Casos especiais da preposição "In"

gugaum
Olá, eu sei que devemos usar a preposição "in" quando nos referimos a algo que está "dentro", seja num espaço físico, como uma caixa, ou uma cidade, ou em espaços não-físicos, tais como estações do ano, períodos do dia, meses e anos. Mas há casos em que não entendo o uso desta preposição são eles: "look you in the eye" e "I ain't got a chance of one in three".

Qual seria a regra para estes casos ? Como saber se devo ou não usar o "in" ? Existe mais casos especiais como estes aí em cima ?


Obrigado!
MENSAGEM PATROCINADA Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 15 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores e linguistas certificados. O resultado sai na hora e com gabarito.

Iniciar o Teste Online!
2 respostas
Ordenar por: Votos

Donay Mendonça 60545 21 100 1466
Não há uma regra e estes não são casos especiais. As preposições devem ser aprendidas dia após dia, parte por parte, caso a caso. Não funciona memorizar uma lista ou tentar memorizar regras. As regras ajudam, mas não existem regras sempre - para podermos prever como utilizar as preposições.

No caso mencionado, (a) quando você quiser dizer "olhar no olho", você usa "look in the eye"; este detalhe você aprende convivendo com o idioma(dia após dia) e não decorando uma lista.

No segundo caso, (b) quando você quiser dizer "uma chance em três, quatro, cinco, etc", você usa "in". Novamente, para aprender isto, você deve estar praticando, lendo, ou seja, vivenciando.

gugaum
Obrigado!