Avaliem meu método de estudos

Práticas diárias (1 á 2 horas de estudo, com sessões de 30 á 50 minutos):

1 - Assistir á vídeos/seriados/filmes em Inglês com legendas em Português. Assistí-los novamente com legendas em Inglês. (Input - Listening, Reading)

2 - Ler livros / textos de sites de notícias, revistas, blogs (New York Times, Los Angeles Times, IGN, etc) em inglês. (Input - Reading)

3 - Escutar áudios, sons e músicas em Inglês, lendo e acompanhando sua respectiva letra, juntamente com sua tradução. (Input - Listening)

4 - Adicionar palavras, expressões e termos desconhecidos do idioma em um dicionário personalizado, juntamente com sua tradução, pronúncia e frases em que possa ser aplicados. (Input - Vocab)

5 - Pensar e falar em Inglês. (Output - Thinking, Speaking)

6 - Escrever em Inglês. Criar textos e diálogos usando os termos e expressões desconhecidas adicionadas ao dicionário personalizado do item 4. (Output - Writing)

7 - Obter ajuda, dicas, opiniões e cursos. (LingQ , EnglishTown, English Experts Fórum)

-----

Lembrando que os itens não são seguidos em necessário ordem de estudo.

Pretendo também, mais pra frente, para me ajudar e me dar mais suporte nos estudos, fazer um curso de Inglês que tenha, no mínimo, 4 aulas por semana.

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
12 respostas
Ordenar por: Autor
Ancrispa 9 55
Achei seu método muito eficaz.


Continue com esta dedicação e perseverança !


Boa sorte!


Ana
Opa, valeu á cada um que postou!
DHST 1 3 15
Muito bom! Vai aprender muito seguindo isso, eu acho que vou até montar uma lista baseada no seu método, porque realmente parece que vai me tirar da estagnação.
Diego Pikulski 2 5 42
Ola Terráqueo.
Creio que seu metódo é excelente, e digo mais, você é bem mais dedicado que eu =)
Você está lendo 5 páginas por dia em inglês, e isso ajuda muito no seu writing.
Se quiser você pode pegar um livro para ler também, eu já li o primeiro do Harry Potter, e digo que ele é simples e de bom entendimento. (Na verdade toda a série segue o mesmo estilo, logo são de fácil comprensão)
Mas você pode escolher algo mais ao seu gosto.
Meu atual conhecimento em leitura se deve ao meu vicio em jogos, penei muito para entender as quests e falas. Hoje em dia preciso aprender a escrever. Futuramente pretendo treinar meu listening e speaking. Pretendo dar um passo de cada vez ;)
Abraços.
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Bruno,

Na minha opinião, seu método ficou muito bom. Ao olhar para este esboço, vejo um enorme potencial de aprendizado em você. Vá em frente e NUNCA desista. Ah, e conte conosco aqui do EE.


Abraços,
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
Com esse método de aprendizado, você vai ter um grande sucesso em seus estudos. Me permita duas dicas de um autodidata pra outro:
  • Depois de construído esse seu método, construa novamente o método mas inclua o tempo que deve despender em cada item do método geral, de preferência, um método que se adapte ao seu dia-a-dia e seja flexível. Por exemplo: não estabeleça que vai estudar 1 hora de listening mas entre meia hora e 1 hora e meia, assim não é necessário forçar nada naquele dia que você está menos disposto, e nem perder o entusiasmo no dia em que está mais disposto.
  • A cada período de tempo que você determinar, esqueça o inglês completamente por uns dias. Por exemplo: a cada 30, esqueça o inglês completamente por uns 3 dias. A mente precisa de tempo para digerir as coisas que aprende. Isso serve pra qualquer tipo de aprendizado, e comprovei a primeira vez esse fenômeno aprendendo a tocar violão, depois de uma semana parado, voltei melhor do que antes. E funciona perfeitamente nos meus estudos atuais de inglês.
Os exemplos que dei são gerais, você deve adaptar os valores a sua natureza e as circunstâncias de sua vida.

No mais, um sucessão pra você! :D
Muito bom mesmo!..Assim voce vai longe ;D

Na parte do Listen eu faço assim, eu retiro o audio de uma serie que eu gosto e coloco os episodios no meu celular e assim eu posso treinar em qualqyer lugaar =)
Acho que você deveria dedicar também um tempo para o talking com alguém... Para você praticar tudo que absorveu, porém em situações mais próximas da realidade.
Muito bom o metodo e muito intensivo, você que mesmo aprender inglês,
e na minha opinião com esse metodo não levara muito mais que 1 ano
para estar em um nivel muito mais avançado do que quem faz
curso em escola de idioma.
Bom dia pessoal do English Experts!

Bom, estou afim de ficar fluente em inglês; como todos aqui, mas sei que terei um duro trabalho pela frente. Estou em um nível intermediário de inglês, e como todo estudante de inglês que resolve aprender inglês de forma autodidata a maior dificuldade do estudante é que ele não tem um guia pra saber o que tem que fazer, o que tem que estudar hoje, o que ele tem
que fazer pra ficar fluente, afinal ele próprio tem que montar seu cronograma de estudos.

Fiquei trabalhando no maneira que seguiria até a fluência esses últimos dias, vou compartilhar com vocês; aceitando críticas, afinal quero o melhor método e até ajudar alguém que esteja com as mesma dificuldades que eu.

O que eu fiz pra montar o cronograma é simples, eu li sobre vários métodos diferentes de se estudar inglês na internet nos últimos dias. Reuni alguns deles e fiz o seguinte.

-Primeira coisa que faço no dia é escolher 10~15 palavras que não conheço em inglês e aplicar o método de um cara, chamado Frank Florida ,que é colaborador do fórum.

-Depois passo pra mp3 3 episódios de séries de humor (pq são curtas, o vídeo tem 20 min e a linguagem é fácil),e coloco no meu celular e fico ouvindo isso sempre que posso: andando na rua, na academia, indo pra escola, etc.

-Estudo um tópico qualquer de gramática e faço exercícios que acho na internet sobre ele. Estudo o mesmo tópico por pelo menos 3 dias seguidos.

-Faço mais algum método quando chego em casa, desses métodos de cds e revista, e programas de pc.

- Depois ouço rádio por 20 min, mesmo sem entender quase nada.

-Leio pelo menos 5 páginas de conteúdos em inglês, seja notícias ou algum livro.

O que percebi no que meu cronograma é que falta um Writing, não sei e não achei como treinar essa habilidade. Mas vou deixar a parte de crítica pra vocês.
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
Bruno, bom método. Eu acrescento aí pessoal uma grande arma: jogos!
Eu utilizo bastantes jogos rpg de videogames como PS1, PS2, Super nitendo. Os RPGs são historinhas em que você é um participante, um READING super divertido e instigante.
Exemplos: CHRONO TRIGGER, CHRONO CROSS, LEGEND OF ZELDA, LEGEND OF DRAGOON...
Tente assistir também os filmes/seriados/vídeos sem legenda também depois, pois quando você for conversar com alguém em inglês na vida real não vai ter legenda para você entender, tem que entender sem depender de legenda para entender.