Como dizer "sistema especialista, sistema perito" em inglês

Português: sistema especialista (computação), sistema perito (sociologia)
Inglês: expert system (computação), expert system (sociologia)

Embora semanticamente de mesmo significado, sistema especialista é utilizado no Brasil no campo da computação, enquanto na área sociológica há uma tendência ao uso do termo sistema perito. A utilização deste termo na sociologia foi sugerida na literatura pelo sociólogo inglês Anthony Giddens.

Sistema especialista na informática:

Computer-based system designed to respond like a human expert in a given field.
Sistema baseado em computador desenvolvido para atuar como um especialista humano em um determinado assunto. (Britannica Concise Encyclopedia)

A piece of software which uses databases of expert knowledge to offer advice or make decisions.
Um programa de computador que utiliza bancos de dados de conhecimento especializado a fim de assessorar ou tomar decisões. (Concise Oxford English Dictionary)

"São sistemas que solucionam problemas que são resolvíveis apenas por pessoas especialistas (que acumularam conhecimento exigido) na resolução destes problemas." (Edward A. Feigenbaum, 1977)

"Os Sistemas Especialistas podem ser caracterizados como sistemas que reproduzem o conhecimento de um especialista adquirido ao longo dos anos de trabalho." (Abraham Kandel, 1992)



Sistema perito na sociologia:

"Expert systems are systems of technical accomplishment or professional expertise that organise large areas of the material and social environments in which we live today."
"Sistemas peritos são sistemas de excelência técnica ou competência profissional que organizam grandes áreas dos ambientes material e social em que vivemos hoje." (Anthony Giddens, 1991)

"Para Giddens, sistema perito é um conjunto de práticas e conhecimentos fundamentados em áreas de especialização profissional tal como a medicina, a economia ou a pedagogia." (Maria da Graça Jacintho Setton, 2002)

"(...) com base em categorias extraídas da obra As conseqüências da modernidade do sociólogo inglês Anthony Giddens. O jornalismo é visto como um sistema perito, isto é, um sistema de excelência técnica cuja efetividade repousa na confiança depositada por seus consumidores." (Luis Felipe Miguel, 1999)


Até logo.

Sabe a resposta? Seja um colaborador(a)! Ao responder questões no English Experts você ganha pontos de Reputação. Se você atua na área de idiomas, suas participações na comunidade podem ser uma ótima vitrine para o seu trabalho.

Registre-se agora e faça parte!
Colabore