ele faz meu dever de casa – referindo-se a coisa ou objeto, p.e. computador)
    Auxiliar e verbo na mesma pergunta: Do you do this work? (v faz esse trabalho?) Does he do all my lessons? (ele faz todas minhas lições?)
    Espero ter ajudado um pouco!
    Hugs, Kisses and cookies!

  • 19/01/10  
    jorge emerson diz: 15

    as dicas que recebo quase que diariamente por e-mail tem contribuido muito para a motivação de se aprender inglês. Desde já agradeço ao autor desta ideia. bye

  • 22/01/10  
    Thiago Kuhn diz: 16

    Do e Does são verbos auxiliares do presente e
    não tem porque fazer uma pergunta como essa Does is she pretty? mas por quê? porque o verbo “Is” é o verbo “To be” no presente e já que ele é um auxiliar e está no presente não tem porque usar o Does que faz o mesmo papel que é transformar o tempo verbal do verbo principal para o presente.

    É isso ai Abraço.

  • 23/03/10  
    rose diz: 17

    Boa tarde!

    gostaria de saber quando é usado o do e does na
    construção de uma frase?
    Obrigada,