Como ampliar o vocabulário ativo na escrita e fala?

Olá pessoal!

Eu comecei a estudar inglês por conta própria desde o início deste ano de 2012. Desde então passei a focar muito no listening e no reading todos os dias, o que me proporcionou um ótima compreensão. Acho que meu nível é o intermediário... Mas tem um detalhe, no momento da fala ou da escrita fico pensando por muito tempo e mesmo assim "sai" uma frase simples. Considero que existem dois vocabulários:
-O passivo que é adquirido a partir do listening e reading, assim, embora você use um termo ou palavra poucas vezes, ao escutar você consegue identificar;
-O ativo que é adquirido a partir do writing e speaking e está no seu dia a dia.
Embora eu saiba que o vocabulário ativo pode ser adquirido com writing e speaking não consigo achar meios para aprimorar e acho estranho eu conseguir compreender vários textos e áudios do meu nível mas travar na hora de escrever ou falar.

Desde já agradeço pela ajuda!

Take care!!!

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
3 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
As dicas a seguir são as que usei para melhorar bastante meu inglês(até mesmo na escrita) e me tornar fluente:
Muito obrigado Donay por responder minha pergunta. Tenho certeza que me ajudará bastante.
Um modo que tem me ajudado muito é depois de estudar um assunto em inglês, formar frases ( afirmativas, negativas e interrogativas ) com base nesse assunto. Depois leio essas frases e gravo minha leitura no celular. Daí verifico a pronúncia. Faço isso até aprender o assunto.

Espero que ajude!