Can (habilidade): Can you dance? Can you speak English?

Estou aprendendo inglês e tenho algumas dúvidas. Estava fazendo revisão e encontrei can e can't como abilities.

Estava lá: Can you play the guitar? Yes, I can. Can you dance? No I can't. Can he speak English? ... Etc, can ou can't usado para expressar abilities
Apesar de ter aprendido assim eu nunca vi ninguém perguntar: Can you dance? Can you play piano? É sempre: Do you dance? Do you play piano? Do you speak English? Etc.

Então me pergunto: existe esse uso mesmo? Como exatamente é o contexto para esse uso do can/ can't? Seria porque é um uso mais formal? Se eu perguntar a alguém: Can you dance? Numa pista de dança vou parecer uma doida? Queria entender melhor esse contexto desse sentido. Poderiam me dar mais uma luz?

Thanks a lot.

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
2 respostas
Ordenar por: Data
Olá Stern,

O verbo "can" (usado pra expressar habilidade ou "abilities") é um verbo realmente difícil de se aprender e também de explicar por se tratar de um verbo modal (verbos que expressam idéias como capacidade, possibilidade, obrigação, permissão, proibição, etc.); então vou tentar resumir de uma forma compreensível e direta para você.

O verbo "can" indica capacidade, pedido ou proibição de algo dependendo da classificação da frase, então vamos lá responder as suas perguntas:

*Existe mesmo esse uso?

Sim, toda vez que você quiser pedir algo pra alguém, saber se uma pessoa é capaz de fazer algo ou proibir alguém, vai ter que usar o "can".

Exemplos:

Can you go to the park running or not? (Você pode ir ao parque correndo ou não?)

Veja, nessa frase indica capacidade, eu estou perguntando se a pessoa consegue ir ao parque correndo ou não.