Como aprendi inglês

Olá pessoal, em primeiro lugar fico lisongeado em ser participande do site English Experts, primeiro de tudo, que quando vi o slogan: Um guia para quem aprende inglês só por Internet... Pronto! foi minha solução! Mas, antes de + nada tenho de me apresentar. Meu nome é Gabriel, tenho 18 anos e morarei (novamente) em Brasília (finalmente só falta um mês ^^). O que acontece é que estive morando num interiorzinho que minha mãe teve o "sonho" de morar novamente (é a cidade natal dela... ¬¬). Daí como eu completei a maioridade só no ano passado tive que ficar junto a ela, pois ela que tinha a possessão sobre a minha pensão. Mas, graças a Deus essa vidinha está finalmente acabando. Já o que tenho de agradecer é que por aqui aqui aprendi muitas coisas, dentre elas a parte que me condiz, Informática.

Agora, vocês devem estar se perguntando, o que é que um cara que mexe com Informática está fazendo num site que disserta sobre Inglês??? Calma, eu vou explicar. Logo que Inglês e Informática são Intimamente ligados, são vários dos termos que vejo que têm púra lógica com sua relação. Graças a Deus vou fazer um dos meus grandes sonhos agora, a minha faculdade de Ciências da Computação (pelo menos é o que estou interssado até agora. Tenho mais paixão por Informática que Inglês). Agora vamos ao que interessa.

Muito bem, tudo começou quando estava na 7ª série, quando ODIAVA Inglês. Isso mesmo! Ódio! Só de pensar eu tinha pavor (acho que era a metodologia da professora, ela era meio gatinha mas, não dava lá essas coisas, se prendia muito ao livro). Então, quando foi um dia, chegou um amigo meu e falou: Cara, achei um jogo muito doido na Internet (nessa época eu era muito brincalhão). Pô cara, e qual é? Um RPGzinho que dá pra jogar no site mesmo (gostava muito de jogos com histórias assim)! Sério? Vamo lá vê! Pronto, a partir daí nós criamos uma conta e demos início nele, ele me ajudou a treinar e me passou uns macetes. Daí tinha um problema: E agora, o jogo é em Inglês e quase não sei! Dei graças a Deus que esse meu amigo era quase um expert em inglês. Quem sabe hoje eu seja superior a ele... Hehehe... Mas, daí quando ele não estava por perto eu ficava meio perdido, então foi quando estava um dia consultando no Google e vi: Ferramentas de Indiomas. Foi daí que descobri que a Google tinha vários tradutores, inclusive o que procurava: Inglês - Português/Português - Inglês. Foi minha felicidade! Porém não são todas as palavras que ele traduz. Nisso tive que recorrer a um dicionário, porém antes não tinha um, mas o que costumo utilizar hoje é um que até facilita na fala, porém para isso você tem que ter noção de fonética, mas, não é um grande problema, porque você pode mais tarde perguntar a alguém que saiba a pronúcia e até mesmo fazer como eu fazia, anotava no caderno cada um dos símbolos fonéticos e seus sons ou palavras que saiba os sons para lembrar, mas existem também dicionários que trazem já o som de uma maneira bem "tosca", que é tentando simbolizar com acentos e outras letras, daí repita o som da palavara umas duas ou três vezes para memorizar, ou se não era um teste lógico (entra aí a parte da interpretação), que faz com que você veja a ordem das palavras e a que você está procurando você descubra com o contexto ou até mesmo com o próprio radical que se mistura, ou se não ainda anotava a palavra para depois perguntar (nisso minha professora não entrava! XD~). Então, uma das coisas que me ajudava mais ainda era a Interface desse jogo, sabe, os gráficos não são dos bons, mas é uma coisa interativa que ajuda muito, como o fator principal que é clicar com o botão direito do mouse sobre as coisas e ver os nomes. E assim vai-se memorizando.

Outra parte interssante (sabe, o jogo é meio infantil, porém é bom que você traduza os diálogos a fim de aprendizar mais) é o chat instantâneo. Essa é a melhor parte para você aprender. Então que acontece é o seguinte, nesse chat você fala livremente como um MSN da vida, e então, você pode fazer uso das palavras, observar e construir palavras com o seu contexto criado, (considero assim a melhor forma de aprendizar), visto que você está no meio de um verdadeiro intercâmbio, porque por qualquer lugar que você passa, você vê pessoas falando inglês. Nesse chat, é óbvio que existem palavras censuradas, por exemplo, se você tentar escrever um site ele ficará +/- assim: ***.******.***, E assim para palvrões e outras coisas.

