Como Ensinar Inglês para Crianças de 3 anos

Eu comecei a dar aula em uma escola, e tenho uma turma de Pré I e Pré II. Eu nunca tinha dado aula pra crianças tão pequenas e eu sinto que não estou fazendo um bom trabalho. Eu gostaria de poder levar musiquinhas e atividades similares para eles aprenderam, mas só que a diretora também exige que eu dê matéria no caderno, mas se eu ficar colando atividades no caderno eu não vou ter tempo de fazer mais nada. Visto que eu vou ter que corrigir, além também de ter que ficar tomando conta das crianças em sentido geral. Vocês tem alguma dica pra me dar?

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
1 resposta
  Verificado por especialistas
6 26 454
Olá, MISS MEDEIROS.

Em primeiro lugar, permita-me elogiar sua iniciativa com um trabalho tão sério que é a educação das crianças.

Essa fase dos 3 anos promete ser um desafio. Contudo, acredito que pelas novas normas brasileiras de educação, você não poderá mais ficar sozinha na sala com crianças nessa idade. Sempre deverá ter alguém do seu lado. Quando eu realizei um trabalho voluntário de seis meses em alguns instituições de ensino para ensinar o inglês às crianças, eu atuei como um "professor auxiliar" enquanto que o "titular" é quem organizava o conteúdo na lousa. Eu ajudava assim que eu percebia que a criança estava se distraindo com alguma outra coisa não sendo pertinente a aula ou quando estava se atrapalhando com algum material de ensino.

Cantigas e brincadeiras são tudo o que uma criança de três anos precisa. Acredito que a diretora esteja exigindo a matéria no caderno para desde já iniciar o processo de alfabetização dos pequenos e mostrar aos pais o que está sendo aprendido na sala. De antemão, digo que a postura da diretora é elogiável, porém lápis, caneta e qualquer outro objeto na mão de criança, eu não recomendo. Quanto maior forem as atividades que não requerem tais coisas, melhor. Esse é um impasse difícil.

No seu caso, a GESTÃO DO TEMPO é primordial. Por exemplo: se você tem 4 horas para ficar com as criancinhas, saiba que as chances delas ficarem entediadas é grande. Quando eu fui convidado a lecionar inglês na FISK uma vez, eu fui pego de surpresa, pois na minha frente estavam crianças de sete a nove anos. Uns anjinhooooos! :) rsrs Cheios de energia! Infelizmente tanto eu quanto o professor titular não conseguimos convencer a diretora do contrário, então precisamos ficar atento para evitar que as crianças levassem os objetos escolares à boca E TAMBÉM ficassem atacando os objetos umas nas outras. Confesso que fiquei aturdido no começo, pois estava sem jeito e sem confiança na minha habilidade, mas depois de conversar com alguns colegas profissionais e trocar uma ideia com alguns pais e responsáveis, o medo passou tinindo... Rsrs :)

Outra coisa que também nos ajudou é que no armário da escola, a diretora responsável havia deixado diversos brinquedos lúdicos de inglês, os quais nós, os professores, precisamos administrar para poder aplicá-los em sala. Fazer rodinhas ajuda bastante e estimula a socialização.

Espero que os vídeo a seguir possam servir de inspiração:
A seguir uma ideia para ajudar as crianças a aprender INGLÊS, levando em consideração a GESTÃO DO TEMPO:

1- APRESENTAR VÍDEOS NA SALA SOBRE VOCABULÁRIOS(A) OU MÚSICA(B).

(a) VOCABULÁRIOS referentes à CORES, ANIMAIS, SINALIZAÇÕES, ESPECIALMENTE AS DE PERIGO, MEIOS DE TRANSPORTE, ADJETIVOS, e quaisquer outros vocabulários básicos. A nossa preocupação aqui é ensinar a criança tudo o que ela conseguir absorver. CUIDADO COM AS IMAGENS A SEREM UTILIZADAS E TAMBÉM PALAVRAS GRANDES E DE DIFÍCIL PRONÚNCIA. [Tempo estimado: 20 min - 30 min].

>> depois vem a aplicação de alguns jogos como:

- JOGO DA MEMÓRIA [Tempo estimado: 20 - 30 min]. Objetivo: Estímulo ao cérebro e percepção das coisas;

- GINGANA [Opções variadas. Se a aula foi sobre cores, então sugiro separar um monte de objetos na frente das crianças e a partir do momento que uma cor for pronunciada, ela levar o objeto até você. Daí, estaríamos treinando o listening delas e ao mesmo tempo seu senso de obediência. Isso é apenas uma sugestão, faça as mudanças que você julgarem necessárias];

- CRUZADINHAS SIMPLES [A Edioura tem coleções excelente que podem ser aproveitadas. Senão, você mesma pode imprimi-las de alguma outra fonte. Recentemente aqui na POLICULTURAL eu recebi cinco garotos para dar aula de inglês. O mais velho tinha 5 anos. Os mais novos tinham 3 anos. Eu tomei a liberdade de acessar o site LOVATTS CROSSWORDS e entreguei aos alunos uma folha contendo uma figura com as dicas das cruzadinhas. A figura já era a resposta que eles tinham que apresentar. Portanto aqui, o que treinamos foi a capacidade de percepção, velocidade e a pronúncia deles.]

(B) Alguns pais ou responsáveis fazem questão de apresentar alguma música para as crianças. Nesse caso, nossa atividade ficará mais fácil, pois só precisaremos entregar a letra da música impressa. Não esquecer de citar uma referência, de preferência um vídeo da música disponível em um canal de rede social. No caso de termos que ensinar a letra às crianças, nada melhor do que uma aula interativa. Acredito que você tenha projetores na escola, não? Caso contrário, dê bronca na diretora, viu? Rsrs :)

Quanto as atividades da lousa, sugiro que passe atividades simples e de fácil compreensão na lousa. Se você já trabalhou com os alunos determinado vocabulário, você pode iniciar atividades com frases simples como: MAMÃE É BONITA. >> Neste caso: VOCABULÁRIO RELACIONADO À FAMÍLIA E ADJETIVO. O verbo TO BE é um assunto opcional.

Espero ter ajudado!