Como aprender inglês rápido e sem quase nenhum investimento?

  Verificado por especialistas
Olá, pessoal.

Vou dar algumas dicas para aprender inglês de forma rápida e sem muito investimento.

A princípio eu procurei vários cursos de inglês, num total de cinco escolas. Iniciava o curso, comprava o material didático, mas sempre abandonava, já que meu trabalho exigia disponibilidade para viagens e por isso, minha ausência no curso era freqüente. Além disso, não achava os métodos de ensino estimulantes, já que eram repetitivos e focavam, quase que integralmente, na gramática.

Na empresa que eu trabalhava, no Rio Grande do Sul, eu atendia apenas clientes sul americanos, sendo necessário apenas o espanhol.

Devido à distância de minha família, pedi demissão e voltei para São Paulo. Chegando aqui, resolvi tirar um mês de férias.

Quando fui procurar outro emprego em minha área me deparei com um grande problema: As entrevistas para engenheiros são geralmente em inglês.

Fiquei apavorado, mas tinha consciência que nas escolas eu não aprenderia inglês em um curto espaço de tempo, então resolvi procurar algumas alternativas.

Um amigo indicou um livro para facilitar meu aprendizado. O nome é “Inglês” Amadeu Marques, Volume único, Ed Ática, 7ª ed ( para esclarecer, não conheço o autor do livro e nem vendo o livro).

Comprei o tal livro, mas sem muita esperança que me ajudasse. Para minha surpresa, o livro era ótimo!

Ele tem textos de boa qualidade, sem muita gramática e as explicações são em português, facilitando o aprendizado. Para minha surpresa, eu aprendi a ler e escrever várias frases e já consigo ver filmes com legenda inglesa.

Ponto negativo: o livro não tem CD para ouvir os textos e praticar a pronúncia.

Enfim, eu ainda tinha um problema. O que adianta saber ler e escrever? Se em uma entrevista de emprego, o importante é saber falar.

Procurei então, mais uma técnica para aprimorar minha compreensão e fala.
Descobri a percepção também melhora muito, colocando legenda em vídeos com língua inglesa.

Baixei um programa na net chamado Aegisub e comecei a colocar legenda em um desenho ótimo, chamado Word World (tem no torrent). Escolhi este desenho por que além de todos os animais serem formados por palavras em inglês, não havia qualquer tipo de legenda (tenho certeza que se tivesse a legenda, eu iria olhar ao menos uma vez).

Outro exercício importante foi assistir partes de filmes em português, entender e voltar a assistir com áudio em inglês com legenda inglesa e ver novamente sem legenda alguma.
Procure assistir partes de 15 minutos, fica mais fácil para aprender.
Recomendo dois filmes ótimos para fazerem isso:

“A procura da felicidade” e “A proposta”. Escolhi estes filmes, pois as pronúncias são bem claras e são voltados para ambientes de escritórios.
Para treinar conversação eu entrei em um site chamado ( englishspeak ) e fico falando com o pc.

Baixei todas as perguntas em áudios e coloco-as para rodar no meu PC de forma aleatória e fico respondendo as perguntas. Depois de ter estudado muito, eu relaxo assistindo Friends.

Coloquei essas dicas, pois estava cansado de pessoas oferecendo ajuda e sempre vinha aquele papo.

Pague R$ 4,00 para acessar o site, R$ 5,00 para receber em seu email: exercícios, etc.

Resumo:
Estou estudando 4 horas por dia e há 34 dias praticando os exercícios acima. Eu já consigo ver um filme inédito e entender 80% do que é falado (uma pena que ainda tenho que usar a legenda em inglês).

Mas ainda procuro um software que eu possa interagir com ele, com reconhecimento de voz, semelhante à de uma escola de inglês chamada Wall Street Institute.

Utilizo um chamado Dragon Naturally Speaking V10 Preferred, mas ele não interage, apenas treino as frases.

Quem souber algum deixe a dica, por favor.
ENTENDENDO AS HORAS EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina vários macetes para você nunca mais se confundir na hora de dizer as horas em inglês. ACESSAR AULA
17 respostas
Ordenar por: Data
Poxa vida cara que legal sua dica.

