Como Conciliar o ENEM com os Estudos de Inglês

Imagem
Olá à todos! Hoje resolvi compartilhar com vocês uma dificuldade que eu sinto que está me assolando nos últimos dias.

Certo vez, já nesse ano de 2014, estava um amigo e eu, discutindo a respeito da importância dos estudos para o ENEM e para os Vestibulares, principalmente se há um desejo de cursar uma boa faculdade e não há muito dinheiro para pagar o curso, onde com uma boa nota no vestibular e principalmente no ENEM se consegue bolsas em Universidades Federais ou Estaduais.

Mas enfim, com essa conversa que tive com meu colega, eu descobri que ele estuda para o ENEM desde o Ensino Fundamental (visto que estamos no 2 ano do EM) e "cai na real" de que eu realmente estou muito atrasado em relação ao meu colega com os estudos para ENEM e vestibular, visto que quero cursar Ciências Econômicas, e por se tratar de um curso geralmente caro nas grande Universidades Particulares, o caminho mais fácil seria optar por uma Estadual, ou que sabe, Federal.

Mas ai chega aquela grande dificuldade. Por onde começar. E me deparei então com a seguinte realidade: Sim, sou bom em várias matérias, tenho dificuldades normais, visto que tenho grande facilidade na escola, mas, além de eu estudar durante a noite e trabalhar durante o dia inteiro, eu tenho poucas horas livres, e essas horas livres eu opto por estudar INGLÊS!

Vasculhando vários sites na web, vi que muitos falam que o ideal para quem quer se preparar para o ENEM/Vestibular é estudar cerca de 3/4 horas por dia, e realmente, não tenho todo esse tempo, e as poucas 1h ou 2h que tenho de folga eu gasto com a língua inglesa.

Outra questão, falando agora de matérias escolares, é que, como eu disse, não tenho grandes dificuldades com nenhuma matéria e até creio que consigo "me dar bem" com os estudos de matérias variadas, porém, eu não gosto de nenhuma outra matéria à não ser Inglês, pelo menos não gosto porque a forma com que me ensinaram não me agrada.

Então, venho pensado no seguinte: Porque não unir o útil ao agradável? Ou seja, basicamente, estudar as matérias escolares (para ENEM e vestibular) em inglês :D

Ai está minha solução, não sei se dará certo pois tenho um inglês intermediário ainda, mas eu quero dicas, dicas de alguém que já faz isso, de pessoas mais experientes que acham que meu método é bom, que acham que é ruim, dicas de professores...

Enfim, espero que tudo tenha ficado muito claro, desculpem pelos erros gramaticais e ortográficos. E não sei se postei no lugar certo.

Obrigado desde já. E espero que com essa minha experiência eu possa ajudar ou pelo menos despertar a mesma vontade em estudantes com o mesmo problema que o meu.

CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
4 respostas
Ordenar por: Autor
  Resposta mais votada
1 1 24
Acho que não tem problema de você estudar em inglês se você saber inglês suficiente pra estudar. Caso contrário, você vai gastar mais tempo ainda. Por exemplo, matemática, química e física usam nomenclaturas que você pouco vê no inglês do cotidiano. Sem falar que nos EUA eles não utilizam km, kg, litros e outras medidas que usamos. Eu nunca fiz ENEM mas se for parecido com outros vestibulares que já fiz, você vai ter problemas com as nomenclaturas utilizadas no Brasil e fora daqui.

Por outro lado, o material didático que você pode achar na Internet sobre todas essas matérias é muito melhor do que qualquer coisa que existe na Internet de língua portuguesa.

Acho que depende de você fazer um teste e ver como se sai nessa matérias mais enroscadas, e depois verificar se consegue responder questões em português com o conteúdo aprendido em inglês (porque eu volto a dizer, a questão das nomenclaturas diferentes, especialmente em física, química e matemática, pode confundir, digo por experiência própria).
APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA
2 5 42
Concordo com o Paulo.
É preferível você estudar na Lingua Portuguesa.
Pois o ENEM utiliza muito a interpretação de texto e regras da lingua no geral.
Por exemplo, você tem um livro para ler e compreender para responder a prova, e o livro é antigo (Ex: O auto da barca do inferno; Iracema) e usa uma linguagem que já não é mais utilizada atualmente. Agora imagina como diferenciaria você ler ele em português e em Inglês.
Sem contar que o acervo sobre nossa própria história é mais extenso e completo em português.
Agora você disse que o pessoal indica 3/4 do dia para estudar. Bom na minha opinião não precisa se matar tanto. Muitas pessoas estudam muito durante o dia e não aprendem ou não seguram as informações. Mesmo que você estude poucas horas ao dia, desde que você preste ou dedique atenção ao conteúdo você irá absorvê-lo.
Como estamos ainda no começo do ano, e o ENEM ocorre lá pra meados de Agosto (não lembro data correta), você tem tempo para assimilar muita coisa.
Calculemos agora, você disse ter 1h a 2h por dia. Se levar em conta a quantidade de dias que você tem de fevereiro para agosto dá 175 dias. Sendo 125 dias úteis (Dias Comercias) e 50 Finais de Semana. (Perceba que nem contei feriados)
Se você estudar nesses 125 dias 1h por dia já são 125 horas de estudos. E se estudar pelo menos 5h nos finais de semana já dão 250 horas de estudo.
Sem contar que em julho você terá suas férias escolares e ainda teremos a copa para ajudar a te dar mais tempo útil.
Lembrando que o que importa não é quantidade e sim qualidade =)
Você pode dividir seu tempo útil com os estudos e com o inglês, basta gerenciar adequadamente suas necessidades.
Como o Paulo disse e eu assino embaixo:
Isso aqui foi só uma opinião, não sou nenhum professor, longe disso. E não foi pra "lhe convencer", lhe apoio qualquer que seja sua decisão e aceito opiniões divergentes da minha sobre o assunto.
Abraços.
6 49 1.3k
Oi Pupil. Como ninguém ainda se arriscou, e eu não tenho medo de me queimar mesmo, aqui segue minha opinião. Boa ou ruim, para melhor ou pra pior, e também pode ser que algo aconteça ou algo que me convença do contrário, pois não tenho medo de mudar opinião, é pior não ter nenhuma opinião pra mudar não é?

Bom, se eu fosse você eu estudaria para o exame do ENEM em português mesmo, até por que o material de estudo é em português, e o fato de você grafar INGLES sem acento (talvêz até por influência do inglês mesmo...) já pode ser um sinal de que é bom que você estude na língua-mãe.
Segundo, pode ser (não estou dizendo que vai ser...mas pode) que o inglês lhe distraia. É como estudar com a TV ligada, como estudar é muito chato (desculpem a expressão) e também repetitivo é muito fácil se achar qualquer coisa, eu digo qualquer coisa, para se desviar do que se está estudando. Do nada você se pega olhando para aquela cena do Divertics, aquela propaganda engraçada do cara que levam a beleza dele e ele só fica com o Axe, ou qualquer coisa assim.
O inglês também, de repente você pode ficar em dúvida sobre alguma palavra e vai no Google, acha um dos sentidos da palavra numa música da Lady Gaga our Kate Perry...é só questão de tempo pra você estar vendo os clipes, cantando, etc!

Outra coisa; depois que você passar no ENEM você dever ter tempo pra estudar a linguagem de preferência, e você pode estudá-la também concomitantemente com as suas matérias do ENEM. Por que não? só não o tempo todo no inglês.
Tudo tem seu tempo.
Contudo se você achar que pode, que você não cairá nas armadilhas acima, então vá em frente, e conte conosco.
Isso aqui foi só uma opinião, não sou nenhum professor, longe disso. E não foi pra "lhe convencer", lhe apoio qualquer que seja sua decisão e aceito opiniões divergentes da minha sobre o assunto.
Boa sorte nos estudos.
De fato pensei muito sobre o caso e, como vocês citaram, esse tipo de estudo pode me confundir, pode ser mais difícil e a maior parte do material para o ENEM é disponível em Português. Então, com base em tudo isso de fato não é muito interessante, ao menos não nesse momento estudar essas matérias somente em Inglês.

Obrigado pelas respostas.