Como entender significados de expressões

Bem ,estou começando a aprender o Inglês agora, e me deparei com uma situação "chata", eu assisti uma vídeo aula aonde a professora disse que (By Myself) significa SOZINHO.Então eu fiquei com uma dúvida , se eu for traduzir palavra por palavra iria ficar "por mim mesmo", eis ai a dúvida ,como vou saber se no texto o que está querendo ser dito é "sozinho" ou é "por mim mesmo"?E se fosse outra palavra como posso fazer para descobrir?É como se fosse uma "fusão", eu junto duas palavras, a primeira palavra é A e a segunda palavra é B e o significado é C , como posso descobrir se a junção de tais palavras da em uma fusão ,ou é apenas a sua tradução mesmo(quando me refiro a "tais palavras" é qualquer tipo de palavras)? Essa dúvida tenho certeza que várias pessoas tem ,ou não sabe, eu mesma não tinha conhecimento de tal fato.

Obrigada.

POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA
1 resposta
  Resposta mais votada
1 1 24
Olá, DaniKanics!

No aprendizado de línguas em geral, não somente no inglês, você verá que são centenas as expressões formadas por mais de uma palavra que podem ser traduzidas em apenas uma palavra ou em mais de uma palavra, sendo que em boa parte dos casos os significados finais (depois da "fusão") guardam pouca relação com o significado inicial. Falando do caso que você apresentou, por mim mesmo e sozinho são expressões que contém proximidade de sentido. Portanto, numa tradução literal ou numa tradução interpretada, qualquer das formas utilizadas poderá transmitir a ideia com eficácia. Veja:

Eu trabalho por mim mesmo.

Eu trabalho sozinho.

A primeira frase soa um pouco estranha mas é possível compreendê-la.