Nossa, você se dedica quatro horas por dia no aprendizado do idioma, isso é muito bom, realmenet ajuda a desenvolver, eu nunca tentei etudar 4 horas por dia, vou começar a adotar este método. Hoje eu fiz uma entrevista em inglês em uma multinacional, foi bem tranquilo, consegui me expressar bem, ma tinha umas coisas que eu gostaria de ter dito e não disse justamente porque não encontrei nenhuma palavra na minha mente, fiquei muito desanimado por causa disso. Assistir filmes em inglês é muito bom mesmo, eu também tenho o hábito de ouvir podcasts, tenho vários no meu celular e fico ouvindo com o fone de ouvido, o melhor é o ESL POD. eslpod

Vlw pelas dicas e vamos continuar na luta!
Don't give up is not the end.
As suas dicas são ótimas (também legendei algumas coisas e é muito bom mesmo) e vou colocar mais algumas que deu certo comigo, e que acho que servem também pra quem está mais adiantado mas não domina a língua, como eu.

Como Aprender

- A gente tem que aprender como criança, imitando, e não como adulto, criando.
- Traduza a si mesmo.

Dicionário e Gramática

- Tenha um dicionário que contenha exemplos.

- Não aprenda palavras, aprenda ideias. Eu cometi esse erro quando aprendi a ler e ouvir e é muito ruim quando tenho que escrever/falar. Por exemplo, não adianta aprender que speak é "falar" porque "falar com alguém" é speak to someone, speak with tem outro significado.

- Faça o seu dicionário Português-Inglês. Você tem expressões que usa no dia-a-dia, escrevendo ou falando, aprenda às expressões relativas em inglês. Nosso vocabulário é bem reduzido e é bem mais fácil e rápido aprender o nosso vocabulário do que toda a língua inglesa. Por exemplo, "eu não me dou bem com David" que fica "I don't get along with David", pra falar essa ideia não adianta consultar um dicionário para a palavra em inglês para "dar" ou "bem", e você não vai encontrar um dicionário port-ing que vai dar isso.

Como Praticar

- Ouça e traduza músicas.
- Leia revistas em quadrinhos e revistas de fofocas entre outras (compre em sebos, é bem mais barato).
- Quando ler ou ouvir dê atenção especial às preposições, preposições são como aquelas namoradas chatas e grudentas que faz nosso amigo ficar irreconhecível.
- Ouça filmes, séries ou audiobooks enquanto faz outra coisa, sem prestar atenção, é fascinante como a gente se pega entendo frases que não entendia antes, é algo meio neurolinguístico, eu acredito.
- Traduza seus próprios e-mails e textos para o inglês e anote as expressões novas no seu dicionário. Relembre as conversas que teve com alguém e as expressões que usa mais e anote no seu dicionário.
Obrigado amigos pelas respostas e idéias.
Estou anotando todos minhas frases e tentando traduzi-las para o inglês.
Adorei este site eslpod já add alguns Podcats em meu MP3.
Se alguém tiver mais ideias fiquem a vontade.
Dude Spell escreveu:As suas dicas são ótimas (também legendei algumas coisas e é muito bom mesmo) e vou colocar mais algumas que deu certo comigo, e que acho que servem também pra quem está mais adiantado mas não domina a língua, como eu...
Cara, não sei se procede mas adorei as dicas do Dude Spell. Já vou colocar em prática pra já!

Obrigado.
As dicas são ótimas. Já conhecia algumas. O importante é ter foco. Faço dois cursos do idioma e isso facilita a minha vida pois acabo conversando e ouvindo áudios três vezes por semana. Mas no geral é difícil ter alguém para conversar ao menos 15 minutos por dia, não é verdade?
Aproveitem as dicas e acrescentem outras interessantes. Ótimo tópico. Valeu.
ATIVE O ENGLISH PLUS
Além de aprender sem anúncios, você terá acesso: aos Cursos do English Experts, a respostas verificadas por especialistas (ilimitado) e ao aplicativo Meu Vocabulário. ATUALIZAR AGORA
Educr1 escreveu:Mas no geral é difícil ter alguém para conversar ao menos 15 minutos por dia, não é verdade?
Vai mais uma dicazinha que também dá certo comigo, não substitui uma conversação de verdade mas ajuda.

