Como criar um Plano de Aula

Comecei a dar aulas em um curso de idiomas pela primeira vez e ainda não consegui uma forma de fazer um plano de aula mais eficiente e que me ajude melhor, gostaria que alguém pudesse me ajudar com isso, sei que minhas aulas ficarão bem melhores depois que isso se resolver.

Desde já agradeço.

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
1 resposta
  Resposta mais votada
Oi Jayne

Eu faço o seguinte nas minhas aulas
1. Dinâmica (Algumas pessoas chamam de Warming ou quebra gelo)
A intenção desse momento é fazer os alunos pensarem e usar os conhecimentos prévios para se prepararem para entender o conteúdo que será explicado em sala.
2. Review da aula passada
Eu tenho o costume de falar frases em português (principalmente para alunos iniciantes) e pedir para que eles passem para o inglês oralmente (de acordo com o assunto abordado na aula passada). Para alunos mais avançados, eu proponho perguntas em Inglês e fazemos uma mini aula de conversation para fixarmos o conteúdo estudado anteriormente.
3. Conteúdo da aula
Isso pode variar - se você estiver em uma escola com metodologia própria, eles te mostrarão como deve atuar em sala de aula para que o conteúdo siga o padrão proposto. Já em aulas particulares, tento adaptar a cada necessidade do aluno e a melhor forma que ele se adapta no aprendizado. No entanto, tento abordar temas que utilizem todos os sentidos essenciais para o aprendizado do idioma (Ler, escrever, ouvir e falar), então você pode trabalhar isso de diversas formas - sempre lembrando que o aluno precisa praticar tudo aquilo que foi aprendido.
Faça os falar, escrever, ensine-os os sons das palavras e mostre com músicas, partes de filmes e séries, ensine-os a estrutura gramatical do idioma através de exemplos práticos.
4. Review da aula: Nos momentos finais, faça uma geral de tudo o que foi feito em aula e proponha um cronograma de estudos para casa - oriente-os a fazer exercícios práticos e que eles estejam em contato com o idioma, pelos menos uns 20 minutos por dia. Incentive-os a praticar o speaking formando grupos de conversação pelo whatsapp, dê dicas de músicas e canais no youtube para aprendendizado do idioma, além de sites de conteúdo e de dicionários online.

Bom, isso é o geral de uma aula minha, mas conte comigo se precisar de mais algumas informações - estamos aí pra ajudar ;)
See you!