Como encontrar motivação para não desistir do inglês

Sei que isso não tem haver com matéria, mas pessoal, queria perguntar a quem já tem um nível de inglês avançado ou fluente.

Acontece que muitas vezes estou muito animado para estudar e de repente me dá aquele desânimo de não querer estudar por não aprender ou conseguir algo. Então a real questão é: como vocês fizeram para não ter esse desânimo no seus aprendizados?

Sei que isso não tem nada haver com dúvidas de gramática etc. Mas é algo que realmente quero saber porque muitas vezes dá vontade de desistir de tudo.

Desde já obrigado!

Mais Votada Mais Votada

Avatar do usuário PPAULO 36040 4 32 632
Tudo que for perguntado aqui, tudo que tiver a ver com o estudo e o aprendizado, tem a ver com a matéria. E é tudo aquilo que muitos de nós passamos, temos em alguma fase sentido.

Okay, vou dizer, inglês é mais complicado do que parece e não é fácil pensar em uma língua que muitas vezes parece "negar" o que aprendemos, parece que a lógica foi pro espaço. Quem não teve essa sensação de que era aprender a ler e falar de trás pra frente?

Pode ser sim, desanimador, até desmoralizante (pôxa, sou bom em matemática, sou bom em português o que está acontecendo aqui?). E pode ser sim, cansativo.

Haverá técnicas e técnicas, dicas e dicas, vou apresentar aqui algumas possibilidades e sugestões que podem ser úteis. Eu disse podem. Cada caso é um caso.

1. Para mim (e aqui se aplica ao meu caso, não de muitos ou até a maioria), estar no avançado, no intermediário ou básico é parte do caminho, de repente você se vê estudando matérias de uma fase ou outra. De novo, no meu caso; tenho um estudo meio que aleatório.
    Nesse caso é bom usar livros que não tenham muita rigidez no conteúdo, tipo o Essential Grammar in Use, English Grammar in Use (livros da Oxford), nos quais se pode "pular" os tópicos que você domina e voltar para um tópico bem anterior. Enfim, você meio que estuda o que quiser (o que tiver maior dificuldade).

2. Estabeleça metas, isso é importante. Pode ser "eu quero terminar esse livro" esse capítulo, ler esse "novel/fiction book", terminar X tópicos numa semana (pode ser até um, mas estabeleça.) Se não conseguir, beleza, mas você teve uma meta.

3. Tenha em mente que há assuntos mais difíceis que outros. Se algo estiver "difícil demais", dê um tempo, faça exercícios, treine com assuntos mais fáceis. Adquira confiança e aí sim, volte para o que lhe deu mais dificuldade. Contanto que não o esqueça de vez.

4. Use bons materiais, procure o que tiver de melhor. Primeiro, você merece. E segundo, se não for bom não merece perder tempo com algo (tempo é dinheiro, dizem). Assim, procure o melhor site, o melhor livro, e o melhor professor que puder.

5. Lembre que você não é uma máquina, faça pausas. Pode até fazer algo diferente. Escutar uma música, dar uma volta, depois estuda outra coisa, faz qualquer outra coisa e depois volta.
    Essa é a parte mais importante: "depois volta". Por que estudar é algo que você deve querer voltar.
    É só pensar nas vantagens a longo prazo, ouvir aquela música em inglês, pronunciar melhor, saber o que o ator ou cantor está dizendo naquela entrevista, por exemplo. Ou poder falar com um nativo de países anglos.

6. Não exija demais de si, não se compare com outros que "sabem muito". Faça checagens de seu aprendizado comparando com você mesmo. Compare você hoje, e faça testes no mês que vem, daqui a três meses, daqui a um ano. Você vai ver como você progrediu!
    É muito mais gratificante e estimulante assim. Além do mais, você não vai estar comparando laranjas com abacates.
MENSAGEM PATROCINADA Você sabe como está o seu nível de inglês? Teste agora GRÁTIS em apenas alguns minutos.