Quase ninguém admite, mas muita gente sonha acordado, certo? Se você já pegou algum vocabulário lendo e escrevendo, você pode pegar velocidade sonhando acordado no chuveiro, no ônibus, enquanto arruma a casa, enquanto esvazia o seu íntimo no troninho...

Vai brigar com o chefe ou com o vizinho chato, ou ser o superstar da moda? Por que não fazer isso em inglês? ;)
Olá pessoal

Gente, que legal, pensei que não haveria maneira neste mundo de aprender inglês sem ir a um curso.
Eu preciso urgentemente aprender inglês, acabei de me formar, trabalho e o segmento de carreira que escolhi exige o inglês, mas confesso que no momento não tenho verba para entrar num curso, e lendo que vocês estão conseguindo, então vejo que há uma chance para mim!!!
Então, me ajuda, sou crua em inglês, o que sei é o básicão, lá do 2º grau, que já foi há um tempinho!!!
Neste primeiro momento, qual é a dica que vocês me dão? Vejo as dicas de vocês acima, mas vocês já estão um pouco avançados, são tantas coisas que sugeriram que não sei por onde começar!!! Me dá um help!!!

Aguardo resposta

Att
Isadora
Eu comecei com o basicão do 2o. Grau.

A dica mais básica que me passa pela cabeça é traduzir, ouvir e cantar músicas. Instale o Lingoes e os dicionários inglês-português pra facilitar a consulta no computador.

A Fabiana Lara do "Inglês Já" tem uns vídeos e uns podcasts (áudios) ensinando como aprender, inclusive como aprender com música.

Mais uma coisa, mesmo que você não entenda nada de inglês, dê preferência a assistir filmes e séries em som original com legendas em português. Isso vai habituando o seu cérebro à língua.

O mais importante em ser auto-didata em qualquer coisa é fazer com disciplina mas brincando. Hoje eu não tava com o menor saco pra praticar e acabei fazendo uma brincadeira com a turma aqui, nesse post, só pra manter a disciplina.
Isa2010 escreveu:Olá pessoal

Gente, que legal, pensei que não haveria maneira neste mundo de aprender inglês sem ir a um curso.
Eu preciso urgentemente aprender inglês, acabei de me formar, trabalho e o segmento de carreira que escolhi exige o inglês, mas confesso que no momento não tenho verba para entrar num curso, e lendo que vocês estão conseguindo, então vejo que há uma chance para mim!!!
Então, me ajuda, sou crua em inglês, o que sei é o básicão, lá do 2º grau, que já foi há um tempinho!!!
Neste primeiro momento, qual é a dica que vocês me dão? Vejo as dicas de vocês acima, mas vocês já estão um pouco avançados, são tantas coisas que sugeriram que não sei por onde começar!!! Me dá um help!!!

Aguardo resposta

Att
Isadora

Isa, para começar eu indicaria o Livermocha, que já foi citado aqui
Depois ouviria alguns podcasts, alguns citados aqui. Outros que gostei também foram o o Lyrics Training e o Real English.

Aqui no EE vc vai encontrar muitas dicas ótimas, eu estou aprendendo muito com os Experts, com o tempo você vai pegando.

Boa sorte!
Para o listening também gosto do site abaixo (já indicado aqui no EE), já vi quase todos do "Easy" e senti que melhorou bastante, já que esta é minha maior dificuldade. E sempre dizem aqui que é bom ouvir, mesmo que não entenda 100% (lembrando que não entender quase nada também não é bom). O que disse é o que sempre vejo aqui no English Expert.

Ref. esl-lab
ATIVE O ENGLISH PLUS
Além de aprender sem anúncios, você terá acesso: aos Cursos do English Experts, a respostas verificadas por especialistas (ilimitado) e ao aplicativo Meu Vocabulário. ATUALIZAR AGORA
Se interessa por coisas que você gosta e ultilizar expressões que equivalem a que você usa no dia-a-dia. Não adianta aprender coisas que você não pratica e nunca usará. Assista documentários das áreas que você se identifica, em inglês, pois além do enorme conhecimento que você obtem você pode aprender inglês ao mesmo tempo.

