Estão copiando o English Experts: saiba como ser bacana na web!

Caros leitores, gostaria de pedir licença para tratar de um tema que não tem muito a ver com o aprendizado de idiomas, mas, de uma forma ou de outra, afeta o English Experts.

Percebi que ultimamente um blog está copiando descaradamente o English Experts. O autor do blog copia praticamente todos os posts que a nossa equipe publica aqui. O pior é que ele não cita a fonte a ainda assina como se fosse ele o autor. Nem as imagens escapam, ele usa exatamente as mesmas. Veja abaixo um print screen comparativo de 22 de janeiro de 2008:

Faça um teste e descubra seu nível de inglês em 15 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores e linguistas certificados. O resultado sai na hora e com gabarito.
Iniciar o Teste Online!

copia.jpg

Não é a primeira vez que vejo alguém copiando os textos do English Experts. Pra falar a verdade acredito que estas pessoas são fãs que no intuito de ajudar na divulgação do nosso trabalho acabam copiando um texto ou outro. Blog ainda é um conceito novo e muitas pessoas não sabem como funciona. Segue abaixo algumas dicas publicadas no blog Favoritos (observem que eu criei um link para o blog de onde eu extraí a informação, é assim que se faz). A Luiza Voll teve o mesmo problema por lá!

O sujeito que está copiando o English Experts é professor. Então fica a mensagem para ele: Shame on you Hugo, Shame on you!

Como ser bacana na web: dicas para blogueiros

1- Gostou de um post? Retribua com um link

No mundo dos blogs, links são o melhor pagamento. Se você gostou de uma informação que encontrou em algum blog e decidiu postar no seu, faça a gentileza de oferecer um link para a fonte original. Não custa nada para você e ajuda muito o outro blogueiro.

Você ainda se confunde com os tempos verbais em inglês? Faça o download do Guia de Tempos Verbais em Inglês oferecido pela English Live. Ele tem um resumo bem estruturado para você revisar os conceitos que aprendeu na escola.
Download do Guia em PDF - Grátis!

2- Não peça a outros blogs para praticarem a “troca de links”

Se você gosta de um blog e deseja colocar um link para ele em seu blog, não peça nada em troca. Se ele gostar do seu, as chances são altíssimas de que ele também ofereça um link para você.

3- Não copie os textos de outros blogs

Textos de blogs, por menos pessoais que sejam, são de autoria do dono do blog. Nele, são expressadas a opinião desta pessoa. Ao copiar um texto sem mudar nada, você confunde o leitor e acaba perdendo a sua credibilidade. E você não quer isso, não é mesmo? Caso deseje mostrar o que o blogueiro escreveu, deixe claro que o texto é dele (usando aspas e indicando a fonte, por exemplo).

4- Responda os comentários e os e-mails enviados por seus leitores

É claro que não é necessário responder a todos mas, se algum leitor escreveu alguma coisa bacana para você ou tem alguma dúvida, responda. Afinal, se ele deixou um comentário ele deseja fazer uma comunicação com você e às vezes uma simples resposta vai significar muito mais do que você imagina. Palavra de leitora.

5- Tal escritor, tal leitor

O blog é seu e por isso você pode escrever o que der na telha, certo? Certíssimo. Entretanto, esteja preparado para as consequências. Se você constantemente fala mal sobre algumas coisas em seu blog ou talvez escreve coisas que sejam ofensivas a determinadas pessoas, você está automaticamente dando a liberdade para que os seus leitores façam o mesmo. O resultado disso pode ser crítico: uma legião de comentários ferozes (de leitores anônimos, sempre) e talvez até uma série de inimizades na web. Se você não liga para isso, maravilha. Caso contrário, tenha como mantra “Gentileza gera gentileza”.

That’s all folks!

Aprenda mais

Quer melhorar o seu listening? Você trava na hora de falar inglês? Não consegue se comunicar bem no trabalho ou entre amigos? Clique aqui e saiba como nós podemos te ajudar.

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 8 comentários