Clique aqui para iniciar o Teste Online!
Avatar do usuário Carls 3130 2 74
acontece que muitas vezes estou muito animado para estudar e de repente me dá aquele desanimo de não querer estudar por não aprender ou conseguir algo

Isso que está a sentir é um sintoma de quem está a prender… Em algum momento do meu aprendizado já me senti assim. Continue, não desista. Seja persistente. Interaja mais com os outros nessa língua que dar-se-á conta que afinal já sabe alguma coisa
Olá Rafael! Não tenho nenhum nível super avançado de inglês nem nada, mas talvez possa ajudar. Em primeiro lugar, pense que é natural você ter dificuldades com uma língua nova, ainda mais porque você não vive em um país que fala inglês. Desse modo, nunca será fácil entrar numa sala de aula e aprender uma nova língua cheia de expressões e peculiaridades. Além disso, não pense na língua como um troféu nem nada do tipo, não importa se alguém sabe mais ou menos que você.
Bom, mas agora o que eu faço, particularmente. Eu sempre gostei de aprender com séries, músicas, filmes etc. É um jeito descontraído de fazer o que gosta e de aprender ao mesmo tempo. Tente começar com alguma coisa menos complicada colocando legendas. Tente sempre manter um tradutor ao lado, para aumentar seu vocabulário pouco a pouco. Quanto mais você ouvir por dia mais você terá a vivência e fluência de um nativo.
Aprender inglês é uma jornada de anos e anos, não desanime. E além do mais, este site está aqui para nos ajudar. Fico feliz se isso foi útil em alguma maneira...
Flex
Avatar do usuário Marcio_Farias 12280 1 21 206
Concordo com Carls. Nunca desista. Siga em frente. Eu enfrentei, muitos enfrentaram também, dificuldades no começo; tropeçaram, mas se ergueram e foram em frente; não se deixaram abater. Pegaram o touro pelos chifres (grabbed the bull by the horns) e o enfrentaram com galhardia! Um pouquinho ali e um pouquinho acolá e assim vamos amealhando aprendizado e experiência na língua.

No mais, sugiro que você procure entrar em contato com pessoas de língua inglesa em tempo real ou pela Internet e, se tiver dinheiro e disposição, passe pelo menos seis meses num país de língua inglesa onde você possa se comunicar em inglês 24 horas por dia, sete dias por semana - nos seus sonhos inclusive!

Não desanime!
Avatar do usuário André Lima 660 3 16
Encontrar motivação para começar a aprender inglês é fácil. Mas motivação para continuar estudando é difícil. Como disse o PPAULO em sua excelente resposta, aprender inglês é complicado, desanimador, cansativo, etc.

O PPAULO também deu excelentes dicas que, acredito eu, são as melhores que alguém pode te dar. Mas gostaria de contribuir dando minhas humildes dicas também.

Sobre motivação, em Motivação e Desmotivação existem dezenas de artigos sobre esse tema. Dentre eles um dos que mais gosto é A força de vontade: essa coisa imprevisível.

Especificamente sobre a sua pergunta, acredito que o artigo Revitalizando a motivação é um ótimo ponto de partida.

Agora o mais interessante e que mais me ajudou na minha motivação foi o aplicativo Meu Vocabulário. Com ele você aprende palavras, termos e expressões em inglês e não esquece mais. Além disso ele te ajuda a ter uma rotina de estudos diária. E como você participa de um ranking com outros usuários, ao subir no ranking você vai ficar ainda mais motivado.

Usar o Meu Vocabulário é gratuito e para começar recomendo o seguinte:

1. Leia os textos disponíveis em Meus Textos. São textos básicos para qualquer nível de inglês. Eles servem para você aprender a usar o aplicativo.
  2. No final de cada texto tem o vocabulário explicado e com link para você adicioná-lo ao Meu Vocabulário. Você deve adicionar somente aquelas palavras que não conhece ou que quer aprender e nunca mais esquecer.
  3. Adicione seus próprios textos em Meus Textos. Escolha textos em inglês que você tem muito interesse de aprender. Por exemplo, artigos da sua área da sua profissão, textos do seu trabalho, etc. Pode adicionar a vontade qualquer texto porque só você conseguirá vê-los.
  4. Adicione suas próprias palavras no Meu Vocabulário. Assim como você fez nos textos feitos pela equipe do English Experts, agora você mesmo pode adicionar os termos que quer aprender com base nos seus textos. Basta selecionar e clicar no botão vermelho no canto inferior da tela (no site ou no celular).

Se seguir essa receita você vai aprender muito, assim como eu aprendi. Todo texto em inglês que eu acho interessante eu adiciono em Meu Textos para continuar estudando com a ajuda do Meu Vocabulário.

Todo esse processo e muitas outras técnicas são ensinadas no curso de inglês do English Experts. Boa parte do curso é voltado para te motivar e não deixar você perder a motivação. A equipe do curso também estará te acompanhando e te dando uma mãozinha sempre que precisar. Recomendo que pelo menos experimente (gratuitamente) por um mês.

Espero ter ajudado e se precisar de mais apoio conte conosco aqui na comunidade. Bons estudos!