Can (habilidade): Can you dance? Can you speak English?

Estou aprendendo inglês e tenho algumas dúvidas. Estava fazendo revisão e encontrei can e can't como abilities.

Estava lá: Can you play the guitar? Yes, I can. Can you dance? No I can't. Can he speak English? ... Etc, can ou can't usado para expressar abilities
Apesar de ter aprendido assim eu nunca vi ninguém perguntar: Can you dance? Can you play piano? É sempre: Do you dance? Do you play piano? Do you speak English? Etc.

Então me pergunto: existe esse uso mesmo? Como exatamente é o contexto para esse uso do can/ can't? Seria porque é um uso mais formal? Se eu perguntar a alguém: Can you dance? Numa pista de dança vou parecer uma doida? Queria entender melhor esse contexto desse sentido. Poderiam me dar mais uma luz?

Thanks a lot.

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
2 respostas
Ordenar por: Data
Olá Stern,

O verbo "can" (usado pra expressar habilidade ou "abilities") é um verbo realmente difícil de se aprender e também de explicar por se tratar de um verbo modal (verbos que expressam idéias como capacidade, possibilidade, obrigação, permissão, proibição, etc.); então vou tentar resumir de uma forma compreensível e direta para você.

O verbo "can" indica capacidade, pedido ou proibição de algo dependendo da classificação da frase, então vamos lá responder as suas perguntas:

*Existe mesmo esse uso?

Sim, toda vez que você quiser pedir algo pra alguém, saber se uma pessoa é capaz de fazer algo ou proibir alguém, vai ter que usar o "can".

Exemplos:

Can you go to the park running or not? (Você pode ir ao parque correndo ou não?)

Veja, nessa frase indica capacidade, eu estou perguntando se a pessoa consegue ir ao parque correndo ou não.

*Se eu perguntar a alguém: Can you dance? Numa pista de dança vou parecer uma doida?

De modo nenhum! Se você estar numa pista de dança e pergunta: '"Can you dance?", você estaria perguntando se a pessoa tem a capacidade de dançar ou não.

Resumindo:
Toda vez que você quiser pedir algo pra alguém, saber se uma pessoa é capaz de fazer algo ou proibir alguém, vai ter que usar o "can":

Exemplo:
Can you sleep now? (Você consegue dormir agora?)
No, you can't. (Não, você não consegue)

Espero que tenha entendido, qualquer coisa pergunte novamente que eu explico com todo prazer!

Regards!
Opa , olá novamente Stern

Só para complementar a sua pergunta sobre o "do":

Utiliza-se o "do" quando você pergunta se a pessoa faz aquela ação ou aquele ato.

Exemplos:
Do you study English? (Você estuda inglês)
Excuse me for the question, do you have a baby? (Me desculpe pela pergunta, mas, você tem um bebê?)

Já o verbo "can" utiliza-se quando você quiser pedir algo pra alguém, saber se uma pessoa é capaz de fazer algo ou proibir alguém.

Exemplos:
Can you study English? (Você pode/consegue/tem a capacidade de estudar inglês?)
Excuse me for the question, can you have a baby? (Me desculpe pela pergunta, mas, você pode/consegue/tem a capacidade de ter um bebê?)

Mais uma vez digo, se precisar de mais alguma coisa pode me perguntar novamente que eu explico com todo prazer!

Regards!