Certificados Cambridge: qual pontuação seria melhor?

Para quem tem objetivo de se tornar professor de inglês e já tem um nível avançado do idioma, o que seria melhor: iniciar o processo de certificação pelo FCE para obter uma pontuação alta e depois pensar no CAE e no CPE (sempre pensando em níveis altos) ou realizar o CAE direto podendo obter uma pontuação mínima exigida para o certificado?

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
3 respostas
Ordenar por: Data
Na minha opinião, se você sente segurança para prestar um CAE, é melhor tentar, mas tente com o objetivo de tirar a maior nota possível.
Outra coisa: não sei se essa informação procede, mas fui informada de que se você presta o CAE e tira uma nota baixa, dependendo do quão baixa, eles te dão um certificado do FCE. Se for assim mesmo, esse é mais um motivo pelo qual vale a pena tentar o CAE.
Artful Dodger 6 14 102
Não sei se é exatamente o FCE, mas de fato existe algo assim.
O CAE é uma certificação de níveis C1 (avançado) e C2 (proficiente). Entretanto, se o candidato não consegue chegar ao nível C1, mas demonstra uma capacidade de pelo menos B2 (upper-intermediate), ele recebe uma certificação correspondente. O trecho abaixo foi retirado do material 'Cambridge Advanced English: Information for Students':
Depending on your result, you will receive one of the following certificates:
Cambridge English: Advanced – CEFR Level C2 [Grade A]
Exceptional candidates sometimes show ability beyond C1 level. If you achieve a grade A in your exam, you will receive the Certificate in Advanced English stating that you demonstrated ability at Level C2.
Cambridge English: Advanced – CEFR Level C1 [Grade B or C]
If you achieve grade B or C in your exam you will be awarded the Certificate in Advanced English at Level C1. Reaching this level reflects your commitment to high standards and your passion for English.
Level B2 certificate
We believe it is important to recognise your achievement, even if you do not reach Level C1. If your performance falls within Level B2, you will receive a Cambridge English certificate stating that you demonstrated ability at B2 level.
Cheers!
Muito obrigada pelas dicas. Eu decidi prestar o CAE e estou estudando por conta própria, fazendo simulados online, etc. Acredito que dê para prestar em março. Se esse for o caso, depois posto aqui todas as informações possíveis para ajudar a quem irá prestar no futuro.

Cheers!