Como dizer "presidenta" em inglês

Oi,

Como posso dizer "mulher presidente, presidenta" em inglês?

Ex: A Dilma vai ser a primeira mulher presidente do Brasil.

Ex: A Dilma pode ser a primeira presidenta do Brasil.

Obrigado.

EBOOK VERBO GET Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu email. INICIAR TESTE
21 respostas
dlr
Dilma will be / could be the first female president of Brazil.
Daniel.S 1 2 7
plus: woman president

Dilma Rousseff slated to become Brazil's first woman president

http://www.huliq.com/10178/dilma-rousse ... -president

só lembrando pessoal que apesar de ouvirmos a palavra presidenta, não está correto, poi o certo é presidente tanto para homem quanto para mulher.
E assim como nos Estados Unidos o presidente é chamado de Mister President, uma mulher presidente seria chamada de Madam Predident
Zumstein 1 31 414
If elected José Serra will be the thirty-sixth man president of Brazil.
pondedaniel escreveu:Só lembrando pessoal que apesar de ouvirmos a palavra presidenta, não está correto, pois o certo é presidente tanto para homem quanto para mulher.
Daniel,
está correto sim falar/escrever presidenta. Dilma -> presidente ou presidenta.
Daniel.S 1 2 7
Olá,

Apesar de constar em dicionários a palavra presidenta o fato das pessoas não utilizarem a variante do gênero da palavra presidente ocorre praticamente a aniquilação da mesma.
pondedaniel escreveu:Olá,

Apesar de constar em dicionários a palavra presidenta o fato das pessoas não utilizarem a variante do gênero da palavra presidente ocorre praticamente a aniquilação da mesma.
O fato de você não ouvir as pessoas falarem não ocorre o aniquilamento de palavras, até mesmo porque, se for assim, boa parte das regras da gramática portuguesa seria extinta.
Daniel.S 1 2 7
Vitor:

parcialmente o seu raciocínio está correto. No entanto, devo que ressaltar que a aniquilação de palavras em qualquer língua ocorre de forma natural principalmente associada ao uso e desuso das mesmas. As línguas são mutáveis, isto é, regras gramáticas vão e raramente voltam. Temos por exemplo o caso do acordo ortográfico no qual certas palavras tiveram a grafia alterada ou até outras que se tornaram totalmente obsoletas apesar de algumas pessoas optarem por ainda assim utiliza-las. Talvez eu devesse ter usado a palavra extinção, pois aniquilação soa um quanto tanto pesado.
JacksonB 2
A palavra "presidenta" soa ridícula aos meus ouvidos, talvez seja efeito da discutida extinção, não sei.
Temos pessoas aprendendo português aqui no blog, para estes recomendo o uso de "presidente" mesmo, vai soar mais natural e correto.

See ya.
@JacksonB

Eu faço parte dessas pessoas.. lol.. não sabia que "não existia" a palavra presidenta
Já vou corrigir os meus amigos.. valeu
Pra mim, simplesmente não soa ridículo. Enquanto algumas pessoas pensam que "presidenta" não existe, eu sei que existe e isso me faz ter um conhecimento maior da língua portuguesa.

Adoro essas palavras que só você estudando, você conhece, como óculos. A grande maioria das pessoas dizem "meu óculos é preto" ao passo que o certo é "meus óculos são pretos". Óculos é plural de óculo. O pronome possessivo concorda com o substantivo em gênero e número. Assim, ou você diz "meu óculo" (pouco usado) ou "meus óculos".

Para estrangeiros, é bom saber as duas formas, para que assim, não fique em dúvida em qual usar.
Donay Mendonça 22 106 1.6k
Pessoal,

Um bom complemento:

O que é correto: presidenta ou presidente?

Eleita para a Presidência da República, Dilma Rousseff suscita uma dúvida. A partir de 1° de janeiro, ela será chamada de presidente ou presidenta do Brasil? Embora as duas formas sejam aceitas pelos dicionários de língua portuguesa para definir a mulher que ocupa o cargo máximo de um país, há controvérsia entre gramáticos.

Durante a campanha, o PT usou a palavra presidenta como estratégia para reforçar Dilma como a primeira mulher na Presidência. O termo feminino foi uma forma de apresentar um diferencial à candidata, que no primeiro turno teve uma mulher como oponente, Marina Silva (PV).

