Seja bem vinda, Tamires, você e todos os outros novatos que lerem essa postagem.
O tópico é realmente interessante, simples, básico, mas não há realmente uma resposta simples e que cubra todo e qualquer caso. Lembrando que ha uma ditado "para toda pergunta ou problema, há uma resposta ou solução simples...e errada"!
Contudo, meio que uma tentativa de ajudar (dizem que a intenção é o que conta, então vamos lá) aqui vai meus dois cents.
Tenho percebido que o aprendizado de inglês começa com um "overwhelming'', a pessoa fica meio que uma espécie de "dazed" (atordoado, momentameamente confuso), aonde e por onde começar?
Daí com o tempo passa para um "ooh! não é que eu consigo! nunca imaginei chegar aqui! entender essas coisas, como os horizontes se abriram"! e então "não consigo largar, é muito muito legal"! (contudo, com pequenos períodos esparsos de "hoje tenho esse sentimento de que não aprendi muito, ou quase nada!...mas passa.)
Olha, é bom começar pelo básico, verbo TO BE/TO HAVE, uso de adjetivos, superlativos, plurais, uso de letras maiúsculas vs minúsculas, uso de "falsos cognatos (false friends - in English) etc. É só ver uns livros (até na internet tem, livros começando da 5a série e passando até o segundo grau, e níveis acima.)
Veja nos índices os assuntos que você domina, e pule para os que forem mais interesssantes (necessários/úteis no momento) para você.
Intercale os estudos, um momento de leitura (estudo) com outro de informação (pode ler um artigo da BBC, tem até uma parte "Learning English" até na BBC Brasil. Quando se sentir mais confiante, pode ir para o VOA (Voice of America), eles tem muito material, tipo noticias, tanto escrito quanto falado (em inglês).
Não tenha medo ou vergonha de consultar o dicionário, online, impresso ou ambos. Nem tenha medo de perguntar a quem você acha que vai ajudar e que tem conhecimento e base no assunto de seu interesse.
Se esquecer ou "desaprender alguma coisa", não tem problema, aprenda de novo.
Para muitos, uma boa forma de aprender é pegar um jornal, revista o que for, em inglês e tentar traduzir em português (pode ser escrito ou pode ir lendo em voz alta, já traduzindo...) não importa se algumas vezes você não conseguir e dizer em voz alta "muito thank you"/" a little casa", por exemplo, e coisas assim.
Depois, se possível no mesmo dia, pegar outro(a) jornal/revista etc, em português (um jornal O Globo, uma revista Veja, Istoé, qualquer coisa) e fazer o inverso, tentar traduzir para inglês. Algo disso aí, pode ficar ''martelando na cabeça", aí é só vir aqui e perguntar "como é que posso colocar tudo em inglês nessa frase que tentei traduzir "muito thank you"? Alguém vai ajudar.
Claro que com o tempo, será preciso se exigir mais de si próprio e deixar a fase de frases misturadas e partir para frases totalmente em inglês, de novo, não tenha vergonha de pedir ajuda; a pergunta de uma pessoa pode ser a de muitos, so que muitos não querem expressar que tem dúvidas. Alguns, em dúvida, podem julgar/considerar isso como "pagar mico". Não é, é uma forma de aprender, adquirir conhecimento e informações valiosas.
Depois de tudo isso, vem a fase do "inglês natural", pois muitas vezes o português "atrapalha", e pode acontecer de construirmos frases que podem ser entendidas por um nativo, mas que não são geralmente usadas com esta ou aquela "escolha de palavras", podendo até ser que a nossa escolha de palavras faça um sentido diferente ou até o oposto daquele que tentamos exprimir.
Ah, e aqui no English Experts o Alessandro fez uma coletânea muito boa de tópicos para estudo de inglês, parecido com um livro. Abrangendo dos tópicos que citei acima (verbos TO BE/TO HAVE etc) até tópicos mais abrangentes e de maior grau de dificuldade, para alunos "pre-intermediate" e acima.
Depois de tudo isso, você pode se testar, com sites como esse:
http://www.englishtag.com/tests/level_t ... ced_C1.aspE outros, ou até fazer "level tests" (free assessment tests to see your level of English)
http://www.englishtag.com/tests/level_test.asphttp://www.examenglish.com/leveltest/http://www.ilsenglish.com/quicklinks/te ... lish-levelTestes que podem lhe auxiliar, dizendo "onde você está", e assim você poderá começar seu plano de voo para o estudo, ver onde pode melhorar, onde errou e acertou. E até perguntar aqui o porquê e onde.
Boa, sorte, espero que tenha gostado de seu primeiro contato conosco e que tenha "sentido firmeza" (botado fé/sentido confiança) no site e nos participantes. Agora é com você! go go go!