Absorver Vs. Absolver

Ravenna 3
Olá pessoal,

Continuando a série "Erros que até brasileiros podem cometer", hoje trago as palavras Absorver Vs. Absolver - que não são diferentes só na pronúncia. Semelhanças a parte, existem aqueles serial killers da gramática :shock: que trocam o sentido dessas palavras, misturando tudo e fazendo uma bagunça que iria causar um ataque apoplético em qualquer professor de português.

Quem nunca viu alguém cometendo esse erro antes que atire o primeiro mouse.

As definições:

Absolver: dar por inocente; isentar (alguém) da penalidade que corresponde a uma culpa; conceder perdão a (alguém) no sacramento da penitência ou perdoar(-se), desculpar(-se);

Absorver: fazer desaparecer por incorporação ou assimilação; recolher (algum líquido) em si, empapar-se de; embeber; puxar para dentro, inalando; aspirar, sorver; ingerir (tanto comendo quanto bebendo); fazer esgotar; consumir, exaurir; causar empolgação em (alguém, algo ou em si mesmo); arrebatar(-se), entusiasmar(-se); tomar para si, monopolizar; açambarcar; deter toda a atenção em; dedicar(-se) exclusivamente a; concentrar(-se); realizar a absorção de (um elemento por outro).

Calma, não precisa decorar todas essas definições! Não. Eu não exagerei. Eu queria apenas dar mais 'ênfase' na diferença - por isso coloquei todas as definições possíveis de "absorver" que eu encontrei no Dicionário Houaiss que eu tenho aqui comigo. Para você ficar tranquilo e ver que não existe nenhum termo que permita que uma seja trocada pela outra.

Resumindo, um artigo limpo que achei no site da Brasil Escola:

Lembre-se que um réu ao receber um julgamento que o considerou livre de culpa: O réu foi absorvido? Só se fosse em filme de ficção científica, pois o réu é absolvido.

Independente de crença, um exemplo interessante está na figura de Jesus, podemos dizer que primeiro Ele absorveu os pecados de todos em si mesmo e depois absolveu-nos da culpa!

Este exemplo é muito bom, pois considera os dois verbos em seus verdadeiros sentidos: absorveu (consumiu) e absolveu (perdoou).

Então:

Use absolver quando quiser o significado de inocente, perdoado, desculpado.
Use absorver quando quiser o significado de consumir, esgotar, sorver.

Veja alguns exemplos:

A) Vocês absorvem todas as minhas energias crianças!
B) O júri absolveu o réu da suspeita de crime!
C) Este pano é ótimo, absorve tudo!
D) Decidimos absolver-nos do que desejamos para nós mesmos!

Curiosidade: É do verbo absorver que vem o nome “absorvente”, o protetor íntimo que a mulher usa no período menstrual.

Fonte: brasilescola

;) É isso aí pessoal, cuidado com o que você fala ou escreve.

Em inglês, absolver é absolve & absorver é absorb, adsorb, soak, drink, engorge, engross, imbibe, impregnate, soak up, swallow, assimilate, occlude, occupy. :D

Hope it helps!

C-ya!

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
1 resposta
Henry Cunha 3 18 190
Nunca vou me esquecer do sermão do missionário americano em que ele colocou os anjos circuncidando sei lá qual o local bíblico.

Circuncidar x Circundar
Circumcise x Circle, Surround