Aprender Sem Gramática

Não concordo em aprender inglês sem aprender pelo menos o básico da gramática. É possível? Sim, mas por exemplo crianças, quando aprendem o seu idioma nativo elas estão em estado de completa imersão na língua, você terá que fazer o mesmo ou algo bem próximo.
O motivo pelo qual eu não concordo é o seguinte, irei exemplificar: Suponha uma pessoa falante de português, completamente fluente, sabe ler e escrever, mas como não estudou a norma culta da língua, escreve textos formais da forma em que fala "agente vai na festa amanhã" <- erro inaceitável para um estudante. Para não cometer esse tipo de erro É NECESSÁRIO estudar gramática, pelo menos o básico.
Avatar do usuário PPAULO 36010 4 32 631
Caro Aderaldo, permita-me fazer uma pequena correção no verbo "estar", da seguinte sentença:

Acho que saber o que se está fazendo, ou pelo menos pensar que se sabe, é fundamental para avançar com um mínimo de motivação...

Também, de certo modo tive a impressão de que você tentou "academizar" o texto, e ficou um tanto complicado para alguns leitores, talvez sintetizando mais e refraseando algumas partes ficasse melhor. Talvez um caso em que menos é mais. Só dizendo...
De todo modo, foi uma boa participação e meio que bateu na tecla certa - que o ensino de inglês pode ser "user-friendly" também, ou pelo menos adaptável.

=============================
Dactou, na verdade eu não estava pensando no básico do básico; pensando em tais casos você tem razão nos seus argumentos.
Na verdade era mais em termos cognitivos que eu estava pensando, isto é, que existem pessoas que aprendem mais na prática e outras que podem aprender a partir da teoria ou um mix dos dois sistemas. Na vida é assim, nem barro nem tijolo, há os tons de cinza.
Pois bem, há pessoas que podem aprender muito por ouvir, outras por ler, outras são mais de falar e interagir, e por aí vai. Mas, naturalmente o básico sempre vai estar lá, fazendo parte da nossa bagagem.
MENSAGEM PATROCINADA Você sabe como está o seu nível de inglês? Teste agora GRÁTIS em apenas alguns minutos.

Clique aqui para iniciar o Teste Online!