Autor dos livros Português Prático e Guia Prático da Nova Ortografia, o professor Paulo Flávio Ledur avalia que seria importante ouvir a opinião de Dilma sobre a questão. Para ele, a forma presidenta é a mais adequada:

— A mulher está assumindo posições novas na sociedade. Embora se aceite a forma feminina em professora, doutora, juíza, e em outras não, eu defendo uma forma única. É claro que num primeiro momento, nós estranhamos porque é novo, mas é uma questão de hábito. A língua se faz pelo uso. Na medida em que o uso se consagra, a estranheza desaparece.

Vejam o texto completo em:

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora ... tion=Geral

Boa sorte!
Flavia.lm 1 10 96
Legal! Eu achava que tinha aprendido( que o correto era presedenTE) agora vou ter que desaprender Pois, as duas formas são aceitaveis. Depois que comecei a usar o forum até o meu português tá melhorando.
Até mesmo a então eleita presidente leu seu discurso (que discurso enfadonho,meu Deus!Devia ser o último.O tanto que a mulher falou.)se auto denominando PRESIDENTA,doeu meus ouvidos.
Marcio_Farias 1 24 213
Só não dói aos ouvidos do Houaiss. Não sei se dói aos ouvidos do Aurélio, pois não comprei a versão atualizada.
JacksonB escreveu:A palavra "presidenta" soa ridícula aos meus ouvidos, talvez seja efeito da discutida extinção, não sei.
Temos pessoas aprendendo português aqui no blog, para estes recomendo o uso de "presidente" mesmo, vai soar mais natural e correto.

See ya.
Também soa ridículamente aos meus ouvidos... Sempre digo Presidente (Antigamente me soava estranho falar Presidente quando estavamos falando de uma Mulher)

E concordo em colocar citar as palavras corretamente porque tem gente aprendendo Português no Fórum...
Se falarmos do jeito errado...Eles acabam pegando o jeito e se envergonhando na hora com algum Brasileiro ou com alguém que fale Brasileiro corrigir ele e pensar ["O jeito é dessisti mesmo...Não consigo aprender esta lingua, só erro"] Daí vem mais dúvidas no meio e começa a se atrapalhar e acaba dessistindo sem ao menos tentar novamente...

Obs: Isso aconteceu comigo no Coreano só que na verdade não acabei testando falando com alguém que falasse Coreano (Básico) ainda... Estou esperando comprar um caderninho para continuar meus estudos... Não cheguei a ler as regras (Sorry..) But... Se vocês sabem algum fórum de Coreanos ensinando a língua Coreana para estrangeiros por favor me avisem!
Marcio_Farias 1 24 213
Hello, Presidente- and Presidenta-users,
Houaiss and Aurélio have come to talk with you again...
Beneath the halo of a brainstorm lamp.

Gender notwithstanding, the word Generala, still unheard of, wouldn't surprise me. The word Marechala wouldn't surprise me either.

What difficult word WON'T surprise you nowadays, if you know of one?
Como se pode ver, a palavra presidenta soa estranho para muitas pessoas. Algo que me impressionou ao ler um artigo do João Pedro Mello foi saber que assim como presidenta existe para o feminino de presidente, existe também chefa para o feminino de chefe. "Chefas são geralmente autoritárias e líderes." Como assim? Pois é, caros experts, isso é nada mais nada menos do que nossa surpreendente e complexa língua portuguesa.
Ainda me soa estranho PRESIDENTA, prefiro presidente.
Assim como

Estudante e não estudante
Gerente e não gerenta
Achei esta discussão muito interessante. O fato de usar a expressão, "A Presidente Dilma Rousseff..." ao meu ver não sugere que há alguma intenção de inversão de regras quanto ao gênero da pessoa. Afinal nós não dizemos "O Presidente Dilma Rousseff..." E em algumas ocasiões, mesmo que muitos saibam que a palavra "Homem" significa "Homem e Mulher", eu entendo os sentimentos de muitas mulheres que acham que este Mundo é um mundo voltado apenas para os homens e sua dominação machista e portanto se sentem deixadas para trás de algum modo. Porem, a medida em que aprendemos as coisas, isto se torna de certa forma, irrelevante.