Só o que não citei até agora é onde está essa fonte maravilhosa... Hehehe, por favor, não venham me falar depois que é perda de tempo, pois só estou dando uma boa dica. O nome do Jogo é RuneScape, às vezes, me dá vontade de voltar a jogar, mas, perdi a senha da minha conta, e fazer aquilo tudo de novo... ¬¬' Se vocês estiverem interessados em participar, cliquem no nome que eu citei e podem criar uma conta. NOTA: Para jogá-lo você precisará do J2SE Runtime Environment 5.0 ou maior (um plugin do Java para melhoria gráfica), não sei ao certo se deve ser o update 12, que será exigido na própria página, você pode clicar na barra superior que aparece no Internet Explorer e ir novamente para algum dos mundos ou se não pode ir para a página do Java baixar. Eu achei um link direto para essa versão que pode ser obtido aqui ou se não for essa versão você pode tentar escolher na parte anterior. Vou dar alguns links úteis do Java. Aqui você pode escolher todas as versões disponíveis do Java. E aqui, você pode escolher a versão do seu sistema operacional.

Outra forma, foi a parte de outro jogo, onde além de aprender a digitar rápido, treinava e memorizava facilmente as palavras, o legal é que mesmo se você não tiver internet pode passar para um amigo seu que esteja interessado. É de um site de jogos online muito famosos: Miniclip. Desses milhares de jogos estou falando desse: Fowl Words (Palavras das Aves), as regras são simples, nesse você pode digitar palavras de no mínimo 3 caracteres com as 7 letras que são dadas, a fim de completar as bandejas em cima, quando você ver a palavra Word em verde num quadrado, é sinal de que você pode adicionar a palavra à bandeja. Os níveis vão variando a quantidade de palavras e seus tempos. Qaundo você consegue uma boa pontuação e termina o jogo, talvez você possa destravar algum dos poderes especiais. NOTA: Para jogá-lo você tem que ter o Shockwave Player que será instalado automaticamente após as permissões ou se não pode ser obtido aqui. Atalhos do teclado: Enter = confirmar palvra, Backspace = Apagar, duh... Esc = Apagar toda a palavra, Espaço = Embaralhar ordem das letras. E para facilitar as coisas você ainda pode baixar o aplicativo, é só clicar aqui que vai diretamente p/ o download.

Nossa, acho que já falei de mais ¬¬'... Bem, já estou acabando, por fim, depois de me tornar um intermediário, Ao ver que já estava ficando um tanto monótono, fui agora para outras fontes, Assistir a filmes em Inglês com legenda, ou se não vice-versa. Sempre fui uma pessoa que gostei de músicas, principalmente internacionais, o que facilitou mais ainda, dentre todos os estilos que curto, gosto mais de eletrônica, é uma pena que nem todas as músicas tenham letra, mas as que têm, às vezes, são de difícil entendimento. O que costuma fazer quando ouço essas músicas é simples, (dica legal viu!) primeiro: tentar reconhecer o que a pessoa fala, segundo: verificar a lógica das palavras, e terceiro (obviamente) decorar. Hehehe... Caso você não consiga entender, você pode tentar consultar algum site de letras, o mais famoso que conheço é o Vagalume e se vocês quiserem começar por esse método, pode ser por uma música que eu mesmo postei lá! ^^ Provenzano & Danijay - Catch Me, Já me disseram que é o tema de algum filme, mas, nunca ouvi em nenhum deles. Primeiro aconselho a ouvir, onde encontrei foi no site do YouTube, clique aqui para ir na música diretamente. E se não entender clique aqui. Em outra oportunidade mandarei outros.

