Como conduzir o Speaking em aulas de conversação?

Gente, tenho dado aulas de conversação, mas estou empacada em como trabalhar os erros dos alunos.
Eu costumo anotar durante a conversa e corrijo, ou durante a fala, ou após a conversa eu aponto alguns erros e trabalho o tópico de gramática ou vocabulário que apareceram com erros. O problema é que sinto que dessa forma não caminhamos para lugar algum. Há uma maneira planejada de desenvolver essa habilidade? Help!

TESTE DE VOCABULÁRIO
Faça um teste e descubra como está seus conhecimentos de vocabulário de inglês em 5 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
1 resposta
Redseahorse 4 36 579
Penso que o modo que você está conduzindo as aulas, é digamos o natural, ou seja, deixa-se a conversa fluir, com intervenções "técnicas" imediatas ou mediatas de acordo com a necessidade, para deste modo ir requintando o vocabulário e sintonizando finamente a pronúncia e a naturalização da fala. Acho que não há muito que se falar em "maneiras planejadas" ou "maneira certa" de se aprender a falar que não seja falando, aliás eu diria até que em se tratando de aulas de conversação, o que menos funciona é planejamento.

Considerando que se espera que um estudante que esteja em nível de conversação já tenha superado a fase "chata" da estrutura gramatical da língua, o seu foco deve ser lexical-semântico.

Tenho observado que umas das principais razões para a dificuldade de êxito em aulas de conversação, é em muitos casos o baixo nível cultural geral do estudante, e lamentavelmente, às vezes o do professor também. Isto sim, costuma ser determinante no processo de aprimoramento, naturalização e melhoria da linguagem, seja escrita ou falada, porque a diversificação de níveis de dificuldades e tópicos abordados são fundamentais.

Em outras palavras, não há como ir muito longe se um ou outro possui um repertório educacional-cultural limitado, isto vale também para os nativos, ocasionalmente professores.

Saudações!