Qual ordem de estudo de Gramática do inglês devo seguir?

Alguém tem alguma ordem lógica de estudo de gramática de inglês?

Tenho um livro, mas gostaria de saber se é válido seguir por uma ordem lógica ou quando se trata de inglês não interessa.

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3 respostas
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A resposta é sim, principalmente no nível iniciante, já no nível intermédio-superior (entende-se B2 em diante) alguns livros podem "bagunçar" a sequência um pouco.

Neste caso, já que o estudante praticamente já passou por todos os tópicos alguns livros são uma espécie de revisão com a entrada de particularidades ou tratamento de possíveis dificuldades que são "novidades" para alguns alunos. Até porque muitos desses livros são preparatórios para exames de proficiência, e muitos (em inglês) assumem que o aluno já tem uma bagagem educacional ampla (alguns anos de experiência com a linguagem ou de estudo da mesma).

Complementando a resposta do RedSeaHorse eu diria que seria confuso estudar uma certo conceito que é dependente e ligado a um outro. Para ilustrar, o aluno iria certamente iria encontrar mais dificuldade (ou perder mais tempo) estudando diferenciação de advérbio vs adjetivo por exemplo:
Adverbs modify adjectives, verbs, and other adverbs. If an adverb answers how and can have an -ly attached to it, place it there.
Bem, se o aluno já estudou adjetivos ele terá melhor compreensão não? Mas pra entender os adjetivos ele já estabeleceu diferenças:
O adjetivo costuma vir antes do substantivo e não o contrário em inglês (o que alguns, nos níveis iniciais, chamam de "falar de trás pra frente"...)

E quanto ao seguinte conceito:
Adjectives describe nouns and pronouns. They may come before the word they describe: “That is a cute puppy.” Adjectives may also follow the word they describe: “That puppy is cute.”
Bem, acho que aquele que entende bem os pronomes - porque já viu algo, ou bastante sobre pronomes e substantivos (nouns em inglês).

E quanto aos verbos? Se não estudássemos o verbo TO BE/TO HAVE, não saberíamos destacar que nos tempos verbais o "HAVE" é um verbo auxiliar, portanto diferente do que teríamos estudado como significado principal do verbo HAVE (ter/haver).

Mais na frente, vamos aprender que em "have a beer" ou "have a loaf of bread and some coffee for breakfast" também o significado de "have" é relacionado com tomar/comer "tomar" (tomar uma cerveja) (comer um pedaço de pão com café no café da manhã/o café da manhã ser um pedaço de pão e café).

E por aí vai, acho que já dá pra entender o porquê da ordem, apesar de que o aprendizado não ser exatamente linear. Isto é, você pode ficar "agarrado" num conceito/tópico: tipo, não saber exatamente como conceituar um porquinho, o filhinho do porco, o leitão (tópico de coletivos), e dizer "little pigs" (lembra da história "the Three little pigs"?) ou coisa assim. Enquanto que, ao mesmo tempo, ter desenvolvido outros conceitos e fazer uma pequena redação sem dominar todos os conceitos (apesar de ser ótimo que se domine o máximo possível).

Na verdade, isso aqui é o ponto de vista de um aluno que estuda inglês há algum tempo, não um professor ou profissional de educação, mas acho que pelo menos cheguei perto da realidade. Outros podem e certamente darão suas opiniões sobre o assunto, algumas até mais abalizadas que a minha! ;-)
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Sim, a sequência lógica de aprendizado léxico-gramatical da língua Inglesa é tão importante quanto na língua portuguesa.

Os materiais didáticos legais (livros, revistas, áudio e vídeo, etc), já possuem essa ordem lógica. O que é imprescindível, é você se orientar pelo material que esteja alinhado com o seu real nível de conhecimento da língua.

Blz!
Acredito que a ordem que o Alessandro deixou aqui no site é boa.

Cf. Gramática do inglês: Guia rápido de consulta