Como ampliar o vocabulário ativo na escrita e fala?

Olá pessoal!

Eu comecei a estudar inglês por conta própria desde o início deste ano de 2012. Desde então passei a focar muito no listening e no reading todos os dias, o que me proporcionou um ótima compreensão. Acho que meu nível é o intermediário... Mas tem um detalhe, no momento da fala ou da escrita fico pensando por muito tempo e mesmo assim "sai" uma frase simples. Considero que existem dois vocabulários:
-O passivo que é adquirido a partir do listening e reading, assim, embora você use um termo ou palavra poucas vezes, ao escutar você consegue identificar;
-O ativo que é adquirido a partir do writing e speaking e está no seu dia a dia.
Embora eu saiba que o vocabulário ativo pode ser adquirido com writing e speaking não consigo achar meios para aprimorar e acho estranho eu conseguir compreender vários textos e áudios do meu nível mas travar na hora de escrever ou falar.

Desde já agradeço pela ajuda!

Take care!!!
MENSAGEM PATROCINADA Aprenda dicas sobre os tempos verbais em inglês! Baixe agora o seu Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um ótimo resumo para revisar todos os conceitos.

Clique aqui e saiba como baixar!
Avatar do usuário Donay Mendonça 55060 21 90 1296
As dicas a seguir são as que usei para melhorar bastante meu inglês(até mesmo na escrita) e me tornar fluente:

Muito obrigado Donay por responder minha pergunta. Tenho certeza que me ajudará bastante.
Um modo que tem me ajudado muito é depois de estudar um assunto em inglês, formar frases ( afirmativas, negativas e interrogativas ) com base nesse assunto. Depois leio essas frases e gravo minha leitura no celular. Daí verifico a pronúncia. Faço isso até aprender o assunto.

Espero que ajude!