E outro dos métodos é justamente o que tinha realçado (o mais recente foi o site do English Experts XD~), algum jogo que contenha uma boa história, os melhores que considero são os clássicos de RPG, daqueles de Super Nintendo, como por exemplo, esses tempos estou tenatando zerar Lufia (que travei numa parte bem do final... >=(, e só relembrando, as palavras desconhecidas anote-as ou se não já consulte o dicionário. Dizem que RPGs são coisas demoníacas que vão fazer todos morrerem, bem, se você considerar, não leve em conta boa das partes que citei acima, já aqueles que pensam assim como eu, que penso que são jogos apenas de entretenimento, tentem algo, mas saibam que não quero levar ninguém a mal. Agora vou falar a vocês uma coisa... O que estou visando aqui não é fazer propagandas ou se quer tornar alguém viciado (assim como fui... ¬¬'), apenas gostaria de partilhar a forma e as fontes cujas tive proveito total da língua inglesa. Posso dizer que na verdade... 85% do meu Inglês é aprendizado por parte de jogos, já hoje na verdadeessa taxa diminui, porque não tenho mais acesso na Internet... Estou aproveitando que estou no meu ex-trabalho para escrever isso, que são muitas pessoas que me perguntam como eu aprendi inglês, daí já encheu o saco toda a vez ter que ficar falando a mesma história.

Muito bem, agora vamos resumir. 1º de tudo, não necessáriamente apenas fixar num jogo, mas sim nos contextos que são utilizados em inglês, não entendeu? Consulte um dicionário (de preferência com fonemas ou "toscarias" que tentam imitar a pronúcia, ou se quiser ir mais rápido usar o tradutor preciso do English Experts ^^! Ou se não o Google Translate se você quer algo mais desafiante, e não esqueça que com isso você já vai memorizando paravras, até mesmo com o 2º passo. 2º, fazer prática do contexto que você aprendeu, teclando em Inglês, tentando fazer diálogos consigo mesmo em Inglês (Ex.: Today I have to go to the school, and I have a english work to finish...), mas tente primeiro entender a gramática para partir para a fala. 3º, quando já estiver mais avançado, tentar ouvir músicas sem as letras e tentar ver a lógica das palavras nela contidas. 4º, tradução é essencial, na verdade praticamente todo o conteúdo que você aprenderá será traduzindo e lendo, isso quanto a gramática, já na fala, por conta de filmes como havia citado e músicas, ou atém mesmo você pode combinar com um amigo seu para tentar falar apenas Inglês, e assim irem trocando conteúdo.

Ok pessoal! É isso, sobretudo espero ter ajudado e espero também não ter falado nada de mal a ninguém. Afinal apenas gostei de ver o sucesso de todos, e com isso, não vejo ninguém que seja melhor que eu, e sim alguém que pode me ajudar no futuro. Vou deixar meu MSN caso alguém queira retirar alguma dúvida quando eu estiver online, ou simplesmente dar uma treinada em Inglês (se você quiser apenas uma conversa em inglês fluente é só pedir). Agora é com vocês, as cartas estão na mesa, já a tática é de vocês. Um grande abraço!


by Komedia

AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
13 respostas
Ordenar por: Data
Acho que escreveu demais para não falar nada.
Tudo isso se resume ao que todos sabem: Ficar exposto o maior tempo possível ao idioma.
nao tive nem paciencia de ler... :mrgreen:
Obrigado pela dica do jogo Fowl Words. Não sabia que existia em inglês. Thanks a lot!
Really much funny that game!! :D

Thanks a lot!
Aff nem eu li tudo.. não passei do primeiro parágrafo... o post era sobre como aprendeu inglês ou sobre joguinhos de rpg que o garoto de 18 anos descobriu?? Ahnn??

Bom, como EU aprendi inglês?? Tive aulas no colégio, coisa básica mesmo e chata.. depois fiz alguns períodos em dois cursos famosos, mas tb não levei adiante, achava um porre essas aulas e sentia falta de algumas explicações sobre alguns termos, achava a turma mto misturada, tinha do aluno que tinha bons conhecimentos e acabava respondendo a todas as perguntas do professor (quase uma aula particular), até aqueles mais velhos como eu, que tentavam interagir e não conseguiam, sem falar nos que entravam mudos e saiam calados e no bando de adolescentes na minha turma na última tentativa de aprender a língua num curso. Desistimulante depois de alguns meses.

Quando já estava adulta, tive a indicação de um amigo para ter aulas particulares com um professor que dava aulas para ele. BINGO! Além do meu professor ser maravilhosamente positivo, ele tirou minhas dúvidas mais tolas e as mais difíceis tb e trabalhou exatamente onde eu tinha mais dificuldade. Em dois meses eu melhorei um bocado, daí foi seguir as dicas que todo mundo já está careca de saber: ler e ouvir muita coisa em inglês, interagir com outras pessoas que usam o idioma e assim por diante.

Ainda estou aprendendo, mas garanto que tem ter dedicação e assiduidade nos estudos, trazer o inglês para sua rotina. Uma ação que se repete faz um hábito e um bom hábito muda a nossa vida. :)
INGLÊS PARA VIAGENS
A professora Marcela Miranda, mais conhecida como a Tia do Inglês, ensina nesta aula introdutória o vocabulário básico de inglês para viagens. Está se preparando para sua próxima viagem? A sua jornada começa aqui! ACESSAR AULA
eu ja joguei runescape e e uma treta os graficos sao mausa jogabilidade tbem e ma para nao falar que sou capaz de ter jogado cerca de uns 4 meses e o meu ingles veio de la assim como foi ou seja a 0 lol o jogo que eu quero anunciar e este sim e capaz de ajudar no vosso ingles e o world of warcraft este jogo em cerca de 1 mes ajudoume mais que o runescape o segredo esta em entrar no jogo e entrar numa guild bastante activa de preferencia inglesa para quem naum quizer pagar tbem pode jogar num servidor pirata recomendo o wow.spermik e bastante fiche mas desde ja avizo se voce comecar a jogar wow n vai conseguir parar lol

see you later ppl
anngeldani, se vc estiver em sao paulo por favor me passe a indicação desse professor que vc teve aulas particulares
obrigada
fgsacco 2
Komedia,

Apesar da oposição (rsrs), acho sua iniciativa válida, pois muitas pessoas se perguntam o que podem fazer para aprender ou melhorar os conhecimentos do inglês. Apesar de ser a favor de qualquer método que o aluno goste, defendo especialmente essa ideia de jogos RPG, pois foi o carro chefe no meu aprendizado. Hoje trabalho diretamente com americanos e consegui meu atual emprego graças ao inglês.

Nós, jovens (tenho 20), normalmente não temos um foco profissional no aprendizado e muitas vezes dispersamos, por isso é importante encontrar atividades que nos agradem e aperfeiçoem o inglês ao mesmo tempo.

Parabéns e um abraço,
afff, many words to say absolutely nothing. but congratulations on learning.
Hi, everybody!!

Que maldade com o garoto aí, assim vcs desmotivam os usuários aqui do EE. Apesar dele ter se prolongado um pouco(soh um pouquinho, rs), ele abordou um tema interessante.

Parece que a maioria das pessoas que passaram boa parte da sua infância, adolescência e seus 20 poucos anos em frente à TV e/ou ao PC jogando Zelda e afins(não foi o meu caso) possuem um vocabulário inglês invejável... principalmente no que se diz respeito aos jogos RPG. Agora com a Internet e o tal do Google tradutor então... Um dia desses quando fui a casa do meu namorado tava ele lá na frente do PC procurando a tradução de uma fase de um jogo (não me recordo o nome) desesperado porque empacou lah..rsrsr. Foi aí que eu me toquei o motivo dele saber tantas palavras em inglês, sabendo -se que sempre foi preguiçoso pra estudar. Ele não é fluente, mas possue uma noção muito boa pra quem nunca levou o inglês muito a sério. eh issu...

See You Around!
INGLÊS PARA VIAGENS
A professora Marcela Miranda, mais conhecida como a Tia do Inglês, ensina nesta aula introdutória o vocabulário básico de inglês para viagens. Está se preparando para sua próxima viagem? A sua jornada começa aqui! ACESSAR AULA
Concordo com flordelis. Ele só se prolongou um pouco, mas não quer dizer que não disse nada de bom.
Lendo isso sem menor conscientização do que irei dizer, apenas Inveja, de quem paga curso,
paga professor, paga o que for pra aprender, e não aprendi nada.. Agora vem o cara falando que aprendeu jogando,
povo fica com "Raivinha", da valor a força de vontade ninguém da né? Posso falar quase o mesmo, construi
o inglês que sei hoje, graças aos jogos que joguei quando criança.
Sem mais, parabéns ao Komedia.
Runescape é legal, mas como estamos em 2012, o negócio agora é Skyrim, estava jogando esses dias pra melhorar meu inglês e é um absurdo o quanto esse jogo tem de texto, se não me engano são mais de 300 livros que existem no jogo só explicando a história por tras das missões