Como dizer "Em tempo hábil" em inglês

Flavia.lm 1 10 95
Se eu voltar em tempo hábil, telefonarei para você e então poderemos jantar juntos.

Could you please translate or suggest another structure with the same meaning, please?
thanks in advance.

Teste de Nível Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito.

Iniciar o Teste Online!
13 respostas
Donay Mendonça 22 102 1.5k
Olá Flávia,

Se eu entendi bem:

If I get back in (good) time,I´ll call you and then we´ll be able to have dinner together.

Boa sorte!
Flavia.lm 1 10 95
thank you!!
Esta expressão jurídica vazou para o cotidiano.
Em inglês existe a mesma expressão
in apt time
só que ainda não vazou para o cotidiano
Esta expressão é para enfeitar a língua como a em inglês, em ambos os casos dá para usar as tradicionais "in time" e "a tempo" sem mudança de sentido, mas língua é assim mesmo, surgem novas formas de expressar algo e se colarem, caem no uso geral, mas em inglês "in apt time" ainda está reservada a uso jurídico.
Flavia.lm 1 10 95
Thanks, Joe!

and... very good blog, congratulations!
Anúncio Converse grátis por 15 minutos com um professor e verifique como está o seu nível de inglês. Perder o medo de se comunicar é o primeiro passo para a fluência. Cadastre-se na Cambly e experimente o método sem compromisso.

Iniciar Conversação
Thanks for the visit, Flávia, I hope you keep going back, I'm trying to collect lots of expressions from the movies I subtitle, when I have time I organize them and post, but if you download the dictionary, it already has 2000 entries.
Olá!!

Eu tenho uma sugestão, mas não sei se aplica a essa frase em particular. De qualquer forma, fica a dica.

In a timely manner/ In a timely fashion

http://wiki.answers.com/Q/What_does_the ... hion'_mean
http://wiki.answers.com/Q/What_does_the ... nner'_mean

Significa fazer as coisas em um tempo razoavelmente rápido ou aceitável.
Flavia.lm 1 10 95
Hi Lais

No doubt this was an excellent suggestion. Thank you!

And... welcome to the forum!

Flávia
Daniel.S 1 2 7
Ouvi na TV:

in the right time-frame
Flavia.lm 1 10 95
Pessoal, confesso que na época que postei essa pergunta a resposta que mais me agradou foi "in a timely manner/fashion".

Hj recebi um email agendando um conference call e no final tinha a msg: "In case of change, you will be informed on due time."

O que vcs têm a dizer sobre "on due time" neste contexto?
Anúncio Converse grátis por 15 minutos com um professor e verifique como está o seu nível de inglês. Perder o medo de se comunicar é o primeiro passo para a fluência. Cadastre-se na Cambly e experimente o método sem compromisso.

Iniciar Conversação
Flávia,

Na minha opinião, a opção mais adequada seria "in due time", no contexto apresentado. Confesso ter visto "in due time" muito, mas muito mais do que "on due time".
Um complemento:

In due time - at the appropriate time. - Thefreedictionary
Daniel.S 1 2 7
sempre entendi due time como "no momento adequado" "no momento oportuno" "na hora certa".
Ainda precisa de ajuda? Confira algumas opções:
  1. Clique no botão "Responder" (abaixo) e faça sua pergunta sobre este assunto;
  2. Faça uma nova pergunta;
  3. Converse grátis com um professor nativo por 15 minutos: Saiba como!