Dê um geito de conseguir dicionários que possuam a pronúncia e que você tenha a versão eletronica.
No meu caso eu baixei o longman, oxford e o cambridge e todos esses possuem a pronúncia de cada palavra e até mesmo de frases.
Jedson 2 2
Muito boa todas as dicas.

Filtrei varias e favoritei todos os sites para ir colocando em pratica.

Thank you.
Hi Everybody,

Acrescentando mais algumas dicas de como aprender inglês sem gastar nada. O Youtube ajuda bastante com os seguintes recursos:

1) Aulas do professor MisterDuncan. Foi professor na China vários anos e atualmente ministra aulas na inglaterra. Além de ser divertido, acho que tem aproximadamente 150 videos aulas com legendas em inglês;
2)Flatmates agora estão no youtube e na BBC;
3) Procurar a musica em inglês com palavra Lyrics em seguida.

Outras dicas:
Seriados na internet(o terra tem vários seriados);
Procurar vídeos na BBC e outros canais;
Vídeos do Vimeo.com e outros;

E English Expert tem ajudado muito, no meu caso. Na verdade gosto de aprender sozinha. Fiz inglês 3 anos e 6 meses com professor particular e não rendeu. Muita gramática.

I hope this helps.
Bye-bye for now!
Jedson 2 2
To colocando varias dicas em pratica.
Comecei pelo listening de musicas, não sei se a música que escolhi foi propria para meu nivel mas gostei.

A musica que escolhi para ouvir, lê e traduzir foi a "Sk8er Boi" de Avril Lavigne.
Achei muito válidas aqui as experiências de cada um, afinal, cada um tem uma melhor forma de aprendizado, além óbviamente do principal, que é a DEDICAÇÃO.
Alguns, estudam 4 horas e outros apenas com meia hora já é o suficiente, para auto didata.
Enfim, estudei bastante inglês, mas mesmo sem ter tido experiência no exterior, sempre utilizei o inglês no dia a dia do trabalho, que já fora multinacionais, francesas, alemãs, americanas e japonesas, cada um trazendo o seu sotaque e seus costumes na dicção, mas não impedindo a comunicação e sempre, aprende-se mais um pouco, no dia a dia, por não ter o inglês nato.
Uma dica, que acho de grande valia, quando estudava, por exemplo é como se desmembrasse e ou alocasse uma parte do cérebro, que tivesse que ser utilizada algo parecido como um HD para o inglês, ou seja, esquecer de pensar em português e desde o principio, praticar com seus próprios pensamentos, ao invés de pensar em português para traduzir, começar a pensar em inglês (como nativos), como por exemplo ao acordar de manhã, já pensar. "I need to wake up, brush my tooth, take a shower, wear my clothes and have a breakfast quicklly to take my car to go to work and I have only thirty minutes. (Eu preciso levantar, escovar o dente, tomar um banho, vestir as roupas e tomar um rápido café da manhã para pegar o meu carro e ir trabalhar e tenho apenas 30 minutos).
Desta forma, tantos os outros pensamentos no decorrer do dia, no carro ou no ônibus, tentar pensar em inglês e as palavras, que não souber que fazem parte da sua rotina, ir buscar em livros, com amigos, etc.
Aprender inglês será uma eterno aprendizado, pois depende de cada ramo profissional, afinal, alguns são engenheiros, outros advogados, administradores, contadores etc., cada um tem seu termo técnico e isto pode ser estudado com um livro especifico com as nomenclaturas de cada terminologia...
Enfim esta é a minha dica.
ATIVE O ENGLISH PLUS
Além de aprender sem anúncios, você terá acesso: aos Cursos do English Experts, a respostas verificadas por especialistas (ilimitado) e ao aplicativo Meu Vocabulário. ATUALIZAR AGORA
Flavia.lm 1 10 100
MarkLima,
Gostei dessa idéia de dividir o cérebro em partições... legal seria ter como implantar um chip que já viesse com o Longman, por exemplo (rs). Obrigada pela mensagem e seja bem-vindo ao fórum!
"Como aprender inglês rápido e sem quase nenhum investimento?"
R:Internet, paga só a conta do provedor.

Esse site Eslpod é bom para quem tem nível intermediário, depois disso deve procurar textos pronunciados a nível mais real, mais rápidos.