Aprenda inglês com música e perca a vergonha

Eu tenho um compromisso comigo mesmo, de compartilhar das formas que eu esteja aprendendo inglês.

Hoje vou falar de música.

Vou lembrar que a intenção é aprender. Não se trata de velocidade. Inglês se aprende por persistência, por não desistir. Então, será um processo longo. Cada cd pode durar meses, repetindo.

Faça o seguinte:

1. Escolha um cd.
2. Ouça todo o cd.
3. Separe as músicas mais lentas e as que mais gostar.
4. Divida essas músicas em dois grupos.
5. Repita cada grupo em dias intercalados.

Durante a primeira semana, apenas reproduza as músicas ao menos duas vezes ao dia, um grupo por dia, recomendo no inicio escolher duas músicas em cada um dos dois grupos.

Na segunda semana, ouça uma música pela manhã e a outra a noite, prestando atenção nas estruturas que conseguir decifrar. No outro dia alterne o grupo.

Na terceira semana, ouça uma música pela manhã e a outra a noite, agora acompanhando a letra, sem tentar cantar, só acompanhando. No outro dia alterne o grupo.

Na quarta semana, marque as partes que você já domina da letra e tente canta-las junto com o cantor, uma música pela manhã e outra pela noite. No outro dia alterne o grupo.

Na quinta semana, escute pela manhã e a noite se concentre nos trechos que geralmente você não consegue lembrar, ouça atentamente esses trechos lendo a letra.

Na sexta semana, tente começar a cantar na medida em que conseguir, junto com a música. Uma pela manhã outra pela noite. No outro dia alterne o grupo.

Na sétima semana, num dia escute tentando cantar as letras. Uma pela manhã outra pela noite. Só que agora com um dia de pausa. Faça o grupo 1, no outro dia não faça nada, no dia subsequente faça o grupo 2 e no outro nada.

Na oitava semana, faça só uma música, tentando cantar pela letra. Nas palavras e frases que tiver mais dificuldade, preste bastante a tenção a noite, só na pronuncia do cantor, sem cantar. No outro dia tente cantar com a letra.

Na nona semana, faça a outra.

De agora em diante faça uma música por semana, tentando cantar, só uma vez por dia, quando sentir que já consegue cantar junto com o cantor as partes mais rápidas, passe para outra na semana seguinte.

Por último, quando já dominar todas, releia as letras, agora com a tradução. Uma tradução por semana.

Sua pronuncia estará incrivelmente melhor agora.

Uma sugestão de cd: AVRIL LAVIGNE - Let Go

Sugestões de músicas:

Dia um:

I'm With You
Tomorrow

Dia dois:

Naked
Anything But Ordinary


Eu tentei fazer uma didática que privilegie a memória auditiva para que a pronuncia surja espontaneamente. O ideal é que a pronuncia apareça de forma espontânea e que ela se associe com a forma escrita aos poucos. Sem pressa, com naturalidade. Sem cobranças.

Se quiser fazer um dia de música e outro de leitura, faça.

Se achar muito puxado, faça uma música por dia. Lembre-se que o principal é a continuidade.

CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
1 resposta
Se vocês gostarem o próximo tópico será sobre como fazer com vídeos e séries, me digam. Aceito sugestões e opiniões também.