Como chegar à fluência ideal depois de ter feito curso?

Então pessoal, é o seguinte. Tenho 16 anos e fiz um curso de inglês por mais ou menos 3 anos e meio. Já estava no fim do nível intermediário indo para o avançado. Tenho noções muito boas do inglês e me expresso muito bem. Acontece que ainda assim acho que está faltando algo, aquela coisa extra que me ajudará a me expressar muito melhor e me dar bem em conversas com falantes da língua inglesa. Por fim, eu gostaria de dicas, pois não quero voltar a fazer curso, afinal achava extremamente irritante e chato, e sinto muito prazer em aprender inglês. O que posso fazer para pegar a fluência perfeita?

Obrigado desde já!
MENSAGEM PATROCINADA Para aprender mais sobre os Tempos Verbais baixe agora o: Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola.

Clique aqui e saiba como baixar!
Avatar do usuário Donay Mendonça 49135 21 73 1140
João,

O que eu vou te dizer é o que tenho feito há muito tempo: fazer perguntas a si mesmo, como "eu sei dizer isso ou aquilo em inglês?", "eu sei por completo(bem) este tópico gramatical?", "se eu for ao site do 'The New York Times', por exemplo, eu vou conseguir entender os textos?'', etc.

A dica é bem simples: procure todos os dias fazer uma análise do que sabe bem e do que ainda não sabe. Dessa forma, você vai conseguir se aperfeiçoar. Para fazer esta análise(do que sabe e não sabe), conversar com alguém em inglês fazendo um autocrítica, escrever, ler e ouvir vídeos, são boas maneiras de fazer com que os pontos fracos e fortes apareçam. Depois disso, basta estudar e praticar.

Obs: aqui no EE existem ótimas dicas (expressões e assuntos) que costumam ser dúvida de quem já estuda há muito tempo. Basta uma busca para ter acesso a elas.

Boa sorte!
Me vi na mesma situação há um tempo, e até hoje!
Comecei naquela euforia de "oba, hoje tem inglês", hoje em dia é "que raiva, ter que ir pro inglês", pois chegou num ponto onde ficar vendo regras e tudo mais irrita.
Ainda faço as aulas de inglês, mas praticamente é só conversação, o que pra mim é ótimo em termos de aprendizagem e visto que irei pra um intercâmbio no final do ano.
Mas uma coisa que eu comecei a fazer: ver filmes e séries que eu gosto sem lengenda nenhuma (antigamente via com legenda em inglês). Como não tenho tempo NENHUM durante a semana, sobra o final de semana no qual tenho que dividir em me divertir com as séries, filmes e jogos, fazer trabalhos e sair um pouco de casa também rs. Devoro todos os episódios recém lançados minhas séries (em média uns 6 episódios) e assisto um, dois filmes. Sem a legenda, vai te fazer prestar atençao demais! E, por ser algo que você gosta, não se importará de assistir 1,2,15 vezes.
Resultado: volta e meia no dia-a-dia, me pego pensando em expressões em inglês. Ou seja, vejo algo acontecendo e penso comigo na expressão em inglês, é automático. Fora que você começa a pensar mais em traduções, por exemplo, passa na rua e ve alguma placa e pensa na tradução pro inglês etc.
Foi a forma que eu achei de aprimorar meu inglês e trazer ele pra rotina, não depender só das aulas que se tornaram CHATAS.