Como aprender inglês sem nunca traduzir?

Sei que existe vários posts relacionado a essa dúvida em vários cantos da internet, inclusive aqui, mas em nenhum deles encontrei a resposta que quero. Bom, dito isso, vamos a pergunta.

Já ouvi pessoas dizerem que a melhor forma de aprender inglês é por meio de imagens e não por tradução. Eu até entendo que é uma boa quando se trata de aprender substantivos como cat, dog, rat, lion, enfim. Agora como vou criar uma imagem na cabeça de uma expressão como essa: Every now and then? Não existe outra forma de assimilar essa expressão a não ser pela tradução. Então eu não entendo quando as pessoas afirmam categoricamente: CRIE IMAGENS NA CABEÇA, sendo que não é sempre possível fazer isso.

Espero que entendam minha dúvida e que me ajudem, pois não quero perder tempo com um método que não trará frutos no futuro.

Desde já agradeço.

AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
3 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
1 7 52
Minha opinião sobre o assunto, não garanto a veracidade da mesma :P

A melhor maneira de criar uma imagem mental de uma palavra ou expressão é 1-) procurar o significado da expressão em Inglês, e o mais importante de tudo 2-) Entender o contexto em que a expressão esta sendo usada.

Uma tradução totalmente mediocre de "now and then", somente para o propósito de te ajudar um pouco aqui, seria

"agora e depois"

Se eu faço algo, "agora", por exemplo, hoje, e faço algo "depois", por exemplo, daqui duas semanas. Pode dar a entender que eu faço algo "De vez em quando".

No entanto, não sugiro utilizar manobras mentais terríveis como a que acabei de usar, várias expressoes e phrasal verbs não fazem sentido algum se você tentar quebrar as palavras em partes, logo, a melhor maneira de criar uma imagem mental é entendo o contexto em que são usadas.
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
4 35 574
Amiguinho,

Para encurtar a prosa e ser relativamente simples. Quando se trata de aprender uma língua, se deve esquecer este negócio de melhor ou pior forma, de certo ou errado.
Neste processo não há formula mágica nem milagres, o que há, são as estratégias de aprendizagem "padrão" (memorização, cognitivas, compensação, sociais, afetivas e metacognitivas), e nesta esteira cada indivíduo, ainda que de maneira involuntária, desenvolve a própria estratégia, ou seja: aquela que para ele, poderá contribuir mais.
Conquanto, penso que para se obter uma aprendizagem mais efetiva, se deve trabalhar, concomitante e interminavelmente, todas as estratégias. Eu tenho feito isto desde 1982 !

Blz!
6 49 1.3k
Mais conciso ainda: tendo contato com a linguagem-alvo e treinando sempre o que aprendeu (resumindo o primeiro post) e achar o método que se encaixa no seu estilo e trabalhar, trabalhar. Inglês é fácil mas carece de esforço, a velha história de 10% de inspiração e 90% de transpiração (com pausas "in-between" para descansar a mente).
No mais, há bastante idéias já apresentadas aqui, nesse sentido. Sugiro dar uma olhada, e seja bem vindo.