3 MESES de Estudo: Progresso no Aprendizado

Olá, Alessandro



Quero dar o meu depoimento sobre meu progresso no aprendizado de uma nova língua. Estou muito feliz com o meu inglês. Comecei a estudar inglês dia 26 de fevereiro de 2009. O mesmo dia em que me inscrevi para receber as dicas diárias do English Experts. Antes disso, meu contato com o inglês foi feito no meu segundo grau, cursado em escola pública, por isso nunca passou do ensinamento do verbo to be, e no cursinho de inglês que fiz durante dois anos (2 vezes por semana de 1h e 30min cada aula baseado totalmente na leitura do livro de gramática, sem fazer os temas de casa. rsrsrs). Eu devia ter 15 ou 16 anos na época, hoje estou com 24. Depois disso, nunca mais estudei inglês. Até que dia 26 de fevereiro deste ano, depois da minha festa de formatura de graduação em janeiro, resolvi que iria me inscrever em uma vaga de Trainee. Quero aproveitar os primeiros anos de formada para conseguir uma oportunidade de trabalhar em uma grande empresa.

Como viciada no Google que sou, a primeira coisa que fiz foi colocar a palavra Trainee no campo de pesquisa, o que me resultou em milhares de páginas, várias empresas que ofereciam Trainee e artigos que falavam sobre como se preparar para encarar uma maratona como são estas seleções. Porém, tanto as empresas, quanto os artigos exigiam a mesma coisa, inglês fluente, com raras exceções de inglês intermediário. O que não me foi muita surpresa, pois já esperava algo assim. Sei muito bem qual a importância do inglês em uma boa formação, não fiz cursinho antes por falta de dinheiro e conhecimento. Dinheiro, porque no meu caso, ou eu pagava a faculdade ou fazia o cursinho, e conhecimento, porque não sabia que poderia aprender inglês sozinha.

Sabia que precisava começar aprender inglês urgentemente, antes mesmo de começarem as seleções. Eu já me sentia atrasada, com pontos atrás dos meus concorrentes. Tal sorte a minha, que na mesma página de um destes artigos, no finalzinho da página dizia: APRENDA INGLÊS SOZINHO e um link para a página do English Expert.

Quando entrei nesse site, foi como se tivesse achado um tesouro, eu desconhecia aquele mundo de possibilidades de aprender inglês pela internet, embora soubesse de todas as maravilhas que a internet nos proporciona, não havia pensado antes nesta possibilidade: Aprender inglês sozinha e pela internet. As próximas horas depois que descobri esse site foi de euforia total, cada artigo tinha uma chamada mais interessante que a outra: 14 dicas para turbinar o seu Inglês, 400 palavras em inglês num minuto, Como aprender inglês sozinho, Os 7 trunfos para falar inglês. Passei as próximas 2 horas lendo e conhecendo o English Expert. Depois pelo próprio site, descobri que havia muita gente que assim como você, queriam ensinar outras pessoas a aprenderem inglês. E que eles também faziam parte de comunidades, fóruns e tinham sites e blogs sobre o que eu procurava.

As semanas seguintes foram de muita empolgação, 10, 20, 30, 50 sites e blogs inseridos nos meus favoritos sobre como aprender inglês. Inscrevi-me para receber uma piada por dia do professor Rubens Queiroz de Almeida, baixei as 750 palavras mais comuns da língua inglesa, comecei a ler histórias infantis como “The Velveteen Rabbit”, aceitei o desafio dos 30 dias do “Inglês Já” da querida Fabiana Lara. Entrei na comunidade da Xokmax.com do professor David e fiz minha conta no Livemocha, inscrevendo-me no English 1 para beginners, onde encontrei muita gente bacana, como nativos do inglês corrigindo meus exercícios (listening, writing, reading and speking).

Comecei a receber cartas diárias em inglês do English-test.net que embora eu não faça os exercícios, adoro receber suas cartas com um vocabulário fácil, porque quase sempre eu entendo tudo o que está escrito. Mais tarde e novamente, por intermédio do English Expert, comecei a receber dicas diárias do Professor Denílson de Lima. Meus intervalos de almoço de 1h e 30min foram usados para estudar cada vez mais inglês. No primeiro mês, assisti a seis episódios dos Friends com legenda em inglês, depois imprimia os scripts dos episódios em inglês, traduzia e assistia novamente em inglês com legenda em inglês. Com isso aprendi várias palavras que hoje quando as vejo em algum lugar, sei que saíram dos episódios de Friends e lembro-me da cena.

Fiz download de 70 podcast do ESL do Professor Dr. Jeff McQuillan, e comecei a escutá-los nas idas e nas vindas do meu trabalho, somando duas horas todos os dias. Confesso que os três primeiros episódios foram um sofrimento, não entendia nada e aquilo irritava meus ouvidos. Eu só entendia quando lia os scripts mais tarde, mas a partir do quarto episódio eu comecei a identificar melhor as palavras.

Ontem, ouvi o episódio número 20, lembrando que o primeiro é o número 1 e o segundo o número 12, assim eu já havia ouvido 10 episódios (1, 12,13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20). Então resolvi ouvir o primeiro episódio novamente, aquele que eu não tinha entendido nada quando ouvi pela primeira vez, e qual foi minha surpresa ao ouvi-lo? Posso dizer que entendi 90% do que foi dito, claro que os diálogos são fáceis, o Dr. McQuillan fala pausadamente, mas para mim que não distinguia nada no início, foi muita felicidade.

Sei que são apenas três meses, mas, acredito que são sempre os primeiros os mais difíceis. As primeiras tentativas, as primeiras horas, os primeiros minutos, meses ou anos sempre são os mais difíceis no aprendizado de qualquer coisa. É nesse momento que surgem também as primeiras frustrações, a vontade de desistir e de achar que é difícil de mais, de que não somos capazes. Eu mesma cheguei a achar por um momento, lá pela 5º, 6ª semana que meu conhecimento não passaria da decoreba daquelas 750 palavras, mas, depois descobri q o que fez melhorar minha leitura e minha compreensão foi poder identificar estas palavras em um contexto real, numa música, num seriado, numa notícia ou até mesmo em um podcast. Tenho como meta até o final do ano estar me sentindo capaz o suficiente para me inscrever em uma vaga de Trainee, hoje, eu ainda não sinto esta segurança, mas sei que até o qüinquagésimo podcast, eu vou conseguir. rsrsrs

Também, tenho muito material reunido sobre como aprender inglês sozinho, tenho mais de 130 sites de inglês nos meus favoritos, muitos podcast com scripts, audiobooks com som e textos em inglês, diálogos para iniciantes, na verdade, a maioria do material que tenho é para quem ta começando assim como eu, mas acho que tem muita gente nesse barco. Valeu! Maiara

APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA
51 respostas
Ordenar por: Data
Muito legal

você pode passar alguns desses sites para iniciantes?
Oi, Thiago, qual o teu e-mail? Posso te mandar todo o material q tenho. :P
pode me passar os materiais tambem ?
mas nao precisa ser nada pesado nao
tenho 17 anos apenas
rsrs
pode mandar para algum desses email´s

iguin291220@gmail.com
igormauricio@oi.com.br

vleu ;D
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
Olá Maiaran, parabens mesmo meu caro, temos de correr atrás mesmo porque se não ja era..
Eu to comecando a aprender inglês agora, por conta própria, e levarei sua historia como caso de sucesso. Boa Sorte
Ps - Se puder me enviar o material para iniciante, meu email é yuribrasill@gmail.com

Abraços !
Oi eu estou a viver a 4 meses em wales e o meu ingles ainda ta fraquinho ja aprendi milhares de coisas que desconhecia pois quando vim para ca nao sabia nada de nada nem o basico sabia fazer algumas questoes que se aprende no 5' ano como whats your name e isso lol se fosse possivel gostaria que me envias-se tambem todo o material que tens e por onde aprendes-te para aqui dri_boy_15@hotmail.com obrigado ;)
Oi Maiaran!!

Seria muito grato de pudesse me passar o material que conseguiu reunir!!

Meu e-mail é marcio.estudar@gmail.com

abraços!!
Oi Maiaran, muito legal seu método de estudo.
Onde foi que você conseguiu os scripts do ESLPod do Professor Dr. Jeff McQuillan ?? Poderia me dizer

Bejinhos
Olá, adorei sua história, tô terminando meu curso de ingles e vi que não aprendi quase nada, depois que eu entrei no InglesJá da Fabiana, eu percebi e agora to correndo pra aprender ingles na internet :^ se vc poder mandar o material para mim, manda pra esse email : tiagoooxd@gmail.com
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
Hi Maiara,

Poderia enviar esse material?! Assim reforçaria nos meus estudos.
E-mail: tlamaral@gmail.com

Kisses
Nossa Maiaran, seu depoimento é muito bonito. Voce se expressou muito bem e dá até motivação de continuar estudando.
Eu estava conversando com meu irmao ontem mesmo, antigamente, coisa de uns 15 anos atras era impensavel estudar sozinho. Ler livros ? Conversar com nativos ? Exercicios ? Praticamente nao existia.
Hoje em dia temos uma ferramenta monstruosa chamada Internet e muitas vezes nao nos damos conta dos beneficios que podemos receber.
Só nao aprende ingles quem nao quer ou nao se dedica. Por mais duvidas que existam, desde escrita quanto pronuncia, de tudo se acha uma resposta.

Estou torcendo para que voce consiga uma boa vaga, nao só pelo conhecimento do ingles que vc terá até la mas por voce ser uma pessoa esforçada e dedicada. Se eu tivesse um cargo de chefia com certeza estaria te pedindo um email com seu curriculo =)

Boa sorte e nao esqueça de nos contar depois qdo conseguir o emprego ;)
Olá se possível eu também gostaria de receber algumas dicas de site ou materiais para iniciantes. desde já sou grato.
Meu email é martins_fernandoms@hotmail.com
Belo exemplo de determinação...pode ter certeza que irá conseguir sim...
Gostaria se possível de receber esse material tbm...

karininha_1@ibest.com.br

Kisses...e Good Lucky ;)
Olá Maiaran!
Estou começando a estudar inglês sozinha, pois também não posso pagar um cursinho no momento por ter de pagar a faculdade, como no seu caso... Acho que o mais difícil no auto-aprendizado é manter a determinação e disciplina, e você é um exemplo! Parabéns! Seu depoimento foi bem inspirador pra mim!Também gasto 2 horas por dia com deslocamento para o meu trabalho, que a partir de agora irão ser muito bem aproveitadas!
Gostaria também, se possível, que me mandasse o material de apoio que vc reuniu!
Meus emaiis: alnsilveira@hotmail.com
alnsilveira@bol.com.br

Muito obrigada!
Aline
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
Hello Maiaran!

:shock: Tbm acabei de me formar e sei do que vc está falando, inclusive perdi uma oportunidade de emprego por não possuir fluência. Até então nunca havia parado para avaliar o quanto o inglês me faria falta um dia. A sua história é muito bacana, é um combustivel para todos nós; parabéns. By the way...ficaria muito feliz se vc me enviasse, se possível, seu material , principalmente os scripts do professor Jeff McQuillan..hehe. = jositsantos@yahoo.com.br
Oii td bom???

Muito bom viu amei mesmo o seu empenho..ai me manda ai os sites tbm....

gabrielcvianna@gmail.com e gcvweb@hotmail.com
Olá. Eu me identifiquei bastante com as situações descritas, pois passei por muitas delas.
Você poderia passar para mim também o material ?
O meu e-mail é ricardo.macedo@yahoo.com.br

Muito obrigado!

Ricardo Macedo Martins.
Olá Maiaran...

Voce poderia por gentileza me passar os materiais...e pincipalmente onde você achou os 70 podcasts !!!

Muito Obrigado...

segue meu email - miguel_teressam@hotmail.com..

Abraços !!!
Muito boa sua história concerteza é uma inspiração a mais, o meu problema é que eu não tenho facilidade para encontrar materiais para o estudo.
Porem pesso tua ajuda, tem como me mandar o seu material? pode ser desdo inicio até onde você tá hoje, muito obrigado!

email: duttypk@gmail.com
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
Noossa, muita bacana...
Confesso que eu sempre preciso de exemplos assim pra me motivar, faz pouco tempo que estou estudando sozinha e eu adoro os Podcasts do ESLPod.

Por favor me envia os seus arquivos...

ferreira_chriss@hotmail.com
Mariana,
Tudo bem?

Gostei do seu artigo eu gostaria de compartilhar material com você, segue os meus contatos abaixo.

E-mail: diego.suporte@uol.com.br
MSN: spwan3@msn.com

Obrigado.
Olá Maiaran,

Lhe enviei uma mensagem aqui pelo Fórum, pedindo que compartilhe comigo o material que você disse ter.
Fiquei interessado, pois também estudo sozinho e sempre preciso de coisas novas.
Acho que irá me servir e muito. :D
alcarrolikis@gmail.com

Agradeço e incentivo-lhe a não parar!
Não pare! Nâo pare!
Siga em frente!
Go ahead and You will See your English improving day by day; You Can too!
:D

Take Care!
Parabéns Maiara! Eu tb estou fazendo algo parecido com isso, só que com uma intensidade talvez um pouco menor que a sua.
Os Podcasts do ESLPodcast realmente são muito bons, baixei todos e quase todos os dias vou e volto do trabalho ouvindo. Realmente no começo é um pouco difícil entender, mas depois parece que as coisas começam a fazer mais sentido.
Assistir a filmes com legenda em inglês ou sem legenda eu tb acho legal, embora às vezes fique boiando em uma parte ou outra! :D
Mas é isso aí! Boa sorte no seu objetivo da vaga de trainee e boa sorte a todos nós em nosso aprendizado!

[]'s
Fred
Olá, gostei muito das suas dicas. Tem como me passar o material que está estudando? Pretendo fazer intercâmbio no final do ano e tenho de aprender pelo menos o inglês básico.

Esse é o meu e-mail e msn:
insetochuck@hotmail.com


Sucesso!!!
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
Boa noite, será que você pode enviar o material para o meu e-mail: guelao@gmail.com
Obrigado.
Olá Maiaran

Por gentileza, vc poderia passar alguns marterias de estudos?

Estou a 4 meses estudando, basicamente o que tenho sãos os scripts das notícias da BBC, do seriado The Flatmates.


Desde já agradeço


Daniel Zandonadi - danniellmz@hotmail.com
Muito motivadora sua história, se puder me mandar o material que você tem , fico muito grata.

Meu email é: gabysampedro@gmail.com


Abraços
Sou novo na sala e comecei a estudar Ingles e gostaria de muita ajudas de voces. teri uma prova na próxima segunda Feira e estou muito apreencivo com a materia.
conteúdo da apostila, ou seja, cabeçalho:
1- It's nice to meet you - User names
2- Wha's this? - objects
3- Where are you from? - living
4- I'm not wearing boots! - Clothes
5- what are you doing? - Time o' clock
6- My sister works dowtown - transportation e family
E sinto que estou meio cru no andamento. Preciso